Pular para o conteúdo principal

Cultura hip hop pauta Caminhos da Reportagem deste domingo (12/11)

Foto: Divulgação/TV Brasil

Hip hop - 50 anos de cultura de rua” é o tema do programa Caminhos da Reportagem inédito que a TV Brasil exibe neste domingo (12), às 22h. A atração jornalística da emissora pública destaca que no ano em que se comemora meio século do surgimento do hip hop, também se celebra os 40 anos deste movimento no Brasil.

O hip hop é uma cultura de origem negra, que surgiu no bairro do Bronx - um gueto negro, caribenho e latino de Nova York. Foi numa festa de volta às aulas organizada pelos irmãos Kool Herc e Cindy Campbell em agosto de 1973 que o hip hop nasceu. No evento, Herc lançou as bases do hip hop ao improvisar uma técnica que isolou e repetiu batidas de música com dois toca-discos e que ficou conhecida como breakbeat.

O hip hop costuma ser descrito em quatro elementos: o breaking (a dança), o DJ, o MC e o grafite. Nas festas que se popularizaram como “block parties”, aconteciam as apresentações de mestres de cerimônia, os “MCs”, que rimam palavras e frases com uma batida de fundo. A princípio, o MC tinha o papel de introduzir o DJ e animar o público, mas as rimas ganharam espaço e fôlego numa fala sincopada, dando origem ao rap. Quem dançava ao som dos breaks/batidas ficou conhecido como break-boys e break-girls, na abreviação - b-boys e b-girls.

No Brasil, a chegada do hip hop está relacionada à dança que acontecia na esquina entre as ruas 24 de Maio e Dom José de Barros, no centro de São Paulo. Era 1983 quando Nelson Triunfo, dançarino de breaking e figura pioneira do hip hop no Brasil, começou a dançar na rua e a sentir o impacto da repressão policial durante a ditadura militar.

Os dançarinos migraram para outro espaço: o Largo São Bento, no entorno da estação de metrô. É na São Bento que surge a primeira coletânea de hip hop do país, com gravações de nomes como Thaíde e DJ Hum, Sharylaine e o grupo O Credo. Ponto de encontro de b-boys e b-girls, grafiteiros, DJs e MCs, a São Bento também é o local em que KL-Jay e Mano Brown se conhecem e criam os Racionais MCs, um dos principais grupos de rap do Brasil. KL-Jay comenta sobre o que era esperado deles: “falar de polícia, de racismo, violência, isso aí é só lá nos Estados Unidos. Aqui no Brasil é alegria, todo mundo quer alegria. Falaram isso pra gente na nossa cara. E a gente falou que não dá não”.

Mas o hip hop não é uma cultura que se manifesta apenas em São Paulo. No sul do país, ainda nos anos 1980, Porto Alegre também foi palco da efervescência do hip hop. Com uma trajetória que começou nos bailes black no final dos anos 1970 na periferia de Porto Alegre, DJ Nezzo comenta sobre o início do hip hop na cidade: “nós consideramos, aqui, o nosso ponto de referência é a primeira roda de breaking na Rua da Praia em 1983”.

Conhecido como o poeta do rap nacional, o rapper Gog destaca que “o hip hop é música preta” e o grande sucesso da cultura no Brasil se dá porque “traduziu no dia a dia o que as pessoas falavam de forma complexa e complicada”. Rincon Sapiência, um dos expoentes da cultura hip hop contemporânea, fala que “sempre é uma luta de alguma forma. Então ele (o hip hop) sempre contemplou aqueles menos ouvidos, menos representados”.

Eugênio Lima, DJ, ator-MC e pesquisador, compreende o hip hop enquanto tecnologia de pensamento, “ela abre as portas pra juventude periférica porque abre a possibilidade de você narrar sua própria história, de ter a possibilidade do direito sagrado de rimar sua própria vida”.

Em junho, representantes do hip hop de vários estados participaram de uma marcha em Brasília, em busca de reconhecimento como patrimônio cultural e imaterial do país. O grupo da Construção Nacional da Cultura Hip Hop elaborou um decreto de reconhecimento e fomento da cultura que deve ser assinado pelo presidente Lula. O rapper Rafa Rafuagi comenta que a assinatura do documento permitirá recursos que irão diretamente para as periferias e que “o que a gente tá fazendo são expertises por ter vivido e viver dentro das periferias trazendo essas possibilidades que hoje muitos gestores inclusive vêem o hip hop como protagonista dessa mudança”.


Ficha técnica:

Reportagem: Daniel Mello

Produção e roteiro: Sarah Quines

Apoio à reportagem: Ana Aguiar (TV Encontro das Águas), Clarice Passos (TVE/RS), Paulo Leite, Sarah Quines, Tiago Bittencourt e Victor Ribeiro

Apoio à produção: Acácio Barros, Lucas Cruz e Maura Martins

Reportagem cinematográfica: Gilmar Vaz, Jefferson Pastori e JM Barboza

Apoio à reportagem cinematográfica: André Rodrigo Pacheco, Beto Azevedo (TVE/RS), Cadu Pinotti, Charles Pereira (TV Encontro das Águas) e Osvaldo Alves

Auxílio técnico: Eduardo Domingues, Jone Ferreira, Maurício Aurélio Marcelo, Wladimir Ortega e João Batista

Colaboração técnica: Alexandre Souza e José Carlos

Edição de texto: Sarah Quines

Edição e finalização de imagem: Maikon Matuyama

Arte: Caroline Ramos e Alex Sakata

Tema musical do programa: Ricardo Villas


Sobre o programa

Produção jornalística semanal da TV Brasil, o Caminhos da Reportagem leva o telespectador para uma viagem pelo país e pelo mundo atrás de grandes histórias, com uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.

No ar há mais de uma década, o Caminhos da Reportagem é uma das atrações jornalísticas mais premiadas não só do canal, como também da televisão brasileira. Para contar grandes histórias, os profissionais investigam assuntos variados e revelam os aspectos mais relevantes de cada pauta.

Saúde, economia, comportamento, educação, meio ambiente, segurança, prestação de serviços, cultura e outros tantos temas são abordados de maneira única, levando conteúdo de interesse para a sociedade pela telinha da emissora pública.

Questões atuais e polêmicas são tratadas com profundidade e seriedade pela equipe de profissionais do canal. O trabalho minucioso e bem executado é reconhecido com diversas premiações relevantes no meio jornalístico.

Exibido aos domingos, às 22h, o Caminhos da Reportagem disponibiliza as matérias especiais no site http://tvbrasil.ebc.com.br/caminhosdareportagem e no YouTube da emissora pública em https://www.youtube.com/tvbrasil. As edições anteriores também estão no aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site https://tvbrasilplay.com.br/.

Comentários

Mais lidas nos últimos dias

Confira a programação da TV Globo entre os dias 27 de julho a 02 de agosto

Foto: Reprodução/Internet Atenção A grade abaixo é relativa à programação praticada no fuso horário de Brasília. As emissoras com fuso horário diferenciado terão uma grade de exibição ajustada às suas necessidades locais. Sábado, 27/07/2024 04:10 Globo Repórter 05:00 Olimpíadas de Paris 2024 07:50 Olimpíadas de Paris 2024 11:00 Praça TV - 1ª Edição 11:35 Globo Esporte 11:50 Olimpíadas de Paris 2024 13:50 Olimpíadas de Paris 2024 15:00 Jornal Hoje 15:30 Olimpíadas de Paris 2024 17:30 Caldeirão Com Mion 18:30 No Rancho Fundo 19:10 Praça TV - 2ª Edição 19:25 Família é Tudo 20:00 Jornal Nacional 20:35 Renascer 21:10 Futebol 23:30 Central Olímpica 23:55 Altas Horas 01:10 Supercine - Seberg Contra Todos 02:35 Família é Tudo 03:05 Comédia Na Madruga I Domingo, 28/07/2024 04:00 Olimpíadas de Paris 2024 10:45 Olimpíadas de Paris 2024 12:00 Olimpíadas de Paris 2024 14:45 Olimpíadas de Paris 2024 16:00 Olimpíadas de Paris 2

Com a presença de Zefa Leonel, Blandina e Zé Beltino se casam na igreja em 'No Rancho Fundo'

Foto: Globo/Beatriz Damy Em cenas previstas para irem ao ar a partir desta quarta-feira, dia 24, em ‘No Rancho Fundo’, Blandina (Luisa Arraes) sobe ao altar para se casar com Zé Beltino (Igor Fortunato), depois de Marcelo Gouveia (José Loreto) devolver a aliança da vilã em troca do fim da relação de Artur (Túlio Starling) e Quinota (Larissa Bocchino). No entanto, até a hora do “sim”, o casal vive momentos conturbados. Nesta segunda-feira, 22, Zé Beltino e Seu Tico Leonel (Alexandre Nero) vão até o quarto de Blandina que, vestida de noiva, está com Marcelo Gouveia. Apavorada, ela tira o vestido e esconde Marcelo debaixo da cama. Na terça, 23, Zé Beltino acaba encontrando uma meia do homem esquecida no local. Blandina chora e finge indignação com a desconfiança do noivo e diz que não quer mais se casar. Com a igreja pronta para a cerimônia, Blandina flagra Zé Beltino lamentando a situação com Dracena (Nina Tomsic) no Grande Hotel São Petersburgo. Blandina xinga a amiga e a ac

Vem novelão! 'Cabocla' é a próxima trama do 'Edição Especial'

Foto: Globo/Divulgação Mais um grande clássico da dramaturgia brasileira, 'Cabocla' estará de volta à TV Globo a partir de agosto no 'Edição Especial'. Exibida originalmente em 2004, a segunda versão da obra de Benedito Ruy Barbosa, escrita pelas filhas do autor, Edmara e Edilene Barbosa, gira em torno do amor da cabocla Zuca (Vanessa Giácomo) e do jovem advogado carioca Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira), entremeada por disputas políticas. 'Cabocla' é inspirada no romance homônimo de Ribeiro Couto – escritor da primeira fase do Modernismo - e se passa no fictício município rural de Vila da Mata, em 1918. De um lado da história, a disputa por terras entre os coronéis Boanerges (Tony Ramos) e Justino (Mauro Mendonça) e, do outro, a paixão de Zuca, personagem que revelou a atriz Vanessa Giácomo na TV, pelo "almofadinha" Luís Jerônimo, primo de Boanerges. No começo da trama, a jovem está noiva do peão Tobias - vivido por Malvino Salvador, tamb

Confira os filmes que serão exibidos no SBT entre os dias 29 de julho a 04 de agosto

Data: 30.7.2024 – Terça-feira Título:  Churrasco da Pesada (The  Cookout  - EUA/2004) –  Lionsgate  – Comédia - 16 Anos (HD) Sinopse:  O jovem Todd fecha um contrato milionário com um time de basquete. Para celebrar as conquistas do jogador, sua animada e briguenta família e amigos causam muita confusão num tradicional churrasco. Elenco:  Ja Rule /  Quran  Pender / Queen Latifah Direção:  Lance Rivera Data: 3.8.2024 – Sábado Título:  Ben 10 – Corrida Contra o Tempo (Ben 10 Race Against Time – EUA/2007) – Warner – Aventura – Livre (HD) Sinopse:  Ben Tennyson, após as férias de verão, tentava se adaptar à vida normal, quando um novo vilão invade e aterroriza a cidade com planos de espalhar seus extraterrestres por toda a terra. Elenco:  Graham Phillips / Christien Anholt / Haley Ramm Direção:  Alex Winter Data: 3.8.2024 – Sábado Título:  Godzilla (Godzilla - EUA/2014) – Warner – Ação/Ficção  – 12 Anos (HD) Sinopse:  Ford Brody perdeu a mãe quando crian