Programa Brasil no Mundo aborda enfrentamento ao racismo
O próximo episódio do Brasil no Mundo aborda uma das questões mais graves da humanidade: o racismo. Gravada no Brasil e em Angola, a atração, que vai ao ar neste sábado (9), 20h30, no Canal Gov, traz, entre outros assuntos, os desafios do governo e da sociedade na busca por mais igualdade e oportunidade e a repercussão da escravidão nos dias de hoje. Para o debate, o jornalista Marcos Uchôa recebe os ministros Anielle Franco, da Igualdade Racial, e Silvio Almeida, dos Direitos Humanos e Cidadania.
Durante a conversa, Anielle Franco destacou a importância de polĂticas pĂşblicas no enfrentamento ao tema. “Falar em desigualdade, racismo, acesso de pessoas negras Ă saĂşde, educação, enfim, tantas outras coisas, Ă© importante. Falta um pouco ainda para a nossa mentalidade dar uma girada para que muitos entendam que somos 57% da população e que nĂŁo estamos ainda com a vida digna que deverĂamos.”
Já SĂlvio Almeida falou sobre ações voltadas para os direitos humanos. “O que a gente quer Ă© promover um discurso de direitos humanos que vá alĂ©m de pedir para as pessoas nĂŁo serem racistas. NĂłs queremos alcançar algo maior, que vá a uma dimensĂŁo de economia, polĂtica, oportunidades, escola e empregos. Por isso, o nosso trabalho Ă© para que haja um fortalecimento dos sistemas de proteção social, saĂşde, educação e cultura”, defendeu o ministro.
O programa, segundo UchĂ´a, reforça que ações antiracistas deveriam ser prioridade no mundo civilizado. “O racismo no Brasil vem de muito longe, mas lições do exemplo de Mandela chegaram pra gente. Ter um ministĂ©rio para tratar de igualdade racial Ă© uma delas”, afirmou Marcos UchĂ´a.
Brasil no Mundo
Apresentação: Marcos Uchôa
Sábados, 20h30, no Canal Gov.
Saiba como sintonizar o Canal Gov na sua TV: https://canalgov.ebc.com.br
Você também pode assistir pelo YouTube: https://www.youtube.com/@canalgov
Nenhum comentário