Pular para o conteúdo principal

Itamar Vieira Jr. aborda livro "Torto Arado" no Trilha de Letras, da TV Brasil


O segundo programa inédito da nova temporada do Trilha de Letras, produção semanal da TV Brasil, traz uma instigante conversa do escritor Itamar Vieira Junior com a apresentadora Eliana Alves Cruz nesta quarta (8), às 22h. A entrevista exclusiva foi gravada na BiblioMaison.

O convidado destaca seu mais recente livro, "Salvar o Fogo" (2023), e lê um trecho dessa sequência do best-seller "Torto Arado" (2019), na atração que fica disponível no app TV Brasil Play. O conteúdo também tem uma versão na Rádio MEC, no ar às quartas, mais tarde, às 23h.

A nova publicação do premiado autor baiano é a segunda parte de uma trilogia iniciada com a elogiada obra que rendeu a Itamar o Jabuti na categoria Romance Literário, além de diversas outras premiações como o Leya e o Oceanos. Sucesso com mais de 900 mil exemplares vendidos, o livro "Torto Arado" ainda foi tema de uma questão na primeira prova do Enem este ano, no início de novembro.

Durante o papo, o entrevistado revisita o premiado título, que primeiro conquistou a crítica portuguesa antes de ser lançado no Brasil. Itamar explica os pontos de intersecção entre "Torto Arado" e seu novo romance "Salvar o Fogo".

"A questão principal é imaginar nossa relação com a terra, com o chão. Estou pensando não só na terra que é cultivada, mas também no chão que a gente pisa na nossa casa e nas ruas da nossa cidade. A vida humana é indissociável do território. E muitas pessoas estão privadas disso", comenta o célebre autor.

O quadro "Dando a Letra", com uma dica semanal de leitura, tem a participação da booktuber Tamy Ghannam que indica o livro "Fantasma", de Nilton Resende. O romance traz uma narrativa contemporânea que capta o espírito dos nossos tempos a partir da presença de um quarto de hospedaria.


Brasil profundo e influências literárias

O escritor Itamar Vieira Junior conta para Eliana Alves Cruz como sua experiência como geógrafo e funcionário público do Incra permitiu que ele conhecesse melhor os rincões do chamado Brasil profundo. "A geografia me deu a possibilidade de pensar a paisagem do romance não como cenário ou palco, mas como mundo vivo onde as personagens estão transitando", reflete.

Essa compreensão amplia os horizontes na visão do entrevistado. "Penso que a literatura é uma semente que permite vislumbrar a história e a nossa existência de uma maneira mais sensível. A literatura nos dá esses elementos de subjetividade para que a gente possa entender a história", completa.

A escrita à mão é outro assunto em pauta que surge na conversa. "Eu começo e gosto de escrever à mão. Só o papel e a caneta é um mundo sem distrações. O tempo da escrita cursiva acompanha o tempo do raciocínio. Então eu consigo me conectar comigo mesmo de uma maneira mais eficiente".

Itamar revela suas influências literárias, fala sobre oficinas de escrita e discorre sobre viver de literatura. O autor ainda aborda a importância do resgate da ancestralidade e pontua a contribuição da narrativa ficcional para a formação das novas gerações. "A literatura é um convite para o leitor imaginar e pensar o mundo de uma maneira diferente", define.

No decorrer do papo, o convidado recorda passagens de sua trajetória como a oportunidade em que, aos 17 anos, conheceu Jorge Amado e Zélia Gattai. Itamar ressalta o acolhimento e a segurança que sentiu no encontro com os consagrados escritores de clássicos como "Capitães da Areia" (1937) e "Anarquistas, graças a Deus" (1979), respectivamente.

Ele lembra que o acesso aos autores mudou muito de lá para cá com o advento da internet. "Hoje mantemos redes sociais e participamos de feiras. Acho que isso incentiva as pessoas a lerem. Conquistamos mais leitores com essa interação", salienta Itamar sobre essa experiência de identificação.


Sobre o programa

O Trilha de Letras busca debater os temas mais atuais discutidos pela sociedade por meio da literatura. A cada edição, o programa recebe um convidado diferente. A atração foi idealizada em 2016 pela jornalista Emília Ferraz, atual diretora do programa que entrou no ar em abril de 2017. Nesta temporada, os episódios foram gravados na BiblioMaison, biblioteca do Consulado da França no Rio de Janeiro.

TV Brasil já produziu três temporadas do programa e recebeu mais de 200 convidados nacionais e estrangeiros. As duas primeiras temporadas foram apresentadas pelo escritor Raphael Montes. A terceira, por Katy Navarro, jornalista da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A jornalista, escritora e roteirista Eliana Alves Cruz assume a quarta temporada, que também ganha uma versão na Rádio MEC.

A produção exibida pelo canal público às quartas, às 22h, tem horário alternativo aos domingos, às 23h. O Trilha de Letras ainda vai ao ar nas madrugadas de quarta para quinta e de domingo para segunda, na telinha. Já na Rádio MEC, o conteúdo é apresentado às quartas, às 23h.

Comentários

Mais lidas nos últimos dias

Confira a programação da TV Globo entre os dias 20 a 26 de abril

Foto: Reprodução/Internet Atenção A grade abaixo é relativa à programação praticada no fuso horário de Brasília. As emissoras com fuso horário diferenciado terão uma grade de exibição ajustada às suas necessidades locais. Sábado, 20/04/2024 04:30 Corujão II - Veneza 06:00 Globo Repórter 06:50 É de Casa 11:45 Praça TV - 1ª Edição 12:50 Parabólicos 13:00 Globo Esporte 13:25 Jornal Hoje 14:10 Cheias de Charme 14:40 Sessão de Sábado - Acertando as Contas com o Papai 16:15 Caldeirão Com Mion 18:40 No Rancho Fundo 19:25 Praça TV - 2ª Edição 19:45 Família é Tudo 20:30 Jornal Nacional 21:20 Renascer 22:25 Altas Horas 00:15 Supercine - A Noite do Jogo 01:55 Família é Tudo 02:35 Corujão I - O Passageiro Domingo, 21/04/2024 04:20 Corujão II - Chocante 05:45 Santa Missa 06:35 Globo Comunidade 07:05 Pequenas Empresas & Grandes Negócios 07:50 Globo Rural 09:10 Auto Esporte 09:45 Esporte Espetacular 12:30 Temperatura Máxima

Ana Clara invade casa do Big Brother Brasil 24 após grande final no Multishow

Foto: Reprodução/Internet No  Multishow , os fãs de  Big Brother Brasil 24  vão poder aproveitar mais algumas espiadinhas porque, aqui, o  reality  só acaba quando termina! Nesta terça-feira (16), logo após a final do programa ao vivo na  TV Globo , acontece o  BBB - A Invasão , em que  Ana Clara  vai entrar na casa mais vigiada do Brasil para falar com os cinco finalistas. Já na quarta-feira (17),  Ana Clara  reúne todos os participantes dessa edição para relembrarem os momentos mais marcantes no  BBB - O Reencontro , às 22h30. Os  brothers  e  sisters  irão analisar vivências durante o confinamento, além de contarem com a presença de convidados especiais. O programa marca o primeiro encontro oficial dos participantes após o encerramento do reality e promete muita descontração! BBB - A INVASÃO Exibição: Terça-feira (16), logo após a final no Multishow BBB - O REENCONTRO Exibição: Quarta-feira (17) às 22h30 no Multishow

Confira os filmes que serão exibidos na TV Globo entre os dias 20 a 26 de abril

Foto: Reprodução/Internet Sábado, 20/04/2024 Corujão II Veneza Título Original: Veneza País de Origem: Brasileira Ano de Produção: 2019 Diretor: Miguel Falabella Elenco: Carmen Maura, Dira Paes, Eduardo Moscovis, Carol Castro, Danielle Winits Classe: Ficção, Drama Reencontrar o único homem que amou é o sonho de Gringa, dona de um bordel. Ela insiste em ir a Veneza para pedir perdão ao amante que abandonou no passado. Sessão de Sábado Acertando as Contas com o Papai Título Original: Getting Even With Dad País de Origem: Americana Ano de Produção: 1994 Diretor: Howard Deutch Elenco: Ted Danson, Macaulay Culkin Classe: Comédia Menino vai viver com o pai, ex-presidiário que está ocupado planejando um de seus roubos. Ele decide esconder as moedas roubadas para ganhar a atenção do pai. Supercine A Noite do Jogo Título Original: Game Night País de Origem: Americana Ano de Produção: 2017 Diretor: John Francis Daley, Jonathan Goldste

Confira a programação da Record entre os dias 22 a 28 de abril

Foto: Reprodução/Internet 22.04.2024 SEGUNDA-FEIRA 05H00 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H00 BOLETIM JORNAL DA RECORD 07H05 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H30 BALANÇO GERAL MANHÃ SP * 08H40 FALA BRASIL 10H00 HOJE EM DIA 11H50 BALANÇO GERAL SP * 15H30 A TERRA PROMETIDA 16H30 CIDADE ALERTA 17H10 BOLETIM JORNAL DA RECORD 17H15 CIDADE ALERTA 17H40 BOLETIM JORNAL DA RECORD 17H45 CIDADE ALERTA * 19H55 JORNAL DA RECORD 21H00 REIS - EDIÇÃO ESPECIAL 21H45 GÊNESIS 22H30 A GRANDE CONQUISTA - ESTREIA 23H30  CHICAGO MED: ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA 00H15  BOLETIM JORNAL DA RECORD 00H45 PROGRAMAÇÃO IURD 23.04.2024 TERÇA-FEIRA 05H00 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H00 BOLETIM JORNAL DA RECORD 07H05 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H30 BALANÇO GERAL MANHÃ SP * 08H40 FALA BRASIL 10H00 HOJE EM DIA 11H50 BALANÇO GERAL SP * 15H30 A TERRA PROMETIDA 16H30 CIDADE ALERTA 17H10 BOLETIM JORNAL DA RECORD 17H15 CIDADE ALERTA 17H40 BOLETIM JORNAL DA RECORD 17H45 CIDADE ALERTA * 19H55 JORNAL DA RECORD 21H00 REIS 21H45 GÊNESIS 22H30 A GR

Aparecida Sertaneja destaca os talentos de Cecília Militão e Ricky Vallen

Foto: Divulgação No "Aparecida Sertaneja" desta segunda-feira (15/4), às 19h30, Mariangela Zan recebe no palco grandes nomes da música. E entre as participações no programa da  TV Aparecida  estarão os cantores Cecília Militão e Ricky Vallen, convidados do quadro "Encontro Musical: Vozes e Clássicos". Cecília Militão traz em sua trajetória uma história de amor pela música que começou aos 8 anos de idade. Ao longo de 30 anos de carreira, ela se destacou pela sua versatilidade e habilidades vocais. A artista já participou de diversas competições musicais, com destaque para o "Máquina da Fama", do SBT, onde foi campeã; o programa "Novos Talentos" e a semifinal do prestigiado "The Voice Brasil", na TV Globo. Ricky Vallen é dono de uma das vozes mais poderosas da música contemporânea brasileira. Foi vencedor da 2ª edição do quadro "Shadow Brasil", do Programa Raul Gil. Seu repertório eclético junta com extraordinária ha