Pular para o conteúdo principal

Cultura hip hop pauta Caminhos da Reportagem deste domingo (12/11)

Foto: Divulgação/TV Brasil

Hip hop - 50 anos de cultura de rua” é o tema do programa Caminhos da Reportagem inédito que a TV Brasil exibe neste domingo (12), às 22h. A atração jornalística da emissora pública destaca que no ano em que se comemora meio século do surgimento do hip hop, também se celebra os 40 anos deste movimento no Brasil.

O hip hop é uma cultura de origem negra, que surgiu no bairro do Bronx - um gueto negro, caribenho e latino de Nova York. Foi numa festa de volta às aulas organizada pelos irmãos Kool Herc e Cindy Campbell em agosto de 1973 que o hip hop nasceu. No evento, Herc lançou as bases do hip hop ao improvisar uma técnica que isolou e repetiu batidas de música com dois toca-discos e que ficou conhecida como breakbeat.

O hip hop costuma ser descrito em quatro elementos: o breaking (a dança), o DJ, o MC e o grafite. Nas festas que se popularizaram como “block parties”, aconteciam as apresentações de mestres de cerimônia, os “MCs”, que rimam palavras e frases com uma batida de fundo. A princípio, o MC tinha o papel de introduzir o DJ e animar o público, mas as rimas ganharam espaço e fôlego numa fala sincopada, dando origem ao rap. Quem dançava ao som dos breaks/batidas ficou conhecido como break-boys e break-girls, na abreviação - b-boys e b-girls.

No Brasil, a chegada do hip hop está relacionada à dança que acontecia na esquina entre as ruas 24 de Maio e Dom José de Barros, no centro de São Paulo. Era 1983 quando Nelson Triunfo, dançarino de breaking e figura pioneira do hip hop no Brasil, começou a dançar na rua e a sentir o impacto da repressão policial durante a ditadura militar.

Os dançarinos migraram para outro espaço: o Largo São Bento, no entorno da estação de metrô. É na São Bento que surge a primeira coletânea de hip hop do país, com gravações de nomes como Thaíde e DJ Hum, Sharylaine e o grupo O Credo. Ponto de encontro de b-boys e b-girls, grafiteiros, DJs e MCs, a São Bento também é o local em que KL-Jay e Mano Brown se conhecem e criam os Racionais MCs, um dos principais grupos de rap do Brasil. KL-Jay comenta sobre o que era esperado deles: “falar de polícia, de racismo, violência, isso aí é só lá nos Estados Unidos. Aqui no Brasil é alegria, todo mundo quer alegria. Falaram isso pra gente na nossa cara. E a gente falou que não dá não”.

Mas o hip hop não é uma cultura que se manifesta apenas em São Paulo. No sul do país, ainda nos anos 1980, Porto Alegre também foi palco da efervescência do hip hop. Com uma trajetória que começou nos bailes black no final dos anos 1970 na periferia de Porto Alegre, DJ Nezzo comenta sobre o início do hip hop na cidade: “nós consideramos, aqui, o nosso ponto de referência é a primeira roda de breaking na Rua da Praia em 1983”.

Conhecido como o poeta do rap nacional, o rapper Gog destaca que “o hip hop é música preta” e o grande sucesso da cultura no Brasil se dá porque “traduziu no dia a dia o que as pessoas falavam de forma complexa e complicada”. Rincon Sapiência, um dos expoentes da cultura hip hop contemporânea, fala que “sempre é uma luta de alguma forma. Então ele (o hip hop) sempre contemplou aqueles menos ouvidos, menos representados”.

Eugênio Lima, DJ, ator-MC e pesquisador, compreende o hip hop enquanto tecnologia de pensamento, “ela abre as portas pra juventude periférica porque abre a possibilidade de você narrar sua própria história, de ter a possibilidade do direito sagrado de rimar sua própria vida”.

Em junho, representantes do hip hop de vários estados participaram de uma marcha em Brasília, em busca de reconhecimento como patrimônio cultural e imaterial do país. O grupo da Construção Nacional da Cultura Hip Hop elaborou um decreto de reconhecimento e fomento da cultura que deve ser assinado pelo presidente Lula. O rapper Rafa Rafuagi comenta que a assinatura do documento permitirá recursos que irão diretamente para as periferias e que “o que a gente tá fazendo são expertises por ter vivido e viver dentro das periferias trazendo essas possibilidades que hoje muitos gestores inclusive vêem o hip hop como protagonista dessa mudança”.


Ficha técnica:

Reportagem: Daniel Mello

Produção e roteiro: Sarah Quines

Apoio à reportagem: Ana Aguiar (TV Encontro das Águas), Clarice Passos (TVE/RS), Paulo Leite, Sarah Quines, Tiago Bittencourt e Victor Ribeiro

Apoio à produção: Acácio Barros, Lucas Cruz e Maura Martins

Reportagem cinematográfica: Gilmar Vaz, Jefferson Pastori e JM Barboza

Apoio à reportagem cinematográfica: André Rodrigo Pacheco, Beto Azevedo (TVE/RS), Cadu Pinotti, Charles Pereira (TV Encontro das Águas) e Osvaldo Alves

Auxílio técnico: Eduardo Domingues, Jone Ferreira, Maurício Aurélio Marcelo, Wladimir Ortega e João Batista

Colaboração técnica: Alexandre Souza e José Carlos

Edição de texto: Sarah Quines

Edição e finalização de imagem: Maikon Matuyama

Arte: Caroline Ramos e Alex Sakata

Tema musical do programa: Ricardo Villas


Sobre o programa

Produção jornalística semanal da TV Brasil, o Caminhos da Reportagem leva o telespectador para uma viagem pelo país e pelo mundo atrás de grandes histórias, com uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.

No ar há mais de uma década, o Caminhos da Reportagem é uma das atrações jornalísticas mais premiadas não só do canal, como também da televisão brasileira. Para contar grandes histórias, os profissionais investigam assuntos variados e revelam os aspectos mais relevantes de cada pauta.

Saúde, economia, comportamento, educação, meio ambiente, segurança, prestação de serviços, cultura e outros tantos temas são abordados de maneira única, levando conteúdo de interesse para a sociedade pela telinha da emissora pública.

Questões atuais e polêmicas são tratadas com profundidade e seriedade pela equipe de profissionais do canal. O trabalho minucioso e bem executado é reconhecido com diversas premiações relevantes no meio jornalístico.

Exibido aos domingos, às 22h, o Caminhos da Reportagem disponibiliza as matérias especiais no site http://tvbrasil.ebc.com.br/caminhosdareportagem e no YouTube da emissora pública em https://www.youtube.com/tvbrasil. As edições anteriores também estão no aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site https://tvbrasilplay.com.br/.

Comentários

Mais lidas nos últimos dias

Confira a programação da TV Globo entre os dias 20 a 26 de abril

Foto: Reprodução/Internet Atenção A grade abaixo é relativa à programação praticada no fuso horário de Brasília. As emissoras com fuso horário diferenciado terão uma grade de exibição ajustada às suas necessidades locais. Sábado, 20/04/2024 04:30 Corujão II - Veneza 06:00 Globo Repórter 06:50 É de Casa 11:45 Praça TV - 1ª Edição 12:50 Parabólicos 13:00 Globo Esporte 13:25 Jornal Hoje 14:10 Cheias de Charme 14:40 Sessão de Sábado - Acertando as Contas com o Papai 16:15 Caldeirão Com Mion 18:40 No Rancho Fundo 19:25 Praça TV - 2ª Edição 19:45 Família é Tudo 20:30 Jornal Nacional 21:20 Renascer 22:25 Altas Horas 00:15 Supercine - A Noite do Jogo 01:55 Família é Tudo 02:35 Corujão I - O Passageiro Domingo, 21/04/2024 04:20 Corujão II - Chocante 05:45 Santa Missa 06:35 Globo Comunidade 07:05 Pequenas Empresas & Grandes Negócios 07:50 Globo Rural 09:10 Auto Esporte 09:45 Esporte Espetacular 12:30 Temperatura Máxima

Ana Clara invade casa do Big Brother Brasil 24 após grande final no Multishow

Foto: Reprodução/Internet No  Multishow , os fãs de  Big Brother Brasil 24  vão poder aproveitar mais algumas espiadinhas porque, aqui, o  reality  só acaba quando termina! Nesta terça-feira (16), logo após a final do programa ao vivo na  TV Globo , acontece o  BBB - A Invasão , em que  Ana Clara  vai entrar na casa mais vigiada do Brasil para falar com os cinco finalistas. Já na quarta-feira (17),  Ana Clara  reúne todos os participantes dessa edição para relembrarem os momentos mais marcantes no  BBB - O Reencontro , às 22h30. Os  brothers  e  sisters  irão analisar vivências durante o confinamento, além de contarem com a presença de convidados especiais. O programa marca o primeiro encontro oficial dos participantes após o encerramento do reality e promete muita descontração! BBB - A INVASÃO Exibição: Terça-feira (16), logo após a final no Multishow BBB - O REENCONTRO Exibição: Quarta-feira (17) às 22h30 no Multishow

Confira os filmes que serão exibidos na TV Globo entre os dias 20 a 26 de abril

Foto: Reprodução/Internet Sábado, 20/04/2024 Corujão II Veneza Título Original: Veneza País de Origem: Brasileira Ano de Produção: 2019 Diretor: Miguel Falabella Elenco: Carmen Maura, Dira Paes, Eduardo Moscovis, Carol Castro, Danielle Winits Classe: Ficção, Drama Reencontrar o único homem que amou é o sonho de Gringa, dona de um bordel. Ela insiste em ir a Veneza para pedir perdão ao amante que abandonou no passado. Sessão de Sábado Acertando as Contas com o Papai Título Original: Getting Even With Dad País de Origem: Americana Ano de Produção: 1994 Diretor: Howard Deutch Elenco: Ted Danson, Macaulay Culkin Classe: Comédia Menino vai viver com o pai, ex-presidiário que está ocupado planejando um de seus roubos. Ele decide esconder as moedas roubadas para ganhar a atenção do pai. Supercine A Noite do Jogo Título Original: Game Night País de Origem: Americana Ano de Produção: 2017 Diretor: John Francis Daley, Jonathan Goldste

Confira a programação da Record entre os dias 22 a 28 de abril

Foto: Reprodução/Internet 22.04.2024 SEGUNDA-FEIRA 05H00 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H00 BOLETIM JORNAL DA RECORD 07H05 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H30 BALANÇO GERAL MANHÃ SP * 08H40 FALA BRASIL 10H00 HOJE EM DIA 11H50 BALANÇO GERAL SP * 15H30 A TERRA PROMETIDA 16H30 CIDADE ALERTA 17H10 BOLETIM JORNAL DA RECORD 17H15 CIDADE ALERTA 17H40 BOLETIM JORNAL DA RECORD 17H45 CIDADE ALERTA * 19H55 JORNAL DA RECORD 21H00 REIS - EDIÇÃO ESPECIAL 21H45 GÊNESIS 22H30 A GRANDE CONQUISTA - ESTREIA 23H30  CHICAGO MED: ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA 00H15  BOLETIM JORNAL DA RECORD 00H45 PROGRAMAÇÃO IURD 23.04.2024 TERÇA-FEIRA 05H00 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H00 BOLETIM JORNAL DA RECORD 07H05 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H30 BALANÇO GERAL MANHÃ SP * 08H40 FALA BRASIL 10H00 HOJE EM DIA 11H50 BALANÇO GERAL SP * 15H30 A TERRA PROMETIDA 16H30 CIDADE ALERTA 17H10 BOLETIM JORNAL DA RECORD 17H15 CIDADE ALERTA 17H40 BOLETIM JORNAL DA RECORD 17H45 CIDADE ALERTA * 19H55 JORNAL DA RECORD 21H00 REIS 21H45 GÊNESIS 22H30 A GR

Aparecida Sertaneja destaca os talentos de Cecília Militão e Ricky Vallen

Foto: Divulgação No "Aparecida Sertaneja" desta segunda-feira (15/4), às 19h30, Mariangela Zan recebe no palco grandes nomes da música. E entre as participações no programa da  TV Aparecida  estarão os cantores Cecília Militão e Ricky Vallen, convidados do quadro "Encontro Musical: Vozes e Clássicos". Cecília Militão traz em sua trajetória uma história de amor pela música que começou aos 8 anos de idade. Ao longo de 30 anos de carreira, ela se destacou pela sua versatilidade e habilidades vocais. A artista já participou de diversas competições musicais, com destaque para o "Máquina da Fama", do SBT, onde foi campeã; o programa "Novos Talentos" e a semifinal do prestigiado "The Voice Brasil", na TV Globo. Ricky Vallen é dono de uma das vozes mais poderosas da música contemporânea brasileira. Foi vencedor da 2ª edição do quadro "Shadow Brasil", do Programa Raul Gil. Seu repertório eclético junta com extraordinária ha