ĂšLTIMOS

Passeio pelo ABC Paulista encerra a terceira temporada do 'Mistura Paulista'

Foto: Globo/Divulgação

Berço do sindicalismo no estado de SĂŁo Paulo, o ABC Paulista tem muito mais histĂłria para ser contada. É o que revelam Mariana Aldano e Filipe Gonçalves neste sábado, 10 de junho, no Ăşltimo episĂłdio desta temporada do ‘Mistura Paulista’. Dentro de um trem da dĂ©cada de 60, totalmente reformado, a dupla sai de SĂŁo Paulo, rumo a Paranapiacaba, distrito de Santo AndrĂ©, primeira das cidades que compõe a sigla do ABC, que abrange ainda SĂŁo Bernardo do Campo e SĂŁo Caetano do Sul e tambĂ©m contempla mais quatro municĂ­pios: Diadema, Rio Grande da Serra, RibeirĂŁo Pires e Mauá.

“Foi muito especial falar sobre as cidades do ABC, porque foi lá que eu nasci e cresci. Pude apresentar algumas das minhas comidas preferidas da vida, como um bolinho de carne que, para mim, Ă© o melhor do mundo!”, celebrou Mariana, que, neste programa, se orgulha ainda de contar histĂłrias e revelar lugares nada convencionais: “Um dos mais legais Ă© o castelo medieval de RibeirĂŁo Pires. NĂŁo Ă© de brincadeira. É real, com construção inspirada em castelos europeus. Tem calabouço, labirinto e morcegos de verdade”, alerta ela, referindo-se Ă  moradia construĂ­da por Robson Miguel, que visitou mais de 70 castelos atĂ© erguer o seu, cheio de passagens secretas.

Em “SĂŁo BerLondres”, como os moradores costumam chamar a cidade por conta do clima frio, Mariana provou, alĂ©m do bolinho de carne, chuleta paulista, polenta, e ainda resumiu como sĂŁo relações que dominam a regiĂŁo: “Quem Ă© de SĂŁo Bernardo, ou Ă© metalĂşrgico, ou Ă© filho de metalĂşrgico ou conhece alguĂ©m que Ă© metalĂşrgico”, sentenciou ela.

Em SĂŁo Caetano do Sul, Mariana Aldano conheceu o maior tatame fixo da AmĂ©rica Latina, que oferece uma infinidade de aulas de lutas marciais, e onde iniciantes treinam com atletas de alto rendimento como os campeões olĂ­mpicos de taekwondo ĂŤcaro Miguel Soares e Caroline Juma Gomes Santos. “De novo, eu estava no meu territĂłrio. Sou faixa roxa de jiu-jĂ­tsu e as artes marciais sĂŁo uma parte muito importante da minha vida. Ter a chance de fazer essa reportagem ali, com meu quimono e atĂ© lutar um pouquinho. Foi legal demais!”.

Em Santo André, Filipe Gonçalves conheceu uma loja que se propõe a ser uma versão da Galeria do Rock, de São Paulo (capital), e encontrou tudo relacionado ao universo do gênero musical, como álbuns clássicos, livros, roupas, instrumentos, entre outros itens. Em Mauá, o repórter descobriu por que o município é conhecido como a cidade da porcelana e treinou seu talento para a pesca.

“Esse Ăşltimo programa foi muito legal de fazer, porque a gente vĂŞ a força que tem a regiĂŁo do ABC. SĂŁo sete cidades ricas em cultura, esporte e gastronomia. Tem tudo a ver com SĂŁo Paulo. Elas crescem junto da capital, mas tĂŞm caracterĂ­sticas especĂ­ficas. Cada uma tem uma origem diferente, um espaço de lazer, algo gostoso para comer, tĂ­pico daquela regiĂŁo”, observa ele, que ainda fez trilha e rapel na Pedreira de Rio Grande da Serra e conferiu uma batalha de rima em Diadema: “Os jovens levam o prĂłprio som e fazem as batalhas, que, muitas vezes, sĂŁo como um grande grito, um grito de revolta, e onde eles conseguem amplificar suas prĂłprias vozes”.

O ‘Mistura Paulista’ vai ao ar neste sábado, 10 de junho, para o estado de SĂŁo Paulo, apĂłs o ‘Jornal Hoje’.

Nenhum comentário