ĂšLTIMOS

Caminhos da Reportagem estreia temporada em parceria com Sebrae


Programa da TV Brasil lança série "Riquezas da Nossa Terra" e nova linguagem visual


Com formato e identidade visual renovados, o Caminhos da Reportagem estreia, a partir do prĂłximo domingo (9), Ă s 22h, o especial "Riquezas da Nossa Terra”. O programa mostra produtos de todo o paĂ­s que conquistaram o selo de Indicação Geográfica, concedido aqueles que sĂŁo Ăşnicos no mundo. SĂŁo 12 episĂłdios inĂ©ditos sobre produtos que revelam a diversidade do povo brasileiro, de norte a sul do paĂ­s.

As equipes do programa mais premiado da TV Brasil levam o pĂşblico para conhecer sabores, histĂłrias de vida, belezas e atrações em cada lugar, entre eles, o cacau do sul da Bahia; o vinho, da Campanha GaĂşcha; o guaraná de povos indĂ­genas do Amazonas; a cachaça de Paraty, no Rio de Janeiro; o queijo marajoara do Pará; o bordado filĂ© das Lagoas de Manguaba e MundaĂş, de Alagoas; o cafĂ© da Serra da Mantiqueira, de Minas Gerais e muitos outros produtos que sĂŁo a cara do Brasil.

O primeiro episĂłdio se passa em Paraty, no Rio de Janeiro, famosa pela biodiversidade e efervescĂŞncia cultural, mas tambĂ©m pela produção de cachaça. Com o tĂ­tulo "Uma dose de Paraty", apresenta os atrativos da cidade que tem a bebida destilada artesanal como parte das tradições.

As edições ficam disponĂ­veis no app TV Brasil Play.


Produtos diferenciados e o papel do Sebrae

A sĂ©rie temática do programa jornalĂ­stico Caminhos da Reportagem visita áreas mapeadas do paĂ­s conhecidas pelo desenvolvimento de produtos especĂ­ficos que garantiram Ă  localidade a certificação prĂłpria de Indicação Geográfica. O Sebrae tem papel fundamental para realizar a identificação e contribuir na pauta do conteĂşdo apurado pelas equipes da TV Brasil para o lançamento da sĂ©rie "Riquezas da Nossa Terra".

O canal pĂşblico aponta elementos com propriedades exclusivas que diferenciam os produtos com selo IG que, alĂ©m de reconhecer a qualidade e a origem dos itens, incentiva a cultura local e estimula rotas turĂ­sticas.

Os registros incluem vinhos, espumantes, frutas, farinhas, obras de artesanato e produtos têxteis, entre outros, cada qual com seu próprio selo. A reputação é outra qualidade característica desses itens.

A distinção alcançada assegura vantagem competitiva. Também move o trabalho de diversos profissionais com atuação relacionada aos respectivos produtos como produtores e comerciantes. A leva de negócios ainda desenvolve novos públicos e fomenta o consumo. Essa dinâmica ajuda a consolidação das tradicionais iguarias e dos saberes locais por gerações bem como sua potencialização das atividades de turismo.

A marca de Indicação Geográfica privilegia localidades que provaram a origem e a procedĂŞncia de seus artigos singulares, as duas denominações possĂ­veis de espĂ©cie para produtos agropecuários. Muitos tambĂ©m sĂŁo considerados patrimĂ´nios imateriais e trazem contextos que favorecem a transformação social.

A conquista deste registro consolida atrativos com atributos únicos. A iniciativa estimula a economia local, movimenta as cidades e gera frutos em prol dos moradores. Todos se beneficiam pelo reconhecimento da cultural regional e ganham também com o aumento da circulação de pessoas diante da demanda turística.


Cachaça fomenta turismo em Paraty

A primeira viagem da sĂ©rie "Riquezas da Nossa Terra" tem como destino o histĂłrico municĂ­pio fluminense de Paraty, no sul do Rio de Janeiro. A edição inĂ©dita do programa jornalĂ­stico Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, desvenda a tradição dos tempos coloniais e o modo de fazer cachaça que atravessa gerações.

As peculiaridades desse legado com um preparo Ăşnico da bebida fizeram da cidade a primeira do paĂ­s a ter o reconhecimento de Indicação Geográfica pela produção da cachaça, em 2007. O registro Ă© feito pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

A iniciativa foi essencial para promover a cachaça artesanal de Paraty. A produção da bebida vive um momento de ascensão, com prêmios, experimentação de blends, desenvolvimento de licores e drinks e busca de novos mercados.

AtĂ© trĂŞs dĂ©cadas atrás, o produto estava em declĂ­nio na regiĂŁo. O contexto mudou quando um grupo de produtores resolveu resgatar essa tradição e investir na renovação das instalações e dos processos. O panorama Ă© um alento para a cidade muito conhecida por suas praias, paisagens e festivais literários.

Em parceria com o Sebrae, o Caminhos da Reportagem percorreu algumas cachaçarias de Paraty que usam o selo da Indicação Geográfica. Atualmente, seis empresas familiares produzem anualmente de 350 a 400 mil litros de cachaça. A maior parte da bebida é vendida para os turistas que visitam o município.

A atração jornalística da emissora pública destaca o processo de produção. O trabalho passa pelo cultivo da cana-de-açúcar, colheita, extração da garapa, fermentação (com fermento natural à base de cana), destilação, corte, maturação, armazenamento e envelhecimento da cachaça em barris de madeira.


Destinos e produtos da nova temporada

Os prĂłximos conteĂşdos do especial em cartaz na telinha da TV Brasil apresentam a goiaba paranaense de cidade de CarlĂłpolis; o cafĂ© mineiro da Serra da Mantiqueira; e o mel de melato catarinense de Bracatinga, no planalto sul do paĂ­s.

A temporada inĂ©dita do programa Caminhos da Reportagem ainda prevĂŞ, nos prĂłximos meses, o destaque para o cacau do sul baiano; o queijo de MarajĂł, no Pará; a lavoura de açafrĂŁo no municĂ­pio de Mara Rosa, em Goiás; e o socol produzido em Venda Nova do Imigrante, no EspĂ­rito Santo.

A sequĂŞncia final de matĂ©rias especiais da sĂ©rie "Riquezas da Nossa Terra" dá visibilidade Ă s obras de artesanato do bordado filĂ©, de regiĂŁo das Lagoas MundaĂş e Manguaba, no estado de Alagoas; Ă  farinha de mandioca, de Cruzeiro do Sul, no Acre; e ao guaraná dos povos indĂ­genas no Amazonas.

Entre outras delícias de dar água na boca, a temporada ainda leva o público a um passeio pela campanha gaúcha para acompanhar a produção dos vinhos e espumantes. O telespectador confere as técnicas desenvolvidas no vinhedo para padronizar a qualidade da uva.


Sobre o programa

Produção semanal da TV Brasil, o Caminhos da Reportagem leva o telespectador para uma viagem pelo paĂ­s e pelo mundo atrás de grandes histĂłrias, com uma visĂŁo diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.

No ar há mais de uma dĂ©cada, o Caminhos da Reportagem Ă© uma das atrações jornalĂ­sticas mais premiadas nĂŁo sĂł do canal, como tambĂ©m da televisĂŁo brasileira. Para contar grandes histĂłrias, os profissionais investigam assuntos variados e revelam os aspectos mais relevantes de cada pauta.

Saúde, economia, comportamento, educação, meio ambiente, segurança, prestação de serviços, cultura e outros tantos temas são abordados de maneira única, levando conteúdo de interesse para a sociedade pela telinha da emissora pública.

Questões atuais e polêmicas são tratadas com profundidade e seriedade pela equipe de profissionais do canal. O trabalho minucioso e bem executado é reconhecido com diversas premiações relevantes no meio jornalístico.

Exibido aos domingos, Ă s 22h, o Caminhos da Reportagem disponibiliza as matĂ©rias especiais no site http://tvbrasil.ebc.com.br/caminhosdareportagem e no YouTube da emissora pĂşblica em https://www.youtube.com/tvbrasil. As edições anteriores tambĂ©m estĂŁo no aplicativo TV Brasil Play, disponĂ­vel nas versões Android e iOS, e no site http://play.ebc.com.br.

Nenhum comentário