ĂšLTIMOS

Caetano Veloso fala sobre show especial pelos seus 80 anos

Foto: Globo/Estevam Avellar

Uma celebração familiar. Esse Ă© o desejo do cantor e compositor baiano Caetano Veloso para a comemoração de seus 80 anos de idade. Com a presença dos filhos Moreno, Zeca e Tom, e de sua irmĂŁ Maria Bethânia, o ‘Especial Caetano Veloso 80 Anos’ acontece neste domingo, dia 07, data de aniversário de Caetano, no teatro da Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, e será transmitido pelo Globoplay, para nĂŁo assinantes logados, e pelo Multishow. Um trecho ao vivo da apresentação será exibido durante o ‘Fantástico’, na TV Globo.

“Quero comemorar com meus filhos, com as mĂŁes deles, com tantos dos meus irmĂŁos quantos possam vir, alĂ©m de Beta (Maria Bethânia)”, afirma na entrevista abaixo. Marcado para começar Ă s 20h30, o show especial, que será comandado pela cantora IZA, tem direção artĂ­stica de Pedro Secchin e direção de gĂŞnero de Raoni Carneiro.

A cantora Maria Bethânia nĂŁo esconde a alegria em compartilhar esse momento tĂŁo especial ao lado do irmĂŁo. “É uma alegria muito grande participar das comemorações de 80 anos do meu irmĂŁo Caetano; ser chamada para participar da apresentação dele com os seus filhos. Eu já trabalhei com o Moreno (filho mais velho do cantor), fiz um trabalho com literatura de Clarice Lispector, Ă© um trabalho muito forte e bonito; gravei uma canção do Zeca. Com o Tom, estou reaprendendo a cantar uma das canções que farei no show, na live dos 80 anos. É uma alegria! Já imaginou cantar com os meninos, filhos do Caetano, meus sobrinhos? Cada um demostrando sua qualidade de mĂşsico, sua beleza no encontro com a mĂşsica, essa herança sagrada e divina. Estou muito feliz, muito contente, muito grata. É uma honra para mim, uma honra muito grande. E meu irmĂŁo está lindo fazendo 80 anos, um gato, gostoso, bonito, suave, delicado, inteligente... NĂŁo vamos nem falar mais nĂ©, nĂŁo pertence mais ao meu reconhecimento, pertence ao mundo a genialidade de Caetano. Eu amo meu irmĂŁo e amo meus sobrinhos, estou muito feliz em estar do lado deles”, comemora a cantora.

De presente de aniversário, Caetano pede doações para TV Pelourinho - instituição baiana com grande alcance social na formação de jovens para atuação no mercado audiovisual e que, neste momento, precisa de ajuda para manter o funcionamento. Com as doações, o cantor se junta Ă  campanha #SOSTVPelourinho. Os fĂŁs poderĂŁo contribuir atravĂ©s da plataforma de doações da Globo, ParaQuemDoar.

Confira a entrevista com o cantor Caetano Veloso:

Se pudesse dizer, em poucas palavras, como foi a trajetĂłria do Caetano atĂ© chegar aqui, o que diria?  
Caetano Veloso - Diria que foi, para mim, ao mesmo tempo coerente e surpreendente. Desde menino eu sabia que ia ser artista, mas nĂŁo mĂşsico.

Como será esse show especial dos 80 anos no Globoplay?  
Caetano Veloso - Familiar. Decidi resumir a festa dos meus 80 anos a uma apresentação com meus filhos e minha irmĂŁ. Será um show Ă­ntimo, mas com pĂşblico - e para ser visto ao vivo por internautas e telespectadores. Estamos ensaiando em casa, mas vamos para um palco grande. Temos e nĂŁo temos o direito de errar acordes, versos, notas.

Como está sendo selecionar o repertĂłrio entre tantos sucessos?  
Caetano Veloso - NĂŁo será uma mera sucessĂŁo de sucessos. Tudo tem de ter valor histĂłrico, mas tem tambĂ©m de ser consideravelmente diferente tanto do “Meu Coco” quanto do “OfertĂłrio” ou da live que fiz com meus filhos em 2020. Em conversas com Moreno, Zeca, Tom e Bethânia, já chegamos a um roteiro que se aproxima dessas exigĂŞncias.

O que vocĂŞ fez questĂŁo que tivesse neste show?  
Caetano Veloso - "O sopro do fole", "Irene", "Milagres do povo".

Como gostaria de comemorar seus 80 anos e o que nĂŁo pode faltar nesta data?
 Caetano Veloso - Quero comemorar com meus filhos, com as mĂŁes deles, com tantos dos meus irmĂŁos quantos possam vir, alĂ©m de Beta.

Comemorar com um show aberto, para todo pĂşbico, tem um gosto especial? Por quĂŞ?  
Caetano Veloso - Porque celebro ao mesmo tempo minha vida familiar e minha vida pĂşblica.

Consegue citar algum momento – ou alguns – momentos mais importantes nessa trajetĂłria musical? Ou algo que nunca fez e que gostaria de fazer ainda?
 Caetano Veloso - A gente está sempre fazendo algo que nunca fez. Mesmo quando repetimos, nĂŁo Ă© nunca a mesma água do rio. Na letra de "Motriz", que escrevi pra Bethânia há muitos anos, se encontram os versos "Aquilo que eu nĂŁo fiz e sempre quis/ É tudo o que eu nĂŁo sei, mas a voz diz". Momento importante foi cantar com Beta, Gil, Gal, Tom ZĂ©, Alcivando no Vila Velha; ver Bethânia cantar no OpiniĂŁo; revelar ao Brasil o trio elĂ©trico, invenção do carnaval baiano; fazer o show CirculadĂ´ ao ar livre em Realengo; trabalhar com Perinho Albuquerque; juntar A Outra Banda da Terra; juntar a Banda Nova; cantar o "Pulsar" de Augusto de Campos; gravar “Estrangeiro” com Arto Lindsay e Peter Scherer; cantar com David Byrne no Carnegie Hall; cantar “CucurrucucĂş Paloma” no filme de AlmodĂłvar; compor e produzir o álbum Recanto, de Gal; trazer Elza Soares de volta Ă s ribaltas.

Como será a participação dos seus filhos e da Maria Bethânia nesta noite especial? Poderia adiantar um pouco sobre isso?​ Qual Ă© a importância de tĂŞ-los com vocĂŞ no palco?  
Caetano Veloso - O mais importante Ă© tĂŞ-los comigo no palco. Meus filhos e eu agimos como uma banda modesta, mas com luz prĂłpria. E enfrentamos o desafio de acompanhar Bethânia.

O que o pĂşblico pode esperar desse show especial?  
Caetano Veloso - Sinceridade.

ESPECIAL CAETANO VELOSO 80 ANOS

Data: 7 de agosto (domingo) 
Horário: 20h30 
TransmissĂŁo: no Globoplay, para nĂŁo assinantes logados, e no Multishow. A TV Globo exibirá um trecho ao vivo so show durante o ‘Fantástico’.

Nenhum comentário