Telecine celebra o Dia Mundial da Fotografia com dicas de filmes marcados pela arte que eterniza momentos
Do roteiro ao elenco, do figurino Ă trilha sonora, das locações Ă s imagens. SĂŁo inĂşmeros os elementos que compõem a atmosfera de um filme para proporcionar ao pĂşblico uma imersĂŁo completa na trama. E para entrar no clima do Dia Mundial da Fotografia, celebrado nesta sexta, 19, o Telecine monta uma seleção de tĂtulos em que essa arte, tĂŁo essencial na construção de produções audiovisuais, ganha destaque.
As dicas começam com o documentário nacional Iluminados, de Cristina Leal. A diretora propôs um desafio a seis profissionais renomados que entendem tudo do papel da fotografia no cinema. Edgar Moura, Fernando Duarte, Pedro Farkas, Walter Carvalho e os saudosos Dib Lutfi e Mario Carneiro aceitaram a proposta e filmaram a mesma cena, partindo de escolhas pessoais.
AlĂ©m de mestres da fotografia da vida real, a lista traz fotĂłgrafos da ficção que usam seus olhares apurados e sensĂveis para registrar diferentes situações, como Chris, interpretado por Daniel Kaluuya no aclamado Corra!. Em Cidade de Deus, Ăcone do cinema nacional que completa 20 anos no fim de agosto, BuscapĂ© (Alexandre Rodrigues) encontra na paixĂŁo pela câmera um futuro promissor e retrata a realidade da comunidade carioca onde mora, desde quando o tráfico começa a dominar o lugar. Do Rio de Janeiro para Mumbai, na ĂŤndia, Retrato do Amor mergulha na cultura do paĂs asiático. No filme, Rafi (Nawazuddin Siddiqui) trabalha como fotĂłgrafo em pontos turĂsticos clicando anĂ´nimos. Quando Ă© pressionado por sua avĂł a se casar, seguindo as tradições da famĂlia, o personagem convence Miloni (Sanya Malhotra), uma tĂmida mulher que ele fotografou, a fingir ser sua noiva. Já no suspense brasileiro Albatroz, Alexandre Nero dá vida a SimĂŁo, que vĂŞ sua rotina se transformar quando registra imagens de uma tentativa de atentado.
E quem é cinéfilo sabe, o universo mágico da sétima arte se torna ainda mais especial quando vem acompanhado de uma fotografia irretocável. No catálogo do Telecine, dentro Globoplay e via operadoras, três filmes de diferentes décadas se destacam por sua fotografia, que lhe renderam um Oscar. Nos anos 1930, o drama romântico Tabu roubou a cena na premiação, enquanto em 1953, foi a vez do faroeste Os Brutos Também Amam. O consagrado A Lista de Schindler (1993), de Steven Spielberg, também pode ser assistido a qualquer momento.
Nenhum comentário