ĂšLTIMOS

Pedro Andrade estreia terceira temporada de Entre Mundos na CNN Brasil

(Foto: CNN Brasil/Divulgação)


Consolidado como um programa de encontros com pessoas e lugares, sempre sob perspectivas nada convencionais, a 3ÂŞ temporada de Entre Mundos, está de volta Ă  programação da CNN Brasil. Sob comando de Pedro Andrade, os episĂłdios inĂ©ditos vĂŁo ao ar nas noites de domingo, a partir de 13 de novembro, Ă s 22h30.

A nova temporada dá continuidade às descobertas do apresentador, que tem como marca participar de todas as etapas da construção de cada episódio. Sempre em busca de diversidade e da troca de experiências, Pedro estuda exaustivamente cada lugar e personagem, para poder contextualizar os temas em profundidade, sempre com o olhar para o surpreendente. Os roteiros primam pelo ineditismo de abordagem.

Além dos Estados Unidos, onde Pedro vive, esta temporada explorou alguns cantos da Europa. Pedro vai do Texas a New Orleans, volta para a cidade de Nova York e vai a Albany, outra cidade do estado de Nova York. Buscando novas perspectivas, ele e a equipe cruzam o Atlântico a procura de histórias no velho Continente. Países como Hungria, Noruega e Holanda estão no roteiro, que é menos preocupado com as lindas paisagens e mais focado em narrativas pessoais.

Na terra dos fiordes, Pedro olhou menos para a exótica paisagem norueguesa e mergulhou no tema do encarceramento, ao visitar o presídio de segurança máxima de Halden, próximo a Oslo, capital do país, construído a pedido do rei da Noruega.

Na prisĂŁo considerada como a mais “humana” do mundo, o apresentador se emocionou bastante e atĂ© chorou durante a gravação.

Já no Leste Europeu, o apresentador visitou a bela Budapeste, na Hungria, onde colheu narrativas sobre a situação de comunidades LGBTQIA+ num dos regimes mais à direita do mundo.

“O olhar sofisticado do Pedro e sua forma de narrar o cotidiano traduzem perfeitamente nosso objetivo com a marca Soft: produzir conteĂşdo de altĂ­ssimo nĂ­vel e, sobretudo, relevante. Interessante para nossa programação linear, interessante para maratonar nas plataformas de streaming", afirma Douglas Fagotti, Diretor de Programação da CNN Brasil.

“Eu diria que esta Ă© a temporada mais ambiciosa que a gente teve atĂ© agora. Do ponto de vista geográfico e tambĂ©m do ponto de vista conceitual. Fomos em alguns paĂ­ses da Europa, estamos indo para fronteira com o MĂ©xico. Estamos falando de assuntos difĂ­ceis sem medo”, conta Pedro Andrade, que evita chavões e busca tirar profundidade e reflexĂŁo dos entrevistados mesmo nas conversas mais simples e leves.

Pedro é um dos profissionais da televisão que melhor conseguem estabelecer essa conexão com seus interlocutores, na grande maioria das vezes, pessoas anônimas que instigam roteiros inteiros a partir de diálogos.

“Exploramos realidades de acesso dificĂ­limo. Passar quatro dias em uma prisĂŁo Ă© uma coisa rarĂ­ssima. NĂłs entrevistamos o maior chefe de cozinha do mundo que, depois de quatro anos consecutivos, decidiu tornar seu restaurante vegano”, conta Pedro Andrade.

A seguir, um compilado sobre os novos episĂłdios, com mais alguns depoimentos do apresentador:


•      Guerra Cultural - Halden, Noruega. Domingo, 13/11, 22h30

EpisĂłdio trata do encarceramento. Na Europa, Pedro conta como foi conhecer uma prisĂŁo-modelo e de segurança máxima de Haden, perto de Oslo, na Noruega. A visita foi marcante: “Eu uma crise de choro, que há anos eu nĂŁo tinha quando a gente estava gravando”.

Os episódios inéditos serão exibidos sempre aos domingos, às 22h30, com horários alternativos a partir de 19 de novembro aos sábados às 12h45 e às18h30.


•      Barrigas de Aluguel - Nova York e Albany, EUA.

Pedro explora o mundo das barrigas de aluguel, cada vez mais comum nos EUA. Em 2021, depois de uma batalha de mais de dez anos, o estado de Nova York legalizou a prática, que engloba casais heterossexuais e homossexuais. “Barriga de aluguel Ă© uma expressĂŁo que existe há dĂ©cadas, mas que, recentemente, vimos evoluções em relação Ă s leis, polĂ­tica e aceitação da sociedade que vĂŁo chocar muita gente”, afirma o apresentador.


•      População invisĂ­vel - Houston, Texas, EUA

Um dos maiores problemas das grandes cidades americanas atualmente (tal como em várias partes do mundo) Ă© a questĂŁo dos sem-teto. A situação piorou muito nos Ăşltimos tempos por vários motivos, incluindo a pandemia.


•      Boas de Briga - Nova York, EUA

Assim como fez no episĂłdio de danças da segunda temporada, Pedro entra no detalhe no mundo das mulheres que lutam, que se dedicam Ă  atividade de esportes violentos ou que tĂŞm a ver com defesa pessoal. “Eu converso com a maior lutadora de jiu-jitsu do mundo, com a maior lutadora de boxe dos EUA e tambĂ©m com algumas policiais”.


•      Viagem Musical - Nova Orleans, EUA

Em uma das cidades mais bonitas e culturalmente ricas dos EUA, Pedro mergulha no mundo da mĂşsica, visitando o local pelo viĂ©s de seus mĂşsicos, numa viagem pelo mundo do jazz, blues, gipsy jazz, zydeco, swamp pop, brass band e bounce. “Um dos meus episĂłdios favoritos. Tenho certeza que vai ser um espetáculo. SĂŁo lendas do jazz e Nova Orleans Ă© um lugar singular por uma sĂ©rie de motivos. EntĂŁo, prepare-se!”, adianta Pedro Andrade.


•      Terra de Bilionários - Nova York e Hamptons, EUA 

Os Estados Unidos tĂŞm 735 bilionários, com um patrimĂ´nio avaliado em US$ 4,7 trilhões (dez anos atrás eram 424 e 20 anos atrás, 243). Por que há tantos bilionários e de onde eles vĂŞm? Pedro buscou entender quem e como sĂŁo os super ricos, ao conversar com pessoas que trabalham e tambĂ©m faturam alto no mundo dos bilionários.


•      Dois Lados da Fronteira – Texas/EUA + Ciudad Juárez/MĂ©xico

Os mais de trĂŞs mil quilĂ´metros da fronteira entre Estados Unidos e MĂ©xico tĂŞm sido assunto constante por causa da imigração ilegal e da construção do muro durante o governo Trump. “O objetivo foi tentar entender esta cultura hĂ­brida perto do muro do Trump”, diz Pedro.


•      Universo Vegano - Nova York, EUA

Nova York está abraçando o veganismo, com uma proliferação de restaurantes veganos dos mais variados estilos: chinĂŞs vegano, etĂ­ope vegano, mexicano vegano. “Mais de 80 milhões de pessoas no mundo se identificam como veganas. Isto Ă© um estilo de vida ou uma dieta? Eles estĂŁo tentando salvar o planeta ou a nossa saĂşde? Isto tem um impacto em nossa sociedade?”, questiona Pedro.


•      Queijo Milenar - Holanda

No interior da Holanda, nĂŁo muito longe do cartĂŁo postal dos canais de AmsterdĂŁ, Pedro conhece o produto holandĂŞs que provavelmente Ă© o mais popular em todo o mundo: o queijo gouda, produzido desde o sĂ©culo 12 na cidade de mesmo nome. “Na Holanda, visitamos o maior produtor de queijo do mundo. Um paĂ­s cujo territĂłrio dedica 90% do paĂ­s com agricultura. SĂŁo 13 mil fazendas, boa parte delas dedicada Ă  produção de queijo gouda”, conta ele.


•      Hungria: Guerra Cultural - Budapeste, Hungria

Um dos governos mais direitistas da Europa, Viktor Orban, reeleito recentemente na Hungria, leva adiante com sua gestĂŁo ultranacionalista a chamada guerra cultural. Algumas das maiores vĂ­timas sĂŁo da comunidade LGBTQIA+. “Fomos para Budapeste, o lugar mais emblemático da extrema-direita, onde exploramos uma comunidade de drag queens. Como Ă© ser drag queen em um paĂ­s que está tĂŁo ancorado no passado? Vi de perto o impacto das várias novas leis criadas contra gays, lĂ©sbicas e transgĂŞneros, na contramĂŁo do que se passa no restante da Europa”, declara Pedro.

Nenhum comentário