ĂšLTIMOS

TV Brasil apresenta especiais em homenagem a Aderbal Freire-Filho


Em tributo ao ilustre diretor de teatro Aderbal Freire-Filho, que faleceu nesta quarta (9), aos 82 anos, a TV Brasil exibe uma sĂ©rie de atrações temáticas de sexta-feira (11) a domingo (13). Destaque para a maratona com edições especiais do programa Arte do Artista, apresentado por ele no canal pĂşblico entre 2012 e 2016, e entrevistas marcantes do homenageado para diferentes produções da emissora.

Para reverenciar o ator e dramaturgo, a programação leva ao ar seis episĂłdios memoráveis do Arte do Artista em duas sequĂŞncias de trĂŞs programas nesta sexta-feira (11), Ă s 22h30, e no sábado (12), Ă s 21h30. No primeiro dia, a TV Brasil resgata a presença de Marieta Severo, Walter Carvalho e GregĂłrio Duvivier na produção. Depois, traz a participação de Flávia Oliveira, Eduardo Kobra e Clarice FalcĂŁo.

A emissora pĂşblica ainda apresenta uma versĂŁo especial do Recordar Ă© TV no domingo (13), Ă s 20h, com material exclusivo preservado no acervo. A homenagem utiliza entrevistas histĂłricas concedidas por Aderbal Freire-Filho para o saudoso jornalista Alberto Dines no programa ObservatĂłrio da Imprensa, em 2016, e para Liliane Reis, no EstĂşdio MĂłvel, no mesmo ano, exibidas pela TV Brasil. O conteĂşdo ainda inclui um papo de Aderbal com CaĂ­que Ferreira no programa Curto Circuito, da TVE/RJ, em 1992.


Sobre Aderbal

Natural de Fortaleza, Aderbal era formado em Direito, mas seguiu trajetória no universo artístico, meio em que estava envolvido desde a juventude quando integrou grupos amadores de teatro. Radicado no Rio de Janeiro desde os anos 1970, ele teve experiências como ator, mas se sentia realizado mesmo na direção.

O dramaturgo ganhou várias premiações, entre elas o Prêmio Shell de Teatro pela peça "Incêndios". Casado com a atriz Marieta Severo, Aderbal dirigiu dezenas de espetáculos nos palcos e fez alguns poucos trabalhos na atuação.

Foi na TV Brasil que Aderbal Freire-Filho descobriu-se apresentador, em 2012, quando aceitou o desafio de conduzir um novo formato de programa. Com mais de 100 edições em cinco anos e quatro temporadas no ar, o Arte do Artista marcou a estreia tardia de Aderbal na apresentação. 

A atração inovou na estĂ©tica e no formato com uma proposta experimental ao misturar diferentes linguagens com influĂŞncias da televisĂŁo, do teatro e do cinema. A proposta do Arte do Artista era empregar o conceito de obra aberta, em que a concepção Ă© paralela Ă  produção.

Como pano de fundo para a conversa com seus convidados, o programa conduzido por Aderbal utilizava elementos cênicos de peças e espetáculos que marcaram a carreira do diretor. Os bate-papos aconteciam sobre o chão da peça "As Centenárias" ou, muitas vezes, dentro da banheira do espetáculo "O Púcaro Búlgaro". Também estavam lá os arquivos de "O que diz Molero", a coxia de "Hamlet", as cadeiras de "Depois do filme" e até o Pequod, navio no qual o capitão Ahab buscou sua baleia branca na encenação de "Moby Dick".

Na TV Brasil, Aderbal Freire-Filho entrevistou figuras renomadas das mais diferentes áreas da cena artĂ­stica e cultural brasileira. Os saudosos Domingos Oliveira, Nicette Bruno e RogĂ©ria estiveram no programa.

Arte do Artista recebeu ainda astros como Wagner Moura, Ruy Guerra, Gerald Thomas, AntĂ´nio CĂ­cero, Mateus Solano, Fábio Porchat, Nathalia Timberg, Thalita Rebouças, Selton Mello, Camila Pitanga, Alexandre Nero, Deborah Colker, MarĂ­lia Gabriela, Paulinho da Viola, WanderlĂ©a, Matheus Nachtergaele, Conceição Evaristo, entre outros.

Nenhum comentário