TV Brasil estreia faixa com filmes de Roberto Carlos aos domingos
Clássicos da sétima arte ganham janela na programação do canal público
A TV Brasil apresenta uma trilogia de sucessos do cinema com filmes estrelados por Roberto Carlos na sessão Cine Nacional a partir deste domingo (25), às 16h. O longa "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura" (1968) é a primeira atração e marca a estreia da mostra com produções da sétima arte protagonizadas pelo 'rei'.
A sĂ©rie de clássicos das telonas com atuação do Ădolo da Jovem Guarda conta ainda com duas obras que estĂŁo entre as 70 maiores bilheterias do cinema brasileiro. A emissora pĂşblica exibe os tĂtulos "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa" (1970) e "Roberto Carlos a 300km por Hora" (1971) na sequĂŞncia da faixa nas prĂłximas semanas.
Com mais de dois milhões de espectadores no circuito nacional, essas duas pelĂculas bateram recordes e lotaram as salas de exibição pelo paĂs. O cineasta Roberto Farias dirigiu os trĂŞs filmes de ficção da saga do astro da mĂşsica brasileira. Artistas de renome da dramaturgia tambĂ©m integraram as produções.
As tramas desenvolvidas para os longas combinam cenas de aventura e diversos trechos musicais. Hits do repertório autoral embalam a participação de vários parceiros daquela geração do rock. Roberto Carlos contracena com amigos dos tempos de Jovem Guarda como Erasmo Carlos e Wanderléa.
Trilha sonora com sucessos da carreira
A lógica das produções em cartaz na TV Brasil com a performance de Roberto Carlos no papel principal é inspirada na fórmula lançada pelos Beatles nos anos 1960. A trilha sonora é um destaque dos longas. O repertório de canções marcantes deu origem a premiados álbuns da discografia do cantor e compositor.
Muitos hits da trajetĂłria do prĂłprio artista embalam o enredo desses filmes que o galĂŁ estrelou. Os clássicos "Por isso corro demais", "Eu sou terrĂvel", "Como Ă© grande meu amor por vocĂŞ", "Namoradinha de um amigo meu" e "Quero que vá tudo pro inferno" estĂŁo em "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura".
A trilha sonora das demais atrações cinematográficas apresentadas na programação do canal público também é formada por músicas autorais emblemáticas do rock e obras feitas junto com Erasmo Carlos. Os dois são responsáveis por alguns dos grandes sucessos que estão eternizados no cancioneiro nacional.
AlĂ©m das parcerias com melodias e letras da carreira da dupla em tĂtulos que fizeram histĂłria na Ă©poca e sĂŁo conhecidos atĂ© hoje, as faixas escolhidas para os longas mesclam o talento de outros artistas daquele tempo. A trilha inclui composições como "Nossa canção", de Luiz AyrĂŁo, e "NĂŁo vou ficar", de Tim Maia.
O filme "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa", por exemplo, traz produções como "É preciso saber viver" e "As curvas da estrada de Santos". Já a pelĂcula "Roberto Carlos a 300km por Hora" conta com as mĂşsicas "Todos estĂŁo surdos", tema de abertura da obra, e a balada "De tanto amor".
Elenco com personalidades da dramaturgia
A trilogia de filmes de Roberto Carlos tem um célebre elenco de artistas para acompanhar o 'rei'. As produções reúnem veteranos e jovens talentos como atores e músicos para integrar a dramatização das tramas disponibilizadas na telinha pela TV Brasil.
O enredo de "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura" traz nomes como Reginaldo Faria e o experiente José Lewgoy que tambĂ©m participa de "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa", longa que ainda conta com Erasmo Carlos e WanderlĂ©a no elenco.
Em "Roberto Carlos a 300km por Hora", o ator Raul Cortez é um dos protagonistas da história junto com o Tremendão. Também volta à cena Reginaldo Faria que faz uma participação especial na história, assim como Flávio Migliaccio.
Sinopse de "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura"
A divertida trama acompanha o mĂşsico brasileiro Roberto Carlos. O artista Ă© perseguido por uma quadrilha internacional enquanto grava um filme com o francĂŞs Pierre (José Lewgoy). Durante a trama, o protagonista canta alguns dos diversos clássicos do seu vasto repertĂłrio.
A gangue pretende levar o astro da Jovem Guarda para os Estados Unidos. Os criminosos querem captar o talento de Roberto Carlos em potentes computadores. A ideia do bando é produzir obras musicais em massa com a expertise do astro brasileiro. Eles esperam fazer canções em escala industrial.
Para escapar, o famoso cantor e compositor é obrigado a fugir de helicóptero, avião, automóvel, tanque e até de foguete espacial. Durante a jornada, Roberto Carlos vai do Rio de Janeiro para São Paulo, passa por Nova Iorque e chega até o Cabo Kennedy.
A perseguição inclui correrias intensas pela Cidade Maravilhosa na estrada do Corcovado. O músico enfrenta situações de perigo nos braços do Cristo Redentor e precisa se virar em alucinantes acrobacias de helicóptero ao cruzar um dos túneis mais movimentados do Rio em direção ao bairro de Copacabana.
Sob o comando de uma bela mulher, a quadrilha consegue capturar Roberto Carlos. Os sequestradores despacham o cantor num container para os Estados Unidos. Em Nova Iorque, o herĂłi se livra do cativeiro, passeia pela grande metrĂłpole e volta ao Brasil em um foguete que pega no Cabo Kennedy.
Sucesso de bilheteria, o longa "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura" incentivou a aproximação entre os amigos Erasmo Carlos e Roberto Carlos. Os artistas voltaram a compor música juntos e fizeram uma série de músicas em parceria para a trilha sonora. O LP do filme foi classificado entre os 24 melhores álbuns na lista dos 100 maiores discos da música brasileira pela Rolling Stone Brasil.
Ficha Técnica
PaĂs: Brasil. Ano: 1968. GĂŞnero: aventura, musical. Direção: Roberto Farias. Roteiro: Roberto Farias e Paulo Mendes Campos. Elenco: Roberto Carlos, JosĂ© Lewgoy, Reginaldo Faria, Rose Passini, Conjunto RC-7 (Bruno, DedĂ©, Gato, Maguinho, Nestico, Raul, Wanderley), SĂ©rgio Malta, Jannik S. Pagh, Jacques Jover, Frederico Mendes, Leopoldo Volks, Jorge de Oliveira, Márcia Gonçalves, Ana Levy, Marisia Levy, Grace Lourdes, Elizabeth Pereira, Giomar Yukawa, Riva Faria. InĂ©dito. 97 min. Classificação Indicativa: Livre.
Nenhum comentário