Pular para o conteúdo principal

Conceição Evaristo é a convidada do programa Trilha de Letras


Considerada um dos grandes nomes da literatura brasileira, a escritora mineira Conceição Evaristo é entrevistada pela apresentadora Eliana Alves Cruz no programa Trilha de Letras desta quarta (15), às 22h, na TV Brasil. A atração inédita da emissora pública ainda fica disponível no app TV Brasil Play.

O papo exclusivo resgata o conceito de escrevivência, criado pela autora. Entre outros temas, ela aborda a memória, a importância de grandes figuras femininas na sua trajetória e a força da literatura como agente de transformação. O conteúdo tem uma versão transmitida pela Rádio MEC mais tarde, às 23h.

A autora faz questão de ressaltar o ineditismo do encontro. "Estamos vivendo uma fase que tem sido muito benéfica. É a primeira vez que estou em um programa de televisão sendo entrevistada por uma escritora negra", celebra.

O compromisso com o público que se interessa pelo que ela escreve é um dos temas em pauta. "Quem me confere o status de escritora não é o meu texto isolado. É a leitura na medida em que o livro é apropriado e lido. É quem está me lendo e se sente reduzido pelo meu texto", pontua.

Vencedora do Jabuti, Conceição Evaristo redigiu sucessos literários. Ela é autora de obras como os romances "Becos da Memória" (2006) e "Ponciá Vicêncio" (2003) e o livro de contos "Olhos d’água" (2014). Durante a produção, ela lê um trecho de "Canção para Ninar Menino Grande" (2022).

No quadro "Dando a Letra", espaço do programa que traz uma dica semanal de leitura, a booktuber Ad Novaes recomenda o título "Mariposa Vermelha", livro de fantasia redigido pela pernambucana Fernanda Castro para adultos. Repleta de reviravoltas, a sedutora trama oferece uma narrativa envolvente.


Oralidade e reconhecimento tardio

Durante a conversa informal na telinha da TV Brasil, Conceição Evaristo ressalta a oralidade presente em sua produção literária. "A oralidade é uma senha fundamental para a minha literatura e eu diria que é um projeto estético. Quero criar meu texto o mais próximo possível da linguagem oral", afirma.

Em sua obra, Conceição Evaristo desenvolve diálogos com base na gramática do cotidiano. Para a convidada, é preciso respeitar as diferentes formas de se apropriar da língua portuguesa. Com propriedade, a escritora defende a concordância semântica.

O programa abre espaço para ela esmiuçar a sua escrevivência. A contista, poeta, romancista e teórica fala sobre o conceito que se tornou objeto de estudo e um marco ao se referir à literatura que fala e se compromete com a realidade de uma mulher negra em uma sociedade profundamente desigual.

Nesta edição do Trilha de Letras, Conceição Evaristo abre o coração e comenta o reconhecimento, que demorou a vir. "Sempre duvidaram que nós tivéssemos capacidade de fala", critica, ao falar sobre os desafios impostos às mulheres negras.


Eleição de uma escritora negra para a ABL

Sobre sua relação com a Academia Brasileira de Letras - a mesma ABL que recusou sua candidatura ao posto de imortal com apenas um voto na polêmica eleição, Conceição Evaristo é franca. Ela celebra a entidade escolher, recentemente, o indígena Ailton Krenak para uma das cadeiras e pontua a tendência de abertura da centenária instituição aos novos tempos.

"A entrada do Krenak me deu uma esperança muito grande, uma satisfação, mas também uma sensação de dever cumprido. A minha candidatura, quando eu tive um voto, e o fato de ela ainda ser comentada, não foi um trabalho perdido", argumenta sobre a campanha que, em 2018, causou comoção popular.

Conceição Evaristo prossegue no raciocínio. "As pessoas ficaram muito frustradas, até mais do que eu. A candidatura obrigou a própria Academia a repensar. Incomodou a Academia. Eu não tinha essa intenção. O importante não é ser a primeira (mulher negra na ABL). O importante é abrir perspectiva", conclui.


Sobre o programa

O Trilha de Letras busca debater os temas mais atuais discutidos pela sociedade por meio da literatura. A cada edição, o programa recebe um convidado diferente. A atração foi idealizada em 2016 pela jornalista Emília Ferraz, atual diretora do programa que entrou no ar em abril de 2017. Nesta temporada, os episódios foram gravados na BiblioMaison, biblioteca do Consulado da França no Rio de Janeiro.

TV Brasil já produziu três temporadas do programa e recebeu mais de 200 convidados nacionais e estrangeiros. As duas primeiras temporadas foram apresentadas pelo escritor Raphael Montes. A terceira, por Katy Navarro, jornalista da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A jornalista, escritora e roteirista Eliana Alves Cruz assume a quarta temporada, que também ganha uma versão na Rádio MEC.

A produção exibida pelo canal público às quartas, às 22h, tem horário alternativo aos domingos, às 23h. O Trilha de Letras ainda vai ao ar nas madrugadas de quarta para quinta e de domingo para segunda, na telinha. Já na programação da Rádio MEC, o conteúdo é apresentado às quartas, às 23h.

Comentários

Mais lidas nos últimos dias

Confira a programação da TV Globo entre os dias 20 a 26 de abril

Foto: Reprodução/Internet Atenção A grade abaixo é relativa à programação praticada no fuso horário de Brasília. As emissoras com fuso horário diferenciado terão uma grade de exibição ajustada às suas necessidades locais. Sábado, 20/04/2024 04:30 Corujão II - Veneza 06:00 Globo Repórter 06:50 É de Casa 11:45 Praça TV - 1ª Edição 12:50 Parabólicos 13:00 Globo Esporte 13:25 Jornal Hoje 14:10 Cheias de Charme 14:40 Sessão de Sábado - Acertando as Contas com o Papai 16:15 Caldeirão Com Mion 18:40 No Rancho Fundo 19:25 Praça TV - 2ª Edição 19:45 Família é Tudo 20:30 Jornal Nacional 21:20 Renascer 22:25 Altas Horas 00:15 Supercine - A Noite do Jogo 01:55 Família é Tudo 02:35 Corujão I - O Passageiro Domingo, 21/04/2024 04:20 Corujão II - Chocante 05:45 Santa Missa 06:35 Globo Comunidade 07:05 Pequenas Empresas & Grandes Negócios 07:50 Globo Rural 09:10 Auto Esporte 09:45 Esporte Espetacular 12:30 Temperatura Máxima

Ana Clara invade casa do Big Brother Brasil 24 após grande final no Multishow

Foto: Reprodução/Internet No  Multishow , os fãs de  Big Brother Brasil 24  vão poder aproveitar mais algumas espiadinhas porque, aqui, o  reality  só acaba quando termina! Nesta terça-feira (16), logo após a final do programa ao vivo na  TV Globo , acontece o  BBB - A Invasão , em que  Ana Clara  vai entrar na casa mais vigiada do Brasil para falar com os cinco finalistas. Já na quarta-feira (17),  Ana Clara  reúne todos os participantes dessa edição para relembrarem os momentos mais marcantes no  BBB - O Reencontro , às 22h30. Os  brothers  e  sisters  irão analisar vivências durante o confinamento, além de contarem com a presença de convidados especiais. O programa marca o primeiro encontro oficial dos participantes após o encerramento do reality e promete muita descontração! BBB - A INVASÃO Exibição: Terça-feira (16), logo após a final no Multishow BBB - O REENCONTRO Exibição: Quarta-feira (17) às 22h30 no Multishow

Confira os filmes que serão exibidos na TV Globo entre os dias 20 a 26 de abril

Foto: Reprodução/Internet Sábado, 20/04/2024 Corujão II Veneza Título Original: Veneza País de Origem: Brasileira Ano de Produção: 2019 Diretor: Miguel Falabella Elenco: Carmen Maura, Dira Paes, Eduardo Moscovis, Carol Castro, Danielle Winits Classe: Ficção, Drama Reencontrar o único homem que amou é o sonho de Gringa, dona de um bordel. Ela insiste em ir a Veneza para pedir perdão ao amante que abandonou no passado. Sessão de Sábado Acertando as Contas com o Papai Título Original: Getting Even With Dad País de Origem: Americana Ano de Produção: 1994 Diretor: Howard Deutch Elenco: Ted Danson, Macaulay Culkin Classe: Comédia Menino vai viver com o pai, ex-presidiário que está ocupado planejando um de seus roubos. Ele decide esconder as moedas roubadas para ganhar a atenção do pai. Supercine A Noite do Jogo Título Original: Game Night País de Origem: Americana Ano de Produção: 2017 Diretor: John Francis Daley, Jonathan Goldste

Confira a programação da Record entre os dias 22 a 28 de abril

Foto: Reprodução/Internet 22.04.2024 SEGUNDA-FEIRA 05H00 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H00 BOLETIM JORNAL DA RECORD 07H05 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H30 BALANÇO GERAL MANHÃ SP * 08H40 FALA BRASIL 10H00 HOJE EM DIA 11H50 BALANÇO GERAL SP * 15H30 A TERRA PROMETIDA 16H30 CIDADE ALERTA 17H10 BOLETIM JORNAL DA RECORD 17H15 CIDADE ALERTA 17H40 BOLETIM JORNAL DA RECORD 17H45 CIDADE ALERTA * 19H55 JORNAL DA RECORD 21H00 REIS - EDIÇÃO ESPECIAL 21H45 GÊNESIS 22H30 A GRANDE CONQUISTA - ESTREIA 23H30  CHICAGO MED: ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA 00H15  BOLETIM JORNAL DA RECORD 00H45 PROGRAMAÇÃO IURD 23.04.2024 TERÇA-FEIRA 05H00 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H00 BOLETIM JORNAL DA RECORD 07H05 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H30 BALANÇO GERAL MANHÃ SP * 08H40 FALA BRASIL 10H00 HOJE EM DIA 11H50 BALANÇO GERAL SP * 15H30 A TERRA PROMETIDA 16H30 CIDADE ALERTA 17H10 BOLETIM JORNAL DA RECORD 17H15 CIDADE ALERTA 17H40 BOLETIM JORNAL DA RECORD 17H45 CIDADE ALERTA * 19H55 JORNAL DA RECORD 21H00 REIS 21H45 GÊNESIS 22H30 A GR

Aparecida Sertaneja destaca os talentos de Cecília Militão e Ricky Vallen

Foto: Divulgação No "Aparecida Sertaneja" desta segunda-feira (15/4), às 19h30, Mariangela Zan recebe no palco grandes nomes da música. E entre as participações no programa da  TV Aparecida  estarão os cantores Cecília Militão e Ricky Vallen, convidados do quadro "Encontro Musical: Vozes e Clássicos". Cecília Militão traz em sua trajetória uma história de amor pela música que começou aos 8 anos de idade. Ao longo de 30 anos de carreira, ela se destacou pela sua versatilidade e habilidades vocais. A artista já participou de diversas competições musicais, com destaque para o "Máquina da Fama", do SBT, onde foi campeã; o programa "Novos Talentos" e a semifinal do prestigiado "The Voice Brasil", na TV Globo. Ricky Vallen é dono de uma das vozes mais poderosas da música contemporânea brasileira. Foi vencedor da 2ª edição do quadro "Shadow Brasil", do Programa Raul Gil. Seu repertório eclético junta com extraordinária ha