ĂšLTIMOS

Telecine celebra o Dia Mundial da Fotografia com dicas de filmes marcados pela arte que eterniza momentos


Do roteiro ao elenco, do figurino Ă  trilha sonora, das locações Ă s imagens. SĂŁo inĂşmeros os elementos que compõem a atmosfera de um filme para proporcionar ao pĂşblico uma imersĂŁo completa na trama. E para entrar no clima do Dia Mundial da Fotografia, celebrado nesta sexta, 19, o Telecine monta uma seleção de tĂ­tulos em que essa arte, tĂŁo essencial na construção de produções audiovisuais, ganha destaque.

As dicas começam com o documentário nacional Iluminados, de Cristina Leal. A diretora propĂ´s um desafio a seis profissionais renomados que entendem tudo do papel da fotografia no cinema. Edgar Moura, Fernando Duarte, Pedro Farkas, Walter Carvalho e os saudosos Dib Lutfi e Mario Carneiro aceitaram a proposta e filmaram a mesma cena, partindo de escolhas pessoais.

AlĂ©m de mestres da fotografia da vida real, a lista traz fotĂłgrafos da ficção que usam seus olhares apurados e sensĂ­veis para registrar diferentes situações, como Chris, interpretado por Daniel Kaluuya no aclamado Corra!. Em Cidade de Deus, Ă­cone do cinema nacional que completa 20 anos no fim de agosto, BuscapĂ© (Alexandre Rodrigues) encontra na paixĂŁo pela câmera um futuro promissor e retrata a realidade da comunidade carioca onde mora, desde quando o tráfico começa a dominar o lugar. Do Rio de Janeiro para Mumbai, na ĂŤndia, Retrato do Amor mergulha na cultura do paĂ­s asiático. No filme, Rafi (Nawazuddin Siddiqui) trabalha como fotĂłgrafo em pontos turĂ­sticos clicando anĂ´nimos. Quando Ă© pressionado por sua avĂł a se casar, seguindo as tradições da famĂ­lia, o personagem convence Miloni (Sanya Malhotra), uma tĂ­mida mulher que ele fotografou, a fingir ser sua noiva. Já no suspense brasileiro Albatroz, Alexandre Nero dá vida a SimĂŁo, que vĂŞ sua rotina se transformar quando registra imagens de uma tentativa de atentado.

E quem Ă© cinĂ©filo sabe, o universo mágico da sĂ©tima arte se torna ainda mais especial quando vem acompanhado de uma fotografia irretocável. No catálogo do Telecine, dentro Globoplay e via operadoras, trĂŞs filmes de diferentes dĂ©cadas se destacam por sua fotografia, que lhe renderam um Oscar. Nos anos 1930, o drama romântico Tabu roubou a cena na premiação, enquanto em 1953, foi a vez do faroeste Os Brutos TambĂ©m Amam. O consagrado A Lista de Schindler (1993), de Steven Spielberg, tambĂ©m pode ser assistido a qualquer momento.

Nenhum comentário