Pular para o conteúdo principal

Argentina e França decidem a final da Copa, em jogo que marca a despedida de Galvão Bueno das narrações na Globo


Não existe um jogo de futebol que seja capaz de mobilizar todo o planeta com a mesma força do que a final de uma Copa do Mundo. E esta final marca a última aparição de um dos maiores nomes da história do futebol no torneio: o craque argentino Lionel Messi, que pode conquistar a taça que lhe falta em sua seleção. A partir de meio-dia deste domingo, dia 18, Argentina e França decidem qual será a única equipe do planeta no momento a ostentar três estrelas em seu uniforme – ficando atrás apenas de Brasil, que tem cinco; Alemanha e Itália, com quatro. A TV Globo, o sportv, o ge e o Globoplay transmitem este clássico mundial que marcará também a despedida das narrações esportivas de um dos maiores comunicadores da história do esporte brasileiro: Galvão Bueno.

A grande final da 22ª edição da Copa do Mundo, a primeira disputada no Oriente Médio, e também nesta época do ano, coloca frente a frente duas seleções bicampeãs mundiais. A Argentina, liderada por Messi, e a França, que tem como destaque o seu trio ofensivo formado por Mbbapé, Giroud e Griezmann. Na TV Globo, a decisão será assunto a partir de 9h30, quando começa o ‘Esporte Espetacular’. O programa traz depoimentos do narrador recordando algumas de suas transmissões mais famosas em Copas e bordões que entraram para a história. No total, são 13 coberturas do evento no currículo, a primeira delas em 1974. Na TV Globo a estreia aconteceu em 1982. Na edição seguinte, narrou pela primeira vez uma partida da seleção brasileira no torneio, a vitória por 1 a 0 sobre a Argélia. Desde 1990, Galvão dá voz às partidas do Brasil. Também esteve presente em todas as finais de lá para cá chegando, neste domingo, a nove consecutivas.

"Eu desejo a quem venha na sequência a felicidade de ver grandes momentos e que eles fiquem marcados na voz desta pessoa. Temos grandes profissionais, mas os momentos são necessários para que eles fiquem marcados. Eu não poderia imaginar que fosse viver tantos e que eles fossem tão intensos", afirma Galvão, que narrou 94 gols da seleção brasileira em 53 jogos dela em Copas.

Logo depois do programa, o narrador participa de um pré-jogo especial, com a participação de Luis Roberto, Junior, Ana Thaís Matos, Roger Flores e Caio Ribeiro. Quando a bola rolar, a missão de comentar esta partida tão especial fica a cargo de Ana Thaís, a primeira comentarista mulher da TV Globo em uma final de Copa do Mundo, e de Junior – a transmissão terá sinal aberto também no ge. "O futebol tem seus mistérios, mas chegamos à final desta Copa com a sensação de que os dois melhores times vão decidir o título. Teremos uma seleção tricampeã do mundo. A França busca a façanha de um bicampeonato consecutivo, como só a Itália em 1934 e 1938, e o Brasil, em 1958 e 1962 conseguiram. A Argentina teve aquele tropeço na estreia contra a Arábia Saudita e depois deu uma virada. O técnico foi ajustando o time depois daquele susto. Jogou cada partida de acordo com o adversário. Será uma grande final", analisa o narrador, que mesmo com a despedida das transmissões, assinou um novo contrato com a Globo, válido por dois anos. O acordo prevê a participação de Galvão Bueno em um programa por ano na TV Globo e a locução de chamadas do Esporte da emissora.

No sportv, a programação ao vivo esquentando o clima para a final da Copa do Mundo começa às 7h, com o ‘sportv News’, comandado por Mariana Fontes. Na sequência entra no ar o ‘Redação sportv’ especial, apresentado por Gabriela Moreira, já com participações ao vivo dos repórteres ao redor do Estádio de Lusail, acompanhando a chegada dos torcedores. A partir de 10h começa um pré-jogo especial de duas horas, sob o comando de Luiz Carlos Jr., que também narra a final, ao lado dos comentaristas Grafite e Paulo Vinicius Coelho. Assim que acabar a festa do título do mais novo tricampeão começa o ‘Troca de Passes’, com Felipe Diniz, Elano, Barbara Coelho e Carlos Eduardo Mansur. Às 18h tem início o último ‘Seleção Catar’. Andre Rizek e Marcelo Barreto interagem no estúdio com o técnico Dorival Júnior e os comentaristas Michel Bastos, D’Alessandro e Pedrinho, destrinchando cada detalhe da final e trazendo uma análise completa sobre o que de melhor aconteceu na Copa do Catar. Por fim, fechando a programação a partir das  21h, vem o ‘Tá Na Copa’, com a leveza e o bom-humor de Magno Navarro, Igor Rodrigues, Deborah Secco e Aloísio Chulapa; e na sequência, a segunda edição do ‘sportv News’, com Luiz Teixeira e Camila Carelli, totalizando mais de 16 horas seguidas de programação ao vivo do canal para este último dia do Mundial.

Na transmissão alternativa do Globoplay, com sinal compartilhado no sportv2, Tiago Leifert, o técnico Lisca, a comentarista de arbitragem Fernanda Colombo e o estatístico Thomaz Freitas recebem o ex-BBB Gil do Vigor para acompanhar a partida entre argentinos e franceses.

No sábado, Marrocos e Croácia disputam o terceiro lugar

Um dia antes da final no Catar é a vez de conhecer o terceiro colocado desta edição. Grande surpresa do torneio, Marrocos encara a Croácia, finalista da Copa de 2018 e algoz do Brasil neste ano. Na TV Globo, o jogo contará com a narração de Renata Silveira e os comentários de Ricardinho e Paulo Nunes. Já no sportv, Everaldo Marques comanda a transmissão, auxiliado pelas análises de Ledio Carmona, Pedrinho e Renata Mendonça. Na transmissão alternativa do Globoplay, exibida também no sportv2, Tiago Leifert e sua turma terão a visita do humorista Marco Luque.

Comentários

Mais lidas nos últimos dias

Confira o resumo semanal de No Rancho Fundo, Família é Tudo e Renascer entre os dias 22 a 27 de abril

ATENÇÃO: OS RESUMOS DOS CAPÍTULOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DAS NOVELAS. NO RANCHO FUNDO Capítulo 07 Marcelo invade o quarto de Quinota. Zefa Leonel e Zé Beltino confrontam Marcelo. Para salvar o rapaz, Quinota inventa que pode estar grávida de Marcelo. Celso exige que Tobias faça algo sobre a permanência de Caridade em seu restaurante. Zefa Leonel pede que Padre Zezo case Quinota e Marcelo, para reparar a honra da filha. Quinota confessa a Padre Zezo que mentiu para Zefa Leonel, a fim de salvar a vida de Marcelo, e afirma que se apaixonou por outro homem. Dona Manuela é internada, e Artur se preocupa. Padre Zezo diz a Zefa Leonel que não casará Quinota e Marcelo. Dona Manuela acredita que Artur esteja apaixonado. Zé Beltino fica à espreita de Marcelo. Capítulo 08 Zé Beltino, Nastácio e Aldenor vão atrás de Marcelo no hotel. Quinota descreve para Benvinda e Margaridinha seus sentimentos por Artur. Dona Manuela afirma a Artur que ele parece amar Quinota d

Confira a programação da TV Globo entre os dias 13 a 19 de abril

Foto: Reprodução/Internet Atenção A grade abaixo é relativa à programação praticada no fuso horário de Brasília. As emissoras com fuso horário diferenciado terão uma grade de exibição ajustada às suas necessidades locais. Sábado, 13/04/2024 04:20 Corujão II - O Segredo de Davi 06:00 Globo Repórter 06:50 É de Casa 11:45 Praça TV - 1ª Edição 12:50 Parabólicos 13:00 Globo Esporte 13:25 Jornal Hoje 14:10 Cheias de Charme 14:40 Sessão de Sábado - O Pequeno Stuart Little 16:15 Caldeirão Com Mion 18:40 Elas Por Elas 19:25 Praça TV - 2ª Edição 19:45 Família é Tudo 20:30 Jornal Nacional 21:20 Renascer 22:25 Big Brother Brasil 24 23:10 Altas Horas 01:00 Supercine - Meu Nome É Khan 02:40 Família é Tudo 03:20 Corujão I - Hook - A Volta Do Capitão Gancho Domingo, 14/04/2024 06:00 Santa Missa 06:50 Globo Comunidade 07:20 Pequenas Empresas & Grandes Negócios 08:05 Globo Rural 09:25 Auto Esporte 10:00 Esporte Espetacular 12:

Ana Hickmann fala sobre o momento em que decidiu assumir o namoro com Edu Guedes: “Quando tive a certeza que meu filho estava bem”

Crédito: Divulgação/RedeTV! Em entrevista ao ‘TV Fama’ (RedeTV!) nesta quinta-feira (11), Edu Guedes abre detalhes dos primeiros contatos com Ana Hickmann após as denúncias da apresentadora contra o ex-marido: “Quando vi a entrevista da Ana, me chamou atenção, fiquei sentido e parecia que eu estava dentro daquela situação. Falei: ‘De alguma forma preciso entrar em contato, me solidarizar e o que puder fazer, eu vou fazer’ ”. “A primeira mensagem que mandei pra ela, ela não respondeu até hoje”, recorda o chef de cozinha, que conseguiu falar com Ana Hickmann após a irmã da artista compartilhar o novo número de telefone. “Senti que, de alguma forma, mesmo que fosse como amigo, porque nunca tinha tido nada com a Ana, eu poderia ajudar. Em 18 de dezembro fomos jantar e esse foi o primeiro dia que saímos para conversar”, afirma. Ao lado do namorado, Ana Hickmann ainda comenta o momento em que tomou a decisão de assumir publicamente há um mês o relacionamento. “Quando tive a certe

SBT e Warner Bros. Discovery fecham coprodução para 10ª temporada de "Bake Off Brasil" com novo elenco

Fabiana (Reprodução/Instagram) O  SBT  e a  Warner Bros. Discovery  acabam de fechar a  coprodução  da  10ª temporada  de “ Bake Off Brasil – Mão na Massa ”. Um dos realities gastronômicos de maior sucesso na televisão mundial está de volta para sua celebrar dez edições em grande estilo e com  novo elenco . Desta vez, o comando ficará com a carismática apresentadora e atriz  Fabiana Karla  e, no júri, os participantes terão a avaliação criteriosa e competente da chef confeiteira  Carole Crema  e do chef  André Mifano . O programa terá seus episódios exibidos pela plataforma de streaming  Max , e em seguida pelo  SBT  e pelo canal  Discovery Home & Health , e promete novas e boas emoções na tenda mais doce do país a partir de  agosto . Vale lembrar que Great Bake Off é um formato criado pela Love Productions, licenciado e distribuído pela BBC Studios Distribution Limited, tendo conquistado o público em 33 países. Sobre o SBT Em 19 de agosto de 1981, foi inaugurado o Sist

A cantora Iza fala sobre sua gravidez no ‘Fantástico’ deste domingo

Foto: Globo/Divulgação O ‘Show da Vida’ deste domingo, dia 14, traz uma entrevista exclusiva com a mais nova mamãe do pedaço. Grávida de seu primeiro filho com o jogador Yuri Lima, a cantora Iza, recebe a repórter Giuliana Girardi num estúdio em São Paulo e conta detalhes do dia em que descobriu a gravidez. “Instantaneamente eu me senti mãe, na mesma hora parece que eu senti, tipo assim, ó, vai devagar aí, pô, segura tua ondinha agora”. A cantora revela ainda como foi dar a notícia a Yuri, familiares e amigos, e fala dos planos futuros. A repórter Giuliana Giradi também conversa com a mãe de Iza. “A gente já está fazendo os bolões da família", diz Isabel Cristina. O musical de sucesso na Broadway que conquistou várias gerações está de volta ao Brasil. No palco do ‘Fantástico, o elenco da nova montagem de ‘A Noviça Rebelde’ dá uma palhinha do que o público poderá assistir a partir do dia 19 de abril no Rio de Janeiro. A superprodução brasileira tem os atores Malu Rodrig