ĂšLTIMOS

CNN Soft Business mostra como se tornar franqueado da maior rede de fast-food do mundo

Foto: Divulgação


Conheça o passo a passo para ser dono de um McDonald’s


As franquias sĂŁo um modelo de negĂłcio que deve crescer 9% em faturamento este ano, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). O “CNN Soft Business” deste domingo, dia primeiro de maio (23h15), dá dicas sobre o setor e mostra o passo a passo que um investidor precisa seguir para se tornar um franqueado da maior rede de fast-food do mundo, o McDonald 's. Em primeiro lugar, de acordo com a ABF, Ă© necessário ter R$ 2,6 milhões disponĂ­veis para investimento inicial. Com 2.585 restaurantes e quiosques, o McDonald's Ă© a terceira maior rede de franquias do paĂ­s. A lĂ­der Ă© O Boticário, com 3.652 lojas, seguida pela Cacau Show, com 2.827 estabelecimentos.

Em conversa com Phelipe Siani Fernando Nakagawa, o fundador da SMZTO Holding e dono de 3.500 unidades franqueadas de 15 marcas, JosĂ© Carlos Semenzato, passa um pouco de sua experiĂŞncia. “Tudo aquilo que vocĂŞ nĂŁo replica a gente elimina do modelo de franquia. Tem que ser uma rĂ©plica perfeita. Por isso, nem tudo Ă© franqueável. Como Ă© que vocĂŞ faz franquia, hipoteticamente, de um serviço de cirurgia plástica, que está embasada principalmente no artista?”, pergunta.

Com o professor de inovação da ESPM, Caio Bianchi, o episĂłdio aborda futuro e tecnologia. “Existe muito espaço no Brasil para a expansĂŁo de negĂłcios que nĂŁo sĂŁo obrigatoriamente digitais, como a maior parte das franquias, que contam com lojas fĂ­sicas”, afirma.

Quem nĂŁo quer comprar uma unidade franqueada, mas participar do negĂłcio pode investir em ações de empresas que tĂŞm a franquia como modelo. Uma delas Ă© a Alpargatas, dona da marca Havaianas, com franquias espalhadas pelo paĂ­s. Outros exemplos sĂŁo Burger King, CVC, Hering e Arezzo.  O estrategista de ações e sĂłcio da corretora Nexgen Capital, JosĂ© Victor Cassiolato, aconselha o investidor a escolher as empresas que costumam ter menor oscilação em seus papĂ©is.


O “CNN Soft Business” vai ao ar domingo, Ă s 23h15.

Nenhum comentário