Estreia hoje o musical 'Vicky e a Musa'
Foto: Globo/Estevam Avellar |
A partir da tarde desta quarta-feira, dia 19, os assinantes do Globoplay poderĂŁo acompanhar as aventuras e descobertas dos jovens e adolescentes de ‘Vicky e a Musa’, com a estreia da primeira parte da temporada. Na sĂ©rie original da plataforma, o bairro operário de Canto Belo está sem cor, sem alegria e sem encanto. Perdeu o Ăşnico teatro que tinha. O cinema acabou virando uma igreja e, depois, um estacionamento. Aos poucos, a arte foi desaparecendo do lugar sem ninguĂ©m se dar conta, o que foi acentuado com a pandemia de Covid-19. CoincidĂŞncia ou nĂŁo, os habitantes estĂŁo desanimados. Mas, graças aos deuses da arte e Ă jovem estudante Vicky (CecĂlia Chancez), a situação está prestes a mudar. Criada e escrita por Rosane Svartman, com direção artĂstica de Marcus Figueiredo, a sĂ©rie mostra a importância da arte na vida das pessoas. “Todo mundo tem um filme que marcou a sua vida, uma mĂşsica que lembra alguĂ©m especial, um livro que nunca esqueceu. Esta Ă© uma sĂ©rie nĂŁo sĂł sobre quem faz arte, mas sobre como nĂłs somos permeáveis a ela e Ă cultura como um todo, e como isso faz com que a gente se entenda nesse mundo e entenda melhor o outro. A arte nos faz humanos”, conceitua Rosane. No primeiro musical criado e produzido pelos EstĂşdios Globo, se destacam os dilemas da adolescĂŞncia – uma Ă©poca em que “tudo parece o fim do mundo e, na verdade, Ă© apenas o começo”, nas palavras da autora, e o amadurecimento dos jovens adultos, já que a trama passeia tambĂ©m por suas escolhas profissionais que se sobrepõem aos sonhos, pela entrada no mercado de trabalho, pelos relacionamentos que se transformam ao longo do tempo, entre outras questões. O fio condutor dessa histĂłria sobre o poder transformador da arte Ă© Vicky (CecĂlia Chancez), uma jovem estudante cheia de sonhos, que sempre foi apaixonada por mĂşsica e dança e tenta entender seu lugar no mundo com a chegada da adolescĂŞncia. Ela e Luara (Tabatha Almeida) sempre foram grandes parceiras, mas a relação das duas está abalada desde que Luara resolveu deixar a amiga de lado, sem qualquer motivo aparente, e passou a ignorá-la apĂłs a morte da mĂŁe durante a pandemia de Covid-19. Cansada dessa vida solitária e reagindo Ă s provocações de Luara, Vicky desabafa na praça do bairro e, enquanto suas palavras carregadas de sentimento sĂŁo ditas no timbre mais forte de sua voz, uma brisa intensa levanta a poeira no local e chama a atenção de todos. O significado disso nem ela mesma sabe, mas seu pedido de socorro está prestes a ser atendido por Euterpe (Bel Lima), a musa da mĂşsica segundo a mitologia Grega e uma das figuras que mais chama sua atenção nas aulas lecionadas por Isa (Malu Rodrigues), irmĂŁ de Luara. Com inĂşmeros artistas que se tornaram Ăcones da mĂşsica graças aos seus encantos, a filha de Zeus chega Ă Terra trazendo apenas um propĂłsito: inspirar Vicky para, atravĂ©s dela, arrebatar outras pessoas e, consequentemente, todo o bairro de Canto Belo. Junto de sua chegada, uma aura de magia toma conta do local, sinalizando que algo muito poderoso está prestes a acontecer: conforme Euterpe caminha pelas ruas, ela inspira as pessoas com sua purpurina mágica, que cantam com ela a mĂşsica “O Sol”, de Vitor Kley, no primeiro de muitos clipes que embalam a trama. Assim, a deusa, que chega um pouco perdida porque nĂŁo pisa no planeta Terra há muito tempo, se encanta pela vizinhança. Sem que ninguĂ©m saiba que ela Ă© uma divindade, Euterpe tem papel fundamental na transformação de Canto Belo, já que enxerga nos indivĂduos algo que eles mesmos nĂŁo veem. Apesar da disposição e de estar munida de sua purpurina mágica do entusiasmo, a musa da mĂşsica logo percebe que a tarefa nĂŁo vai ser nada fácil. Para sua surpresa, e ao mesmo tempo, decepção, seu irmĂŁo DionĂsio (TĂşlio Starling), deus do teatro, tambĂ©m volta Ă Terra. Com um jeito excĂŞntrico e ao mesmo tempo atrapalhado, ele tem certa dificuldade de interagir com os humanos. Eles nĂŁo compreendem suas piadas milenares e seu humor incomum. DionĂsio vai provocar muita confusĂŁo e, algumas vezes resolver empecilhos, com seu dom de se transformar em outras pessoas. É no teatro abandonado da regiĂŁo que os irmĂŁos decidem se refugiar. E Ă©, entĂŁo, nesse lugar ‘sagrado’ que cada jovem envolvido no processo transformador de Canto Belo vai se reconectar com a sua essĂŞncia ao longo dos episĂłdios. Um efeito cascata terá inĂcio com a chegada dos deuses, por meio da arte, e vai propor aos personagens uma jornada de reencontro consigo mesmos e de reconexĂŁo em suas relações sociais. A sĂ©rie Original Globoplay ‘Vicky e a Musa’ Ă© o primeiro musical desenvolvido pelos EstĂşdios Globo, criado e escrito por Rosane Svartman, com direção artĂstica de Marcus Figueiredo e direção de gĂŞnero de JosĂ© Luiz Villamarim. O elenco da sĂ©rie, cuja segunda temporada tem previsĂŁo de estreia em dezembro, tem nomes conhecidos do pĂşblico nas redes sociais, teatro, cinema e da TV. AlĂ©m de Cecilia Chancez, Tabatha Almeida, Bel Lima e TĂşlio Starling, o musical conta ainda com Nicolas Prattes, JoĂŁo Guilherme, Cris Vianna, Dan Ferreira, Jean Paulo Campos, Malu Rodrigues, Hilton Cobra, Pedro Guilherme Rodrigues, Leticia Isnard, Manu EstevĂŁo, entre outros. Os episĂłdios finais da primeira temporada chegam ao Globoplay no dia 26 de julho. Entrevista com a autora Rosane Svartman Como descreve a sĂ©rie ‘Vicky e a Musa’ e os elementos que funcionam como fio condutor da histĂłria? ‘Vicky e a Musa’ Ă© uma sĂ©rie que valoriza a arte e a cultura, e mostra como isso pode transformar pessoas e como pessoas transformam territĂłrios. NĂŁo Ă© uma histĂłria apenas sobre quem faz arte, mas sobre como nĂłs somos permeáveis Ă arte e cultura, e como isso faz com que a gente se entenda nesse mundo e entenda o outro. Arte Ă© tambĂ©m empatia. Em ‘Vicky e a Musa’, o territĂłrio tambĂ©m Ă© protagonista, alĂ©m das pessoas que vivem ali. Ao longo da trama, Canto Belo se transforma, assim como suas personagens. Mas Vicky (Cecilia Chancez) tem extrema importância nesse processo, ela Ă© o fio condutor. É a personagem que sente falta de alguma coisa naquele lugar que nem sabe direito o que Ă© e, sem querer, chama a musa da mĂşsica. E Ă© a partir da chegada de Euterpe (Bel Lima) que as pessoas e o territĂłrio sĂŁo transformados atravĂ©s da arte. De que forma o gĂŞnero musical influencia na escrita da obra? Influencia muito, porque as mĂşsicas precisam ajudar a contar a histĂłria e a retratar aquele momento de cada personagem. Acredito que o cancioneiro brasileiro Ă© muito rico e viaja o mundo. Temos artistas incrĂveis, uma diversidade muito bacana e nĂłs da equipe de roteiro e pesquisa tentamos trazer isso para a sĂ©rie, com mĂşsicas de várias Ă©pocas e gĂŞneros, mas que precisavam caber na narrativa. O Teatro Parnasus Ă© um dos principais cenários da sĂ©rie. Qual Ă© a importância desse lugar para a trama? O teatro começa abandonado atĂ© que os jovens o ocupam com a inspiração dos deuses da arte, e, Ă medida que vĂŁo se transformando e transformando o teatro, eles entendem que a arte vai alĂ©m daquelas paredes e cadeiras. O que o pĂşblico pode esperar de ‘Vicky e a Musa? Espero que o pĂşblico se inspire. Acho que ‘Vicky e a Musa’ faz a gente pensar sobre o nosso cotidiano, sobre a nossa realidade e como a arte está presente em nossas vidas. Espero que seja uma sĂ©rie lembrada tambĂ©m por alegrar a vida das pessoas. Entrevista com o diretor artĂstico Marcus Figueiredo Como vocĂŞ define ‘Vicky e a Musa’ e sua mensagem principal? ‘Vicky e a Musa’ Ă© uma sĂ©rie musical na qual, diferente do teatro musical, a mĂşsica e a dança funcionam como ferramentas narrativas, sem quebra da quarta parede, e os clipes protagonizados pelos personagens evidenciam momentos especĂficos de cada um na trama. A histĂłria se passa em um bairro de subĂşrbio fictĂcio como tantos outros no Brasil, onde há pouco – ou nenhum – acesso Ă cultura ou Ă arte. Mas, ao longo dos episĂłdios, depois da chegada da musa da mĂşsica, Euterpe (Bel Lima), e seu meio irmĂŁo DionĂsio (TĂşlio Starling), deus do teatro, a arte vai se fazendo presente na vida das pessoas e, consequentemente, transformando o bairro e os moradores que vivem ali. Ou seja, em ‘Vicky e a Musa’ mostramos o poder transformador da arte e da cultura como um todo e como somos afetados, diretamente ou nĂŁo, por elas. Quais sĂŁo as principais caracterĂsticas da direção de uma produção do gĂŞnero musical? Em ‘Vicky e a Musa’, a mĂşsica auxilia a narrativa e, ao mesmo tempo, precisa ser capaz de provocar uma imersĂŁo do pĂşblico em relação Ă histĂłria. EntĂŁo, Ă© importante que os clipes e as canções transformem as sensações criadas em cena e auxiliem o pĂşblico a acompanhar essa histĂłria. Fale sobre o processo e a complexidade de gravação dos clipes e musicais de ‘Vicky e a Musa’. As mĂşsicas estĂŁo divididas em clipes e musicais com coreografia, alĂ©m de performances e, em vários deles, muitas pessoas envolvidas, o que torna as cenas mais desafiadoras. AlĂ©m das marcações de câmera e elenco que acontecem em qualquer produção audiovisual, há ainda a mĂşsica que precisa ser gravada previamente em estĂşdio, a coreografia que precisa ser previamente ensaiada com atores e bailarinos e todo o pensamento de direção de arte para dar suporte Ă plasticidade da cena. O mesmo acontece em cenas que a mĂşsica se faz presente, mas sem toda a movimentação de um clipe? Estas cenas demandam uma atenção tambĂ©m especial, pois as performances de canto precisam estar adequadas Ă interpretação necessária para o momento daquele determinado personagem. Nestes casos, a atuação Ă© muito semelhante de quando o ator fala um texto comum de roteiro, porĂ©m, cantando. Alguma cena, em especial, merece destaque, seja pela complexidade ou por estĂ©tica? AlĂ©m da complexidade dos clipes, por envolverem muitas pessoas e coreografias, temos ainda as cenas mais lĂşdicas e carregadas de magia, que normalmente estĂŁo atreladas aos personagens Euterpe (Bel Lima) e DionĂsio (TĂşlio Starling). Muitas vezes, em uma mesma sequĂŞncia, temos objetos se mexendo, purpurina sendo lançada, trovões, cenário evoluindo ou sendo destruĂdo. Isso requer bastante afinidade e atenção de toda a equipe. EntĂŁo, sĂŁo cenas mais complexas e tambĂ©m precisam ser muito bem calculadas por conta das intervenções de pĂłs-produção, como efeitos especiais ou de videografismo. |
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