Pular para o conteúdo principal

Com direção e produção de Johnny Massaro, filme ‘A Cozinha’ estreia no Globoplay

Foto: Alexandre Furcolin

‘A Cozinha’, primeiro longa-metragem de Johnny Massaro como diretor, já está disponível no Globoplay. Escrita e protagonizada por Felipe Haiut, que também assina a produção junto com Massaro, a obra audiovisual é uma adaptação da peça teatral homônima encenada em 2017, com o seu elenco original: Felipe Haiut, Julia Stockler, Saulo Arcoverde e Catharina Caiado.

Tendo a cozinha como o principal e único cenário, a trama gira em torno do reencontro entre dois amigos de infância, Miguel (Felipe Haiut), um artista em crise, e Rodrigo (Saulo Arcoverde). As presenças inesperadas de Letícia (Julia Stockler), com quem Miguel vive um relacionamento fracassado, e Carla (Catharina Caiado), noiva de Rodrigo, instauram um clima de tensão. Em meio a conversas banais e o resgate de memórias reprimidas, a hostilidade entre os quatro aumenta quando Letícia questiona a sexualidade de Miguel.

“A experiência de dirigir um filme foi e continua sendo transformadora. Eu aprendi sobre todas as etapas de realização de um filme, mas sinto que o processo de entendimento é contínuo e que, certamente, ainda vou aprender muito, ainda mais agora que ele estará disponível ao grande público”, avalia Johnny Massaro.

A produção reúne premiações e diversas passagens por festivais nacionais e internacionais, entre eles o Festival do Rio de 2022, com sessão extra a pedido do público; a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo; o Festival Internacional do Uruguai; o Philadelphia Latino Film Festival; o Festival de Comunicurtas, onde recebeu o prêmio de Melhor Trilha Sonora; o Rio LGBTQIA+ Festival de Cinema, com a premiação de Melhor Direção; e, recentemente, o 30º Festival de Cinema de Vitória.

“Depois do filme percorrer tantos festivais, com salas lotadas e o público reagindo de forma positiva, sinto que a chegada da produção ao Globoplay é uma possibilidade de alcançar mais pessoas, que terão a mesma a experiência das salas de cinemas, mas no conforto de casa. Não poderia existir outro lugar para esse filme estar, pois é uma plataforma nacional, com conteúdos e histórias de qualidade, que muitas vezes me servem de inspiração, explica Felipe Haiut.

Com direção de Johnny Massaro e roteiro assinado por Felipe Haiut, ‘A Cozinha’ é uma produção da Hipérbole e Cosmocine. No elenco, Felipe Haiut, Julia Stockler, Saulo Arcoverde e Catharina Caiado. A produção é liderada por Felipe Haiut e Johnny Massaro, com a direção de produção de Guilherme Bolo.

Confira as entrevistas com o diretor Johnny Massaro e com o roteirista Felipe Haiut:

Entrevista com Johnny Massaro

Qual é a diferença de estar na frente e atrás das câmeras?   

Estar atrás das câmeras me fez entender que o ator é a ponta mais sensível do processo. Tudo o que todos os departamentos fazem é pensar na construção da cena, mas de uma maneira objetiva, concreta. Já o trabalho do ator envolve uma entrega que, embora também seja objetiva, pertence mais ao campo do subjetivo, pois é sobre emoções. Nesse sentido, me sinto imensamente mais vulnerável como ator do que como diretor.

Quais as inspirações e os desafios?   
Trabalhamos com muitas referências, como “Deus da Carnificina”, “Uma mulher alta”, “Quem tem medo de Virginia Wolf?” e por aí vai. Sinto que o maior desafio é sempre o tempo, pois no set nós temos que lidar constantemente com esta equação: como fazer caber a execução de uma cena dentro de um dia, lidando com as expectativas, frustrações e bençãos em relação ao que foi pensado inicialmente. E no caso da “Cozinha”, tivemos apenas seis diárias de filmagem.

O filme tem passado por vários festivais e está sendo muito bem recebido pelas plateias. Qual é a sua expectativa com a estreia do filme no Globoplay?   
A recepção nos festivais foi realmente surpreendente. Tivemos sessões extras no Festival do Rio e na Mostra de São Paulo, algo raro de acontecer. Confesso que meu barato não é nem mais assistir ao filme, mas sim a reação da plateia. A história é uma montanha russa de emoções, em que as personagens vão do cômico ao trágico, com muito deboche, tensão, tesão e humor. Minha expectativa é que o público de casa possa sentir a catarse que eu vi as pessoas experienciando no cinema!

Entrevista com Fellipe Haiut

Como surgiu a ideia de transformar a peça em filme?   

A ideia de transformar em audiovisual já existia desde a construção da peça, que começou em 2017, quando nos reuníamos na cozinha da antiga casa do Johnny, no Rio, para rascunhar os roteiros e, meses depois, encenar o espetáculo teatral. Para mim, sempre teve algo cinematográfico na forma como a gente fazia, eu conseguia ver enquadramentos que ninguém mais via. Eram detalhes que mudavam de acordo com o lugar. O movimento de fazer o filme surgiu na pandemia, pois eu estava vivendo um momento difícil, buscando maneiras de me expressar. Todos nós estávamos naquele processo de entender as mudanças do mundo e presos dentro de casa. Daí eu liguei para o Johnny e perguntei se ele tinha o desejo de dirigir ‘A Cozinha’.

Como foi a experiência?   
Nós, eu e Johnny, entendemos que o elenco deveria permanecer o mesmo da peça, pois já existia um jogo, uma conexão e, claro, toda uma história nossa. O processo de ensaio para o audiovisual foi uma loucura, pois ensaiávamos remotamente e só nos encontramos antes de viajar para a locação. É um filme feito a muitas mãos, com uma equipe incrível, que entrou com a gente de maneira colaborativa e de forma cooperativa.

Como foi a escolha do elenco? 
Durante a peça estabelecemos uma irmandade. É uma relação mesmo de família, com muito carinho, cuidado e amor. Saulo e a Catarina, por exemplo, são dois atores do filme que se casaram por conta da peça e eu e a Júlia somos padrinhos da filha deles.

E, para finalizar, como você descreveria 'A Cozinha' para o público?   
Eu diria para o público que é na cozinha onde a festa realmente acontece.

Mais lidas nos últimos dias

Quem é o pai do Téo? Thamiris Mandú promete reviravolta na trama com grande revelação

Thamiris Mandú no “Queijo com Goiabada” (Foto: Divulgação/SBT) O  “Queijo com Goiabada” desta terça-feira, 22 de agosto , recebe a atriz  Thamiris Mandú.  Ela conta sobre sua trajetória profissional e o mistério envolvendo a paternidade de Téo em “A Infância de Romeu e Julieta”.  O episódio vai ao ar às 21h40, no YouTube da TV ZYN, SBT Vídeos e nas plataformas de áudio. O início da carreira foi um trabalho com festa infantil, aos poucos foi surgindo a paixão pela atuação em Thamiris Mandú. Além de atriz, ela é formada em balé clássico, domina o jazz, sapateado e é diretora de drag queens. A entrevistada afirma que leva a dança e a música para dentro do set de gravação e aos palcos:  “Eu trabalhei seis anos com festa infantil, eu fazia caracterização de personagem. Já fiz peça infantil e fiz teatro-escola [...]. E a dança me deu uma disciplina que é necessária em cena, em consciência de corpo”. Na trama, Amanda é melhor amiga e sócia de Mariana [ Juliana Schalch ] no Armazém

Inédito! Programa Silvio Santos com Patricia Abravanel tem embate imperdível entre Lucas Guimarães e Carlinhos Maia no “Jogo das 3 Pistas”

(Foto: Gabriel Cardoso/SBT) Lucas Guimarães e Carlinhos Maia  vão estar no  Programa Silvio Santos com Patricia Abravanel   deste domingo, 10 de dezembro, inédito , para participar do  “Jogo das 3 Pistas”.  Enquanto se divertem, eles conversam com a apresentadora sobre suas carreiras consolidadas de influenciadores digitais e dos mais de 14 anos juntos. Vivendo entre tapas e beijos, é verdade, mas, mesmo nos momentos de crise, se amando. Prova disso são os beijos e as demonstrações de carinho e afeto entre os dois durante a participação. Os planos para o próximo ano também são assunto. Depois do anúncio das novidades, feito por  Daniela Beyruti, CEO da emissora , no evento de confraternização de fim de ano, no último fim de semana, Patricia brinca ‘antecipando’ a assinatura do vínculo do canal com Lucas Guimarães. O programa também recebe vários cantores de sucesso, que irão colocar a prova os seus conhecimentos e farão de tudo para vencerem o clássico  “Qual é a Música”. T

José Carlos Semenzato narra trajetória de sucesso a Danilo Gentili nesta terça (23)

(Foto: Rogerio Pallatta/SBT) Presidente da maior holding de franquias do Brasil e um dos tubarões mais vorazes do ‘Shark Tank Brasil’,  José Carlos Semenzato  vem ao  The Noite  desta  terça-feira (23)  para falar sobre a bem-sucedida trajetória no mundo dos negócios e seu livro “Você Pode Tudo: persistência, paixão e apetite para transformar sonhos em realidade”. “ Contar essa história, por mais que muita gente tenha ouvido, é uma mensagem para as pessoas que acham que, porque elas nasceram sem oportunidade, em um lar humilde, moram em uma comunidade, elas não podem mudar o status quo da vida delas. Eu tive muito cedo uma visão de colocar a minha régua dos sonhos lá em cima. Morando em um barraco na periferia de Lins eu consegui construir sonhos e cenários grandiosos ”, declara. Ele lembra o primeiro ofício e conta: “ quando eu tinha 13 anos, minha mãe começou a fazer coxinhas para eu vender…. O Fusquinha 1962 veio, fruto da venda de coxinhas, seis a oito meses de trabalho

Confira a programação da Band entre os dias 11 a 17 de dezembro

Foto: Divulgação GUIA DE PROGRAMAÇÃO / SEGUNDA / 11-12-2023 / BAND SP 04:00 1º JORNAL HD CC 06:00 IGREJA UNIDA DEUS PROVERÁ HD CC 08:00 BORA BRASIL - Local HD CC 09:00 BORA BRASIL HD AD CC 09:25 THE CHEF com Edu Guedes HD L AD CC 11:00 JOGO ABERTO HD AD CC 12:00 JOGO ABERTO - debate HD CC 13:00 OS DONOS DA BOLA HD CC 14:30 MELHOR DA TARDE com Catia Fonseca HD L AD CC 16:00 BRASIL URGENTE HD AD CC 18:50 BRASIL URGENTE - SP HD CC 19:20 JORNAL DA BAND HD CC 20:30 MELHOR DA NOITE HD 12 CC 22:00 PERRENGUE DO DIA HD 12 CC 22:45 OUTLANDER - 5ª Temporada HD 16 AD DUB SAP CC SEM Episódio 01: "A Cruz de Fogo" RPTV 23:45 JORNAL DA NOITE HD CC 00:45 ESPORTE TOTAL HD CC 01:40 DOC BANDSPORTS HD CC 02:30 +INFO HD CC 03:00 JORNAL DA BAND - reapresentação HD CC

Celso Portiolli traz ex-integrantes do “Programa Pânico” para uma disputa ao vivo no “Domingo Legal” deste domingo (10)

(Foto: Francisco Cepeda/SBT) Eles fizeram história na televisão e agora estão no  “Domingo Legal”  para uma batalha acirrada no game show  “Passa ou Repassa” . Os ex-integrantes do “ Programa Pânico”  estão na atração deste  domingo, 10 de dezembro, ao vivo . No time azul,  Charles Henriquepédia , repórter humorístico, dono do bordão “Ah Muleke”;  Aricia Silva , modelo e assistente de palco e o  Bola , apresentador e humorista. Já no time amarelo, o humorista  Confuso Sobrinho ; a modelo, influenciadora e assistente de palco  Carol Narizinho  e o comediante  Gui Santana . As gincanas garantem diversão ao público, mas os participantes prometem jogar pesado para levar o troféu para casa. Celso Portiolli  também exibe nesta semana mais um episódio inédito do  “Comprar é bom, Levar é melhor!” . Neste domingo, o quadro recebe a Família Santos (Porto Velho/RO) enfrentando as 7 “temidas” perguntas e tentando a sorte por até 80 mil reais em produtos. O ' Domingo   Legal ' v