Pular para o conteúdo principal

Conceição Evaristo é a convidada do programa Trilha de Letras


Considerada um dos grandes nomes da literatura brasileira, a escritora mineira Conceição Evaristo é entrevistada pela apresentadora Eliana Alves Cruz no programa Trilha de Letras desta quarta (15), às 22h, na TV Brasil. A atração inédita da emissora pública ainda fica disponível no app TV Brasil Play.

O papo exclusivo resgata o conceito de escrevivência, criado pela autora. Entre outros temas, ela aborda a memória, a importância de grandes figuras femininas na sua trajetória e a força da literatura como agente de transformação. O conteúdo tem uma versão transmitida pela Rádio MEC mais tarde, às 23h.

A autora faz questão de ressaltar o ineditismo do encontro. "Estamos vivendo uma fase que tem sido muito benéfica. É a primeira vez que estou em um programa de televisão sendo entrevistada por uma escritora negra", celebra.

O compromisso com o público que se interessa pelo que ela escreve é um dos temas em pauta. "Quem me confere o status de escritora não é o meu texto isolado. É a leitura na medida em que o livro é apropriado e lido. É quem está me lendo e se sente reduzido pelo meu texto", pontua.

Vencedora do Jabuti, Conceição Evaristo redigiu sucessos literários. Ela é autora de obras como os romances "Becos da Memória" (2006) e "Ponciá Vicêncio" (2003) e o livro de contos "Olhos d’água" (2014). Durante a produção, ela lê um trecho de "Canção para Ninar Menino Grande" (2022).

No quadro "Dando a Letra", espaço do programa que traz uma dica semanal de leitura, a booktuber Ad Novaes recomenda o título "Mariposa Vermelha", livro de fantasia redigido pela pernambucana Fernanda Castro para adultos. Repleta de reviravoltas, a sedutora trama oferece uma narrativa envolvente.


Oralidade e reconhecimento tardio

Durante a conversa informal na telinha da TV Brasil, Conceição Evaristo ressalta a oralidade presente em sua produção literária. "A oralidade é uma senha fundamental para a minha literatura e eu diria que é um projeto estético. Quero criar meu texto o mais próximo possível da linguagem oral", afirma.

Em sua obra, Conceição Evaristo desenvolve diálogos com base na gramática do cotidiano. Para a convidada, é preciso respeitar as diferentes formas de se apropriar da língua portuguesa. Com propriedade, a escritora defende a concordância semântica.

O programa abre espaço para ela esmiuçar a sua escrevivência. A contista, poeta, romancista e teórica fala sobre o conceito que se tornou objeto de estudo e um marco ao se referir à literatura que fala e se compromete com a realidade de uma mulher negra em uma sociedade profundamente desigual.

Nesta edição do Trilha de Letras, Conceição Evaristo abre o coração e comenta o reconhecimento, que demorou a vir. "Sempre duvidaram que nós tivéssemos capacidade de fala", critica, ao falar sobre os desafios impostos às mulheres negras.


Eleição de uma escritora negra para a ABL

Sobre sua relação com a Academia Brasileira de Letras - a mesma ABL que recusou sua candidatura ao posto de imortal com apenas um voto na polêmica eleição, Conceição Evaristo é franca. Ela celebra a entidade escolher, recentemente, o indígena Ailton Krenak para uma das cadeiras e pontua a tendência de abertura da centenária instituição aos novos tempos.

"A entrada do Krenak me deu uma esperança muito grande, uma satisfação, mas também uma sensação de dever cumprido. A minha candidatura, quando eu tive um voto, e o fato de ela ainda ser comentada, não foi um trabalho perdido", argumenta sobre a campanha que, em 2018, causou comoção popular.

Conceição Evaristo prossegue no raciocínio. "As pessoas ficaram muito frustradas, até mais do que eu. A candidatura obrigou a própria Academia a repensar. Incomodou a Academia. Eu não tinha essa intenção. O importante não é ser a primeira (mulher negra na ABL). O importante é abrir perspectiva", conclui.


Sobre o programa

O Trilha de Letras busca debater os temas mais atuais discutidos pela sociedade por meio da literatura. A cada edição, o programa recebe um convidado diferente. A atração foi idealizada em 2016 pela jornalista Emília Ferraz, atual diretora do programa que entrou no ar em abril de 2017. Nesta temporada, os episódios foram gravados na BiblioMaison, biblioteca do Consulado da França no Rio de Janeiro.

TV Brasil já produziu três temporadas do programa e recebeu mais de 200 convidados nacionais e estrangeiros. As duas primeiras temporadas foram apresentadas pelo escritor Raphael Montes. A terceira, por Katy Navarro, jornalista da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A jornalista, escritora e roteirista Eliana Alves Cruz assume a quarta temporada, que também ganha uma versão na Rádio MEC.

A produção exibida pelo canal público às quartas, às 22h, tem horário alternativo aos domingos, às 23h. O Trilha de Letras ainda vai ao ar nas madrugadas de quarta para quinta e de domingo para segunda, na telinha. Já na programação da Rádio MEC, o conteúdo é apresentado às quartas, às 23h.

Comentários

Mais lidas nos últimos dias

Confira a programação da TV Globo entre os dias 27 de julho a 02 de agosto

Foto: Reprodução/Internet Atenção A grade abaixo é relativa à programação praticada no fuso horário de Brasília. As emissoras com fuso horário diferenciado terão uma grade de exibição ajustada às suas necessidades locais. Sábado, 27/07/2024 04:10 Globo Repórter 05:00 Olimpíadas de Paris 2024 07:50 Olimpíadas de Paris 2024 11:00 Praça TV - 1ª Edição 11:35 Globo Esporte 11:50 Olimpíadas de Paris 2024 13:50 Olimpíadas de Paris 2024 15:00 Jornal Hoje 15:30 Olimpíadas de Paris 2024 17:30 Caldeirão Com Mion 18:30 No Rancho Fundo 19:10 Praça TV - 2ª Edição 19:25 Família é Tudo 20:00 Jornal Nacional 20:35 Renascer 21:10 Futebol 23:30 Central Olímpica 23:55 Altas Horas 01:10 Supercine - Seberg Contra Todos 02:35 Família é Tudo 03:05 Comédia Na Madruga I Domingo, 28/07/2024 04:00 Olimpíadas de Paris 2024 10:45 Olimpíadas de Paris 2024 12:00 Olimpíadas de Paris 2024 14:45 Olimpíadas de Paris 2024 16:00 Olimpíadas de Paris 2

Com a presença de Zefa Leonel, Blandina e Zé Beltino se casam na igreja em 'No Rancho Fundo'

Foto: Globo/Beatriz Damy Em cenas previstas para irem ao ar a partir desta quarta-feira, dia 24, em ‘No Rancho Fundo’, Blandina (Luisa Arraes) sobe ao altar para se casar com Zé Beltino (Igor Fortunato), depois de Marcelo Gouveia (José Loreto) devolver a aliança da vilã em troca do fim da relação de Artur (Túlio Starling) e Quinota (Larissa Bocchino). No entanto, até a hora do “sim”, o casal vive momentos conturbados. Nesta segunda-feira, 22, Zé Beltino e Seu Tico Leonel (Alexandre Nero) vão até o quarto de Blandina que, vestida de noiva, está com Marcelo Gouveia. Apavorada, ela tira o vestido e esconde Marcelo debaixo da cama. Na terça, 23, Zé Beltino acaba encontrando uma meia do homem esquecida no local. Blandina chora e finge indignação com a desconfiança do noivo e diz que não quer mais se casar. Com a igreja pronta para a cerimônia, Blandina flagra Zé Beltino lamentando a situação com Dracena (Nina Tomsic) no Grande Hotel São Petersburgo. Blandina xinga a amiga e a ac

Vem novelão! 'Cabocla' é a próxima trama do 'Edição Especial'

Foto: Globo/Divulgação Mais um grande clássico da dramaturgia brasileira, 'Cabocla' estará de volta à TV Globo a partir de agosto no 'Edição Especial'. Exibida originalmente em 2004, a segunda versão da obra de Benedito Ruy Barbosa, escrita pelas filhas do autor, Edmara e Edilene Barbosa, gira em torno do amor da cabocla Zuca (Vanessa Giácomo) e do jovem advogado carioca Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira), entremeada por disputas políticas. 'Cabocla' é inspirada no romance homônimo de Ribeiro Couto – escritor da primeira fase do Modernismo - e se passa no fictício município rural de Vila da Mata, em 1918. De um lado da história, a disputa por terras entre os coronéis Boanerges (Tony Ramos) e Justino (Mauro Mendonça) e, do outro, a paixão de Zuca, personagem que revelou a atriz Vanessa Giácomo na TV, pelo "almofadinha" Luís Jerônimo, primo de Boanerges. No começo da trama, a jovem está noiva do peão Tobias - vivido por Malvino Salvador, tamb

Confira os filmes que serão exibidos no SBT entre os dias 29 de julho a 04 de agosto

Data: 30.7.2024 – Terça-feira Título:  Churrasco da Pesada (The  Cookout  - EUA/2004) –  Lionsgate  – Comédia - 16 Anos (HD) Sinopse:  O jovem Todd fecha um contrato milionário com um time de basquete. Para celebrar as conquistas do jogador, sua animada e briguenta família e amigos causam muita confusão num tradicional churrasco. Elenco:  Ja Rule /  Quran  Pender / Queen Latifah Direção:  Lance Rivera Data: 3.8.2024 – Sábado Título:  Ben 10 – Corrida Contra o Tempo (Ben 10 Race Against Time – EUA/2007) – Warner – Aventura – Livre (HD) Sinopse:  Ben Tennyson, após as férias de verão, tentava se adaptar à vida normal, quando um novo vilão invade e aterroriza a cidade com planos de espalhar seus extraterrestres por toda a terra. Elenco:  Graham Phillips / Christien Anholt / Haley Ramm Direção:  Alex Winter Data: 3.8.2024 – Sábado Título:  Godzilla (Godzilla - EUA/2014) – Warner – Ação/Ficção  – 12 Anos (HD) Sinopse:  Ford Brody perdeu a mãe quando crian