Quarteto de Cordas da UFF interpreta Haydn e Tchaikovsky no Partituras
Em novo horário na programação da TV Brasil, às quartas, às 22h30, o programa Partituras exibe a performance inédita do Quarteto de Cordas da UFF com repertório de Haydn e Tchaikovsky no salão nobre do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. O público também pode conferir a apresentação desta quarta (1º) no app TV Brasil Play. A produção ainda tem uma versão radiofônica na Rádio MEC.
Formado na dĂ©cada de 1980, o Quarteto de Cordas da UFF Ă© atualmente composto pelos mĂşsicos Tomaz Soares (violino), UbiratĂŁ Rodrigues (violino), Clara Santos (viola) e Glenda Carvalho (violoncelo). O grupo desenvolve atividades de pesquisa e difusĂŁo do repertĂłrio camerĂstico, seja de compositores brasileiros ou peças internacionais de tradição voltadas para esta formação.
No concerto, o conjunto vinculado Ă Universidade Federal Fluminense executa duas obras da chamada tradição: produções musicais existentes há quase trezentos anos, incluindo tĂtulos originais para a composição em quarteto.
O repertĂłrio inicia com a mĂşsica conhecida como o "Quarteto do Imperador", de Franz Joseph Haydn, autor do perĂodo clássico considerado o "pai dos quartetos de cordas". O austrĂaco foi o primeiro compositor a consolidar a escrita de temas para esta formação com dois violinos, viola e violoncelo.
A apresentação exclusiva tambĂ©m traz a peça "quarteto em rĂ© maior nĂşmero 1", do compositor Piotr Ilitch Tchaikovski. Para realizar essa obra, o artista russo buscou inspiração em anotações de melodias folclĂłricas de tradição oral de seu paĂs.
O cenário escolhido para o concerto Ă© o salĂŁo nobre do FĂłrum de CiĂŞncia e Cultura da UFRJ, espaço intimista com acĂşstica privilegiada. ConstruĂdo em 1922 para as comemorações do centenário da independĂŞncia do Brasil, o edifĂcio já abrigou o cĂ©lebre hotel sete de setembro.
Sobre o Partituras
O programa Partituras busca democratizar o acesso à chamada "grande música" com espetáculos semanais na televisão aberta. Nesta nova leva de episódios inéditos, conjuntos musicais interpretam repertórios exclusivos para a atração em ambientes de beleza arquitetônica e grande relevância histórica.
O público ainda poderá conferir um pouco mais sobre os autores e músicas executadas, e também sobre o ambiente onde se realiza o concerto. A ideia é aprofundar e enriquecer a experiência do telespectador, que pode conhecer a trajetória dos artistas, descobrir aspectos interessantes sobre as obras e saber curiosidades da locação.
Além da janela na televisão e em plataformas digitais, o Partituras tem uma versão radiofônica que vai ao ar pela Rádio MEC. As apresentações da temporada do programa nas ondas da emissora pública podem ser acompanhadas aos domingos, ao meio-dia.
A Rádio MEC FM está na frequĂŞncia 99,3 MHz e AM 800 kHz no Rio de Janeiro. A programação em BrasĂlia pode ser ouvida em FM 87,1 MHz e AM 800 kHz. O pĂşblico tambĂ©m sintoniza a emissora em Belo Horizonte no dial FM 87,1 MHz. O conteĂşdo ainda Ă© veiculado no app Rádios EBC.
Nenhum comentário