ĂšLTIMOS

TV Brasil estreia seriado documental Brasil Independente


SĂ©rie apresenta biografias dos nomes por trás da IndependĂŞncia


Em comemoração ao bicentenário da IndependĂŞncia do paĂ­s, a TV Brasil estreia neste domingo (11), Ă s 19h, a sĂ©rie documental Brasil Independente. Produzido pelo Canal Educação, o seriado inĂ©dito desbrava a saga de herĂłis e heroĂ­nas que entraram em cena e mudaram a histĂłria da nação.

A atração ganha janela semanal na TV Brasil aos domingos, e se junta Ă  extensa programação temática sobre o bicentenário da IndependĂŞncia em exibição na emissora pĂşblica. Conduzida pela apresentadora Priscila Rangel, a produção esclarece como se deu o processo de emancipação do paĂ­s frente Ă  coroa portuguesa.

A sĂ©rie aborda desde a chegada da famĂ­lia real ao Brasil, com a criação de indĂşstrias, comĂ©rcios, estĂ­mulo Ă s artes e Ă  arquitetura, transformando o Rio de Janeiro na capital do impĂ©rio portuguĂŞs, atĂ© o famoso grito Ă s margens do rio Ipiranga. Dirigido por Linei Lopes, com roteiro de Paulo Fernandes, o seriado se estrutura em quatro episĂłdios de 26 minutos: “Dom Pedro I”, “Dona Leopoldina”, “Dom JoĂŁo VI” e “JosĂ© Bonifácio”.

Com auxílio de historiadores, documentos e ilustrações da época, a atração apresenta as biografias dos grandes nomes por trás da independência do Brasil. Em uma viagem no tempo, a produção percorre os principais momentos que culminaram nesse importante marco da história do país.


EpisĂłdio de estreia

Em “Dom Pedro I”, Brasil Independente explora a fundo essa figura conhecida pelos brasileiros desde a escola. Historiadores destacam a trajetĂłria do primeiro imperador do paĂ­s ao revelar um personagem que viveu intensamente o Brasil e que foi decisivo para o processo de emancipação.

Considerado um herói nacionalista, D. Pedro I assumiu o protagonismo no caminho até a independência. A atração revela que ele precisou lidar com a política nacional e estrangeira, rebeliões, e toda a complexidade de uma colônia com dimensões continentais que estava sendo gestada para se tornar uma nação livre do jugo português.

Os historiadores PatrĂ­cia Wanzeller e MaurĂ­cio Ferreira e o pesquisador e biĂłgrafo Paulo Rezzutti sĂŁo os entrevistados do episĂłdio de estreia.

Nenhum comentário