ĂšLTIMOS

Filme "Lima Barreto, ao Terceiro Dia" estreia nos cinemas de todo o Brasil no dia 29 de setembro

Ator Luis Miranda em cena de “Lima Barreto, ao Terceiro Dia”, de Luiz Antonio Pilar. CrĂ©dito: Felipe O´Neill

No dia 29 de setembro chega aos cinemas das principais capitais do Brasil o filme “Lima Barreto, ao Terceiro Dia”, uma obra de ficção inspirada na peça homĂ´nima de LuĂ­s Alberto de Abreu. Dirigido por Luiz Antonio Pilar, o longa aborda os trĂŞs dias da Ăşltima internação hospitalar do escritor Lima Barreto, no manicĂ´mio D. Pedro II, em 1919, no Rio de Janeiro, apĂłs uma forte crise de alucinação. Seu nome de batismo era Afonso Henriques de Lima Barreto. Como jornalista e escritor, publicou romances, sátiras, contos, crĂ´nicas e muitas obras em periĂłdicos, principalmente em revistas populares ilustradas e anarquistas do inĂ­cio do sĂ©culo XX.

O roteiro traz Lima Barreto em duas versões: aos 42 anos, interpretado por Luis Miranda, e mais jovem, aos 30, na pele do ator Sidney Santiago Kuanza, fruto da sua memĂłria e alucinações constantes. AlĂ©m disso, durante toda a narrativa, Ă© possĂ­vel perceber trĂŞs momentos distintos: o real, onde Lima conversa com um doente mental que divide com ele o quarto no hospital; o passado, o qual ele relembra diversas vezes o perĂ­odo que era jovem e escrevia o romance “O Triste Fim de Policarpo Quaresma”, uma de suas principais obras, e, por fim, temos o momento da ‘ficção’, onde os personagens deste mesmo romance ganham vida e sĂŁo mostrados em cena de uma forma curiosa, fantasiosa e caricata. O trailer pode ser conferido no link.

Em uma mistura entre o tempo presente e o passado, as duas versões de Lima conversam, se confrontam, se ajudam e se intrigam diante do caos interno e das inúmeras perguntas sem respostas que o escritor tinha diante da vida. Assuntos atuais, como questões políticas e socioeconômicas, racismo e o papel da literatura no mundo são alguns pontos abordados durante os seus delírios consigo. Após a sua última internação abordada no filme, ele veio a falecer pouco mais de dois anos depois, em 1º de novembro de 1922.

“Lima Barreto, ao Terceiro Dia” ganhou no Cine PE 2021, festival de cinema realizado em Recife, o prĂŞmio de Melhor Roteiro e Melhor Direção de Arte. O longa conta com distribuição da Pipa Pictures (de "Jovens Polacas", "Christabel", "Noites de Alface" e "Delicadeza Ă© Azul"), e coprodução da Globo Filmes, Canal Brasil e Telecine.

Nenhum comentário