ĂšLTIMOS

Canal Brasil exibe mostra especial para o Dia dos Pais

Cena do filme “2 Filhos de Francisco”, de Breno Silveira, que encerra a mostra especial em homenagem ao Dia dos Pais no Canal Brasil. Divulgação.

Para comemorar o Dia dos Pais, o Canal Brasil preparou uma programação especial com filmes que retratam diferentes perfis e comportamentos paternos. A programação começará no domingo, 14, a partir das 6h30, e contará com longas-metragens que abordam a relação entre pais e filhos, suas nuances, desafios e vivĂŞncias marcantes. O filme que abre a mostra Ă© “Tudo Ă© Projeto”, de Joana Mendes Rocha e Patricia Rubano, documentário sobre a vida e obra do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, contada por ele em entrevistas para a sua filha.

Em seguida, serĂŁo exibidos os documentários “Rocha Que Volta”, do diretor Eryk Rocha, "Person", de Marina Person, e “Pitanga”, de Beto Brant e Camila Pitanga. O curta-metragem “Dela”, de Bernard Attal, tambĂ©m está na programação e vai ao ar Ă s 12h35. Em seguida, Ă© a vez de “A Busca'', do cineasta Luciano Moura e protagonizado por Wagner Moura. Logo apĂłs, o canal exibe “Entre Idas e Vindas”, estrelado por Fabio Assunção e dirigido por JosĂ© Eduardo Belmonte, e a comĂ©dia “Cine HolliĂşdy”, de Halder Gomes. O clássico “2 Filhos de Francisco”, de Breno Silveira, encerra a mostra Ă s 17h40.


Canal Brasil - Mostra Dia dos Pais

Domingo, 14 de agosto, Ă  partir das 6h30

Tudo Ă© Projeto (2017) (74’)

Horário: Domingo, 14, Ă s 6h30

Classificação: Livre

Direção: Joana Mendes Rocha e Patricia Rubano

Sinopse: Tudo Ă© Projeto Ă© um documentário sobre a vida e obra de Paulo Mendes da Rocha, contada na primeira pessoa com base em entrevistas com a sua filha. Com mais de 80 anos de idade, Paulo Mendes da Rocha Ă© hoje um dos mais importantes arquitetos no mundo, um pensador cujas ideias e opiniões polĂŞmicas sobre urbanidade, natureza, humanidade, arte e tĂ©cnica merecem ser ouvidas. Num constante diálogo entre entrevistado/pai e entrevistadora/filha, Joana Ă© o fio condutor do filme. Como em todas as relações pessoais, principalmente entre pais e filhos, o fio que conduz Ă© tambĂ©m o que Ă© conduzido”, refere a sinopse do filme.


Rocha que Voa (2002) (94’)

Horário: Domingo, 14, Ă s 7h45

Direção: Eryk Rocha

Sinopse: Filho de Glauber Rocha, o polĂŞmico cineasta de tantas obras-primas, Eryk Rocha realiza este documentário, um ensaio sobre o papel dos intelectuais na AmĂ©rica Latina baseado nos anos em que seu pai ficou exilado em Cuba, de 1971 a 1972. O filme ambiciona recuperar a ligação entre os principais movimentos cinematográficos latino-americanos dos anos 60/70 - o Cinema Novo, no Brasil, e o Cine Revolucionário, de Cuba. Por meio de depoimentos de cineastas e do povo cubano entrevistado em Havana, revivemos o impacto provocado pelo cineasta e seus filmes. Para essa produção foram utilizados áudios, depoimentos, poemas, desenhos e trechos de filmes de Glauber.


Person (2007) (55’)

Horário: Domingo, 14, Ă s 9h20

Direção: Marina Person

Sinopse: Person Ă© um documentário sobre a vida e obra do cineasta Luiz SĂ©rgio Person (SĂŁo Paulo/S.A. e o Caso dos IrmĂŁos Naves), realizado por sua filha mais velha Marina. O filme inclui uma vasta pesquisa sobre a vida e personalidade do cineasta, alĂ©m de diversas imagens de seus trabalhos no cinema, no teatro e na publicidade.


Pitanga (2016) (95’)

Horário: Domingo, 14, Ă s 10h40

Direção: Beto Brant e Camila Pitanga

Sinopse: O documentário investiga o percurso estĂ©tico, polĂ­tico e existencial do ator AntĂ´nio Pitanga, que, dirigido por grandes cineastas como Glauber Rocha, Cacá Diegues e Walter Lima Jr., foi destaque em alguns dos momentos de maior inquietação artĂ­stica do cinema brasileiro.


Dela (2018) (8’)

Horário: Domingo, 14, Ă s 12h35

Classificação: Livre

Direção: Bernard Attal

Sinopse: Dela, uma garotinha com pensamentos prĂłprios, vive com seu pai na ilha mágica de Itaparica, na BaĂ­a de Todos os Santos. Ela nĂŁo entende por que as crianças na escola tiram sarro de seu nome e de seu cabelo. Mas está determinada a descobrir.


A Busca (2013) (90’)

Horário: Domingo, 14, Ă s 12h50

Classificação: 12 Anos

Direção: Luciano Moura

Sinopse: Theo Gadelha (Wagner Moura) e Branca (Mariana Lima) sĂŁo casados e trabalham como mĂ©dicos. O casal tem um filho, Pedro (Brás Antunes), que desaparece quando está perto de completar 15 anos. Para piorar a situação, Theo fica sabendo que Branca quer se separar dele e que seu mentor (Germano Haiut) está Ă  beira da morte. Theo sai em busca do filho sumido e aproveita a viagem para se redescobrir.


Entre Idas e Vindas (2014) (74’)

Horário: Domingo, 14, Ă s 14h30

Classificação: 12 Anos

Direção: JosĂ© Eduardo Belmonte

Sinopse: Afonso (Fabio Assunção) Ă© um professor universitário separado, que vive com o filho Benedito (JoĂŁo Assunção). Um dia, eles resolvem fazer uma viagem juntos, mas enfrentam problemas quando o carro deles quebra. Eles sĂŁo ajudados por quatro operadoras de telemarketing muito bonitas, que os levam de volta a SĂŁo Paulo. SĂł que Afonso acaba se apaixonando pela lĂ­der delas, Amanda (Ingrid GuimarĂŁes).


Cine HolliĂşdy (2012) (91’)

Horário: Domingo, 14, Ă s 16h05

Classificação: 12 Anos

Direção: Halder Gomes

Sinopse: Cine HolliĂşdy se passa no interior do Ceará, na dĂ©cada de 1970. A popularização da TV permitiu que os habitantes da cidade desfrutassem de um bem atĂ© entĂŁo desconhecido. PorĂ©m, o televisor afastou as pessoas dos cinemas. É aĂ­ que Francisgleydisson (Edmilson Filho) entra em ação. Ele Ă© o proprietário do Cine HoliĂşdy, um pequeno cinema da cidade que terá a difĂ­cil missĂŁo de se manter vivo como opção de entretenimento.


2 Filhos de Francisco (2005) (132’)

Horário: Domingo, 14, Ă s 17h40

Classificação: Livre

Direção: Breno Silveira

Sinopse: Francisco Camargo (Ă‚ngelo AntĂ´nio) Ă© um lavrador que quer transformar dois de seus nove filhos em uma dupla sertaneja. Ele inicialmente deposita sua esperança no mais velho, Mirosmar (Dablio Moreira), e resolve lhe dar um acordeĂŁo quando completa 11 anos. Mirosmar e o irmĂŁo Emival (Marco Henrique), que toca violĂŁo, se apresentam com sucesso nas festas da vila onde moram. Mirosmar e Emival começam entĂŁo a tocar na rodoviária de Goiânia, quando se mudam para lá, na intenção de conseguir algum dinheiro para ajudar em casa. Os garotos conhecem Miranda (JosĂ© Dumont), empresário de duplas caipiras, que viaja com eles por mais de 4 meses. Os irmĂŁos novamente fazem sucesso, mas um acidente encerra prematuramente a carreira da dupla. ApĂłs quase desistir da carreira artĂ­stica, Mirosmar decide voltar a cantar, agora usando o nome artĂ­stico de ZezĂ© di Camargo (Márcio Kieling). Ele grava um disco solo, mas nĂŁo obtĂ©m sucesso. Já casado e com duas filhas pequenas, ZezĂ© tem dificuldades em sustentar a famĂ­lia e o máximo que consegue Ă© que outras duplas cantem composições suas. É quando ele encontra em seu irmĂŁo Welson (Thiago Mendonça), que passa a usar o nome artĂ­stico de Luciano, o parceiro ideal para levar adiante sua carreira musical.

Nenhum comentário