Pular para o conteúdo principal

Premiado em Berlim, curta-metragem ‘Manhã de Domingo’ estreia com exclusividade no Curta!

Cena do premiado curta-metragem ‘Manhã de Domingo’, de Bruno Ribeiro (Divulgação: Curta!)

Vencedor do Urso de Prata de Melhor Curta-Metragem do Júri Internacional no Festival de Cinema de Berlim de 2022, “Manhã de Domingo” estreia com exclusividade no Curta!. Inédita, a produção será exibida pela primeira vez na TV brasileira na “Sessão Porta Curtas”, espaço dedicado ao formato na programação do canal.

Dirigido por Bruno Ribeiro (“BR3”, “Gargaú”, “Pele Suja, Minha Carne”), o curta-metragem "Manhã de Domingo" conta a história de Gabriela, uma pianista que se prepara para um importante concerto. No entanto, sofrendo com a perda recente de sua mãe, ela tem dificuldade em se concentrar nos ensaios. Em uma manhã de domingo, Gabriela decide fazer uma viagem pelo interior do Rio de Janeiro, na tentativa de se reconciliar com seu passado e superar a dor do vazio.

Assim como sua protagonista, Bruno lidou com o luto em meio ao processo criativo. Ele perdeu a mãe pouco depois das filmagens de “Manhã de Domingo”. O curta-metragem foi rodado nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói e Magé e, para o diretor, cada um desses lugares é importante ao lembrar do movimento que a personagem faz ao longo do filme. Tanto Bruno quanto Raquel Paixão, atriz do filme, vieram do interior do estado para fazer faculdade na capital. No caso dele, para o curso de Cinema da UFF, em Niterói.

“Foi durante a faculdade que escrevi a maioria dos curtas que eu fiz, inclusive o ‘Manhã de Domingo’. Além do interesse por filmar uma cidade que fez parte da minha rotina, a parceria com o curso da UFF e com as amizades que construí lá foi fundamental para a viabilidade da produção”, afirma Bruno Ribeiro.

Segundo declaração do júri internacional, publicada no site do Festival de Berlim, "o filme se movimenta da ansiedade de uma performance musical para a experiência de aceitar um momento de perda. O drama vem de momentos sutis vivenciados pela protagonista, tanto na realidade quanto em suas lembranças imaginárias. Com um domínio extraordinário sobre a imagem cinematográfica, Bruno Ribeiro pinta o retrato de um artista que enfrenta a perda enquanto luta entre o medo e o desejo de vencer”.

O filme é uma reflexão sobre a importância de lidar com as perdas e superar as dores do passado. Com uma fotografia exuberante e uma trilha sonora delicada, "Manhã de Domingo" leva o público a uma jornada de autoconhecimento e superação, mostrando como o poder da música e das memórias podem ajudar a curar as feridas da alma. Além de Berlim, a produção recebeu os prêmios "Porta Curtas no Curta" no Kinoforum - Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo e "Best Short Narrative" no BlackStar Film Festival, ambos em 2022. No elenco estão André Pacheco, Raquel Paixão, Leonardo Castro, Silvana Stein, Indira Nascimento, Valéria Lima, Ítalo Pereira e Layza Griot. A estreia é na Quarta do Cinema, 26 de abril, às 22h30.

O modernismo de Konder, autor do Monumento aos Pracinhas, em documentário

O arquiteto Marcos Konder Netto (1927-2021), um dos principais representantes do estilo moderno no país, é tema do documentário "Konder - Protagonismo da Simplicidade", que estreia no Curta!. Dirigido por Gabriel Mellin e Igor de Vetyemy, o filme destaca não apenas suas contribuições para a arquitetura, mas também seu engajamento social e artístico, e sua personalidade generosa.

A produção apresenta entrevistas com seus colegas, amigos e familiares, que falam sobre sua carreira e sua influência na arquitetura brasileira. O filho, Bruno Konder, ressalta que com “três traços ele inventou uma imagem fortíssima”, se referindo à principal criação do pai: o "Monumento aos Pracinhas", no Rio de Janeiro, em colaboração com Hélio Ribas Marinho. A obra, que marca a paisagem carioca no Aterro do Flamengo, foi inaugurada em 1960 e trata-se de uma homenagem aos brasileiros mortos durante a Segunda Guerra Mundial.

O documentário conta que mesmo sendo filiado ao Partido Comunista e tendo participado da campanha de Prestes ao Senado, Konder acabou sendo condecorado pelos militares por conta de sua criação. Ele descreve de modo jocoso esse período. “Me deram várias medalhas, fui medalhado pelos militares que fizeram a revolução de 1964. Naquele tempo, eu tinha muito medo de que os militares soubessem que eu era de esquerda e isso prejudicasse minha atuação profissional junto a eles”, relembra o arquiteto.

Para Igor de Vetyemy, um dos diretores da produção e presidente do IAB-RJ, Konder “encarnava esse espírito da esquerda brasileira, daquele momento, de tentar fazer uma arquitetura que fosse para o povo”.

Um dos pontos altos do documentário é a ênfase dada à generosidade e à simplicidade de Konder. Para o arquiteto e urbanista Pedro da Luz, Konder foge do perfil dos arquitetos exatamente pelo seu jeito pouco celebratório de ser. Ele colaborava em projetos de outros arquitetos sem se preocupar em receber créditos ou reconhecimento.

“Konder - Protagonismo da Simplicidade” está disponível no Curta!On – Clube de Documentários, que pode ser acessado na ClaroTV+ ou no site CurtaOn.com.br A estreia do episódio é na Terça da Artes, 25 de abril, às 22h35.


Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 24/04

22h – “Daquele Instante em Diante” (Documentário) 

O cantor e compositor Itamar Assumpção é tema deste documentário, que percorre sua trajetória musical desde os anos da vanguarda paulista, na década de 1980, até sua morte, aos 53 anos. Com depoimentos daqueles que conviveram com o artista, o filme reúne uma seleção de imagens raras garimpadas em acervos e arquivos particulares que mostram sua presença antológica nos palcos, além dos momentos de intimidade entre amigos e familiares. Direção: Rogério Velloso. Duração: 110 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 25 de abril, terça-feira, às 02h e às 16h; 26 de abril, quarta-feira, às 10h; 29 de abril, sábado, às 22h; 30 de abril, domingo, às 15h10.

PROMO: https://youtu.be/vg182k_1d00


Terça das Artes (Visuais, Cênicas, Arquitetura e Design) – 25/04

22h35 – “Konder - Protagonismo da Simplicidade” (Documentário) 

A vida e obra de Marcos Konder Netto, um dos maiores arquitetos do Movimento Moderno Brasileiro. Além de engajamento social, artístico e arquitetônico, Konder contribuiu não apenas com teorias, técnicas e dedicação política, mas também com o maior marco de sua personalidade: a generosidade e a simplicidade. Direção: Gabriel Mellin e Igor de Vetyemy. Duração: 75 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 26 de abril, quarta-feira, às 02h35 e às 16h35; 27 de abril, quinta-feira, às 10h35; 29 de abril, sábado, às 14h; 30 de abril, domingo, às 21h30.

PROMO: https://youtu.be/QJjAI0NSYV0


Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 26/04

22h30 – “Manhã de Domingo” (Ficção)

Gabriela é uma jovem pianista que irá se apresentar em seu primeiro grande recital. No entanto, um sonho com sua falecida mãe desestabiliza a mente e o coração da artista, colocando em risco a sua apresentação. A partir de uma série de encontros ao longo de um dia, Gabriela irá se jogar em uma jornada de reconciliação com suas memórias e sua mãe. Direção: Bruno Ribeiro. Duração: 25 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 27 de abril, quinta-feira, às 02h30 e às 16h30; 28 de abril, sexta-feira, às 10h30; 29 de abril, sábado, às 13h30; 30 de abril, domingo, às 21h.

PROMOhttps://youtu.be/dI-FWrAzK6M


23h – “O Cinema e a Segunda Guerra” (Série em 3 episódios) - Episódio 2: “O Mundo Agora está em Guerra”  

A série explora as muitas formas como o cinema retratou a Segunda Guerra Mundial e suas consequências. Neste episódio, a decisão japonesa de atacar Pearl Harbor, no final de 1941 arrasta os Estados Unidos para a guerra e a nova dimensão do Extremo Oriente, Europa e Oriente Médio é dramática no cinema e no solo. EUA e Reino Unido começam a se coordenar tanto na ação quanto na tela, como entretenimento, à medida que nos encaminhamos para o Dia D. Direção: Lyndy Saville. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 27 de abril, quinta-feira, 03h e às 17h; 28 de abril, sexta-feira, às 11; 29 de abril, sábado, às 15h30; 30 de abril, domingo, às 23h

PROMO: https://youtu.be/QimS6AIXVUQ


Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 27/04

22h30 – “Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes” (Documentário) 

Muitas cidades testemunharam a breve vida de Caio Fernando Abreu, morto em 1996, aos 48 anos. São Paulo, Santiago, Amsterdã, Berlim, Colônia, Porto Alegre, Paris e Londres são revisitadas no documentário “Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes”, um road movie poético e afetivo que refaz o percurso do cultuado escritor, poeta e dramaturgo. Considerado um dos maiores contistas do Brasil, Caio abordou temas como solidão, medo, a certeza da morte, o sexo e a atmosfera política (ele mesmo foi perseguido durante a ditadura militar). Autor das obras-primas “Os Dragões Não Conhecem o Paraíso” e “Morangos Mofados”, ele se tornou amigo de importantes figuras do meio cultural. Seus amigos — como Maria Adelaide Amaral, Luciano Alabarse, Grace Gianoukas e Adriana Calcanhotto — recorrem à sua obra e interpretam seus textos para, assim, celebrarem a existência do escritor. Assim como mudam as cidades, por entre estradas e ferrovias, também mudam os idiomas em que são lidos os textos, mostrando a força universal da poesia e a potência da produção literária de Caio. Direção: Bruno Polidoro e Cacá Nazario. Duração: 74 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 28 de abril, sexta-feira, às 02h30 e às 16h30; 30 de abril, domingo, às 19h30:00.

PROMO: https://youtu.be/x2uZOfvyE-w


Sexta da Sociedade (História Política, Sociologia e Meio Ambiente) – 28/04

23h – “Mitos da História” (Série) - Episódio: “Mao: O Indigno Pai da China Moderna”

A série questiona crenças populares sobre personagens famosos (ou infames) e momentos importantes da história mundial. No quarto e último episódio, o tema é Mao Tsé-Tung. Após anos de luta e compromisso revolucionário, o líder comunista proclama o advento da República Popular da China. Ao chegar ao poder, ele tem apenas uma ambição: restaurar a antiga glória de seu país. Porém, se o "Grande Timoneiro" abriu uma nova era para o Império do Meio, não foi ele quem levou a China da imobilidade e do confinamento para o posto de grande potência mundial. Direção: Christiane Ratiney. Duração: 52 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 29 de abril, sábado, às 03h e às 12h30; 30 de abril, domingo, às 18h30.

PROMO: https://youtu.be/z3Xmby2GKuA


Sábado, 29/04 – Dia Mundial da Dança

20h30 - “Sonhos em Movimento” (Documentário) 

Em 2008, poucos meses antes de sua morte, a coreógrafa Pina Bausch decide fazer uma nova montagem de seu famoso espetáculo “Kontakthof”. Em vez de colocar em cena os bailarinos da sua famosa companhia, ela escolhe trabalhar com adolescentes de 14 a 18 anos das escolas da cidade de Wuppertal, que nunca tinham subido em um palco nem dançado antes. O documentário é sobre a história desses jovens e a dança. Direção: Rainer Hoffmann e Anne Linsel. Duração: 90 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 25 de abril, terça-feira, às 21h; 26 de abril, quarta-feira, às 01h e às 15h; 27 de abril, quinta-feira, às 09h00; 30 de abril, domingo, às 13h30.

PROMO: https://youtu.be/XO0K2TYOIY4


Domingo, 30/04

18h - Partido Alto (Documentário) 

Concebido em estreita colaboração com Paulinho da Viola, "Partido Alto" é um documento histórico e uma bela homenagem à “expressão mais autêntica do samba”, como Candeia define esse gênero musical, marcado por improvisações em estrutura semelhante à do repente nordestino. Esse filme precioso, de 1976, além de registrar a manifestação de certa pureza musical, a simplicidade e a comunhão da gente do samba com depoimentos marcantes da velha guarda, firma posição contra a crescente padronização do samba imposta pelo mercado. Direção: Leon Hirszman Duração: 22 min. Classificação: Livre.

Comentários

Mais lidas nos últimos dias

“Ela volta divertida e mais vilã do que nunca”, conta Debora Bloch sobre a volta de Deodora em ‘No Rancho Fundo’

Foto: Globo/Fábio Rocha Em ‘No Rancho Fundo’, Debora Bloch estará de volta ao horário das seis, repetindo a parceria com o autor Mario Teixeira e o diretor artístico Allan Fiterman, responsáveis por ‘Mar do Sertão’. Na história, que se passa no sertão do Cariri, Debora dá vida novamente a Deodora, a fazendeira vilã que aprontou bastante em Canta Pedra (a cidade fictícia de ‘Mar do Sertão’), que agora chega com uma roupagem totalmente diferente. “A Deodora se mudou para Lapão da Beirada, onde agora é dona do Cabaré Voltagem, e sócia de Vespertino (Thardelly Lima), com quem faz uma dupla divertida de trambiqueiros gananciosos. Ela volta divertida e mais vilã do que nunca”, conta Debora. Malandro, Vespertino segue um eterno apaixonado por Deodora. Oportunista, ele vai se aproveitar das moças que procuram a fama instantânea e efêmera das redes sociais para ser um “lançador de estrelas”. Na trama, que estreia no próximo dia 15 de abril, Deodora tornou-se ainda pior e mais manipu

Confira as entrevistas da semana de 26/02/24 a 01/03/24 no The Noite com Danilo Gentili

(Foto: Rogério Pallatta/SBT) Segunda-feira, 26/02, 01h00 – Rodrigo Marques Humorista e um dos fenômenos do stand-up brasileiro, Rodrigo Marques é o entrevistado de Danilo Gentili no The Noite desta segunda-feira. Amante de cervejas, ele fala sobre a fama de beber durante seus shows. O comediante comenta a respeito de sua marca própria de cerveja, a 'IPA Nossa de Cada Dia', comenta o início e lembra que já trabalhou em outras funções antes da fama e recorda quais foram as viradas de chave de sua carreira. (Foto: Rogerio Pallatta/SBT) Terça-feira, 27/02, 00h45 – Rosi Campos Na terça, é a vez de Rosi Campos, atriz que brilha na TV, no cinema, no teatro e em qualquer plataforma. Vir ao The Noite para falar sobre sua carreira, do início nas artes, passando pela sua primeira formação e outros empregos. Claro que Rosi Campos também citou sua icônica personagem Morgana, do Castelo Rá-Tim-Bum, e outros personagens marcantes, como a macaca 'Monga', dos par

Pernambucana tem o estilo lapidado no Esquadrão da Moda desse sábado

(Foto: Divulgação/SBT) Nesse  sábado , dia 23, o  “Esquadrão da Moda”  vai exibir a transformação de  Camila Ramos,  uma pernambucana de personalidade forte que saiu de sua terra natal aos 14 anos para realizar seus sonhos na capital paulista. Habituada a usar roupas excessivamente curtas, a participante do reality aceitou o desafio de equilibrar sua imagem e fortalecer o seu lado empreendedor. Empresária do ramo de pratas e semijoias, Camila tem uma loja de rua na região da Mooca e foi nesse ambiente que  Lucas Anderi  e  Renata Kuerten  surpreenderam a nova participante do "Esquadrão". Os apresentadores montaram uma barraca ao seu lado e colocaram à venda as roupas que pegaram em seu guarda-roupas. A pernambucana não demorou para perceber o estilo peculiar das peças e se divertiu bastante com a situação. Autointitulada “Rainha da Mooca”, Camila foi inscrita no reality pelas irmãs. Juliana definiu o estilo de Camila em uma palavra: “Carnaval” e foi além “Tem 28 a

Confira a programação da TV Globo entre os dias 23 a 29 de março

Foto: Reprodução/Internet Atenção A grade abaixo é relativa à programação praticada no fuso horário de Brasília. As emissoras com fuso horário diferenciado terão uma grade de exibição ajustada às suas necessidades locais. Sábado, 23/03/2024 04:15 Corujão I - Chacrinha - O Velho Guerreiro 06:00 Globo Repórter 06:50 É de Casa 11:45 Praça TV - 1ª Edição 12:50 Parabólicos 13:00 Globo Esporte 13:25 Jornal Hoje 14:10 Cheias de Charme 14:35 Caldeirão Com Mion 15:50 Futebol 18:05 Caldeirão Com Mion 18:35 Elas Por Elas 19:20 Praça TV - 2ª Edição 19:45 Família é Tudo 20:30 Jornal Nacional 21:15 Renascer 22:25 Big Brother Brasil 24 23:10 Altas Horas 00:30 Lollapalooza 01:50 Família é Tudo 02:30 Corujão I - Morto Não Fala Domingo, 24/03/2024 04:20 Corujão II - A Última Escapada 06:00 Santa Missa 06:50 Globo Comunidade 07:20 Pequenas Empresas & Grandes Negócios 08:05 Globo Rural 09:25 Auto Esporte 10:00 Esporte Espetacu

Pequenos no tamanho e gigantes nas redes sociais: Programa Eliana recebe time de “Famosinhos da Internet” neste domingo

(Foto: Rogério Pallatta/SBT) Um time de fofuras vai invadir o palco do  Programa Eliana  neste domingo,  24 de março . O “ Famosinhos da Internet ” irá mostrar crianças que viralizaram nas redes sociais com seus vídeos especiais e, agora, estarão em rede nacional mostrando suas histórias para que um time de primeira os avalie. No júri desta semana, quem vai ter a difícil missão de selecionar os melhores vídeos serão: o apresentador com todo axé da Bahia,  Dinho Junior ; a apresentadora e mãe do ano,  Nadja Haddad ; a influenciadora e youtuber de mais de 1 bilhão de visualizações,  Bibi Tatto ; a integrante do programa do Ratinho,  Milene Pavorô ; além da dona de uma cadeira cativa no júri,  Narcisa . Entre os participantes estão Malu Maurício, de 4 anos, que adora a personagem Moana e mora na cidade de Sumaré (SP), tendo conquistado milhões de pessoas nas redes sociais com sua doçura. Já Jorginho, de 7 anos, é um menino que acumula 500 milhões de visualizações e viralizou a