ĂšLTIMOS

Canal Brasil exibe mostra especial em homenagem a Leon Hirszman, nesta quinta, 15


Leon Hirszman foi um dos principais cineastas do Cinema Novo Brasileiro. Conhecido por filmes de cunho polĂ­tico e com identidade e linguagem marcantes, o artista nos deixou no dia 15 de setembro de 1987. Para homenageá-lo, o Canal Brasil exibe nesta quinta, dia 15, a partir das 14h15, uma mostra especial de dois filmes dirigidos e escritos pelo artista.

O primeiro filme Ă© “SĂŁo Bernardo”, de 1972, inspirado no livro de mesmo nome de Graciliano Ramos. O longa conta a histĂłria de Paulo HonĂłrio, sertanejo de origem humilde, que enriquece apĂłs assumir o controle de uma fazenda. PorĂ©m, na busca por um herdeiro, se casa com a professora Madalena, que diverge politicamente de Paulo. A partir daĂ­, as diferenças entre o casal começam a se acentuar.

O segundo filme Ă© “Eles NĂŁo Usam Black Tie”, de 1981. No longa, com Fernanda Montenegro no elenco, um movimento grevista começa na empresa do operário TiĂŁo que está prestes a se casar e ter um filho. Para nĂŁo perder o emprego, ele resolve furar a greve, que Ă© liderada por seu pai, iniciando um conflito familiar que se estende Ă s assembleias e piquetes.

Brasiliense, Leon Hirszman colaborou na produção de mais de 20 obras, assumindo por muita das vezes o papel de diretor e roteirista de longas e curtas-metragens. Assina filmes como “Garota de Ipanema”, “Que PaĂ­s É Este?” e “Carnaval do Povo”. Seu engajamento polĂ­tico fez com que se tornasse um dos principais nomes do Cinema Novo Brasileiro, movimento que visava criticar a desigualdade social e racial do paĂ­s durante as dĂ©cadas de 1960 e 1970.


Canal Brasil - Mostra Mostra Leon Hirszaman

SĂŁo Bernardo” (1973) (113´)

Quinta-feira, 15 de setembro, Ă s 14h15

Direção: Leon Hirszaman

Sinopse: Paulo HonĂłrio (Othon Bastos), um sertanejo de origem pobre que, em uma empreitada financeira, se torna dono da decadente fazenda de SĂŁo Bernardo em Viçosa, Alagoas. Determinado a fazer fortuna e ascender socialmente ele recupera a fazenda, consegue entrar para a economia rural e casa-se com a professora da cidade, Madalena (Isabel Ribeiro). Os problemas começam quando as diferenças de Paulo e sua esposa se acentuam.


“Eles NĂŁo Usam Black Tie” (1981) (134´)

Quinta-feira, 15 de setembro, Ă s 16h10

Direção: Leon Hirszaman

Sinopse: Em SĂŁo Paulo, em 1980, o jovem operário TiĂŁo (Carlos Alberto Riccelli) e sua namorada Maria (Bete Mendes) decidem casar-se ao saber que a moça está grávida. Ao mesmo tempo, eclode um movimento grevista que divide a categoria metalĂşrgica. Preocupado com o casamento e temendo perder o emprego, TiĂŁo fura a greve, entrando em conflito com o pai, Otávio (Gianfrancesco Guarnieri), um velho militante sindical que passou trĂŞs anos na cadeia durante o regime militar.

Nenhum comentário