Pular para o conteúdo principal

Podcast Curso da Vida lança episódio sobre sexualidade, afetividade e questões de gênero na velhice


Falar sobre sexualidade, afetividade e questões de gênero costuma ser um tabu ainda maior “nas velhices”, que são vividas de maneiras distintas por diferentes grupos sociais. Até muito recentemente a fase idosa era vista como uma experiência assexual, desconsiderando as subjetividades desse grupo. Esse é o tema do novo episódio do podcast ‘Curso da Vida’, que traz debates pela ótica do envelhecimento, com base nos temas abordados na Revista Mais 60, publicação do Sesc São Paulo. Intitulado “Gênero e sexualidade de pessoas 60+”, o quarto episódio estreia dia 15 de novembro nos serviços de streaming de áudio. No bate-papo, os apresentadores Renan Sukevicius e Juliana Dantas recebem Guita Grin Debert, antropóloga e professora emérita da Unicamp; o escritor João Silvério Trevisan; e Dirce Ferreira, digital influencer.

Um dos maiores tabus é identificar que nem todo mundo é heterossexual. Reconhecer essa realidade é fundamental para os estudos no campo da gerontologia LGBTQIA+, que começa a avançar no Brasil. Segundo Guita, nas pesquisas sobre a velhice, a heterossexualidade sempre foi uma dimensão fundamental. “Há uma certa crítica ao modo como se trabalhou com a questão de gênero nos estudos sobre a velhice. Atualmente, cada vez mais está sendo criada essa nova área de estudos na qual a ideia é tentar refletir e pesquisar sobre a experiência de envelhecimento de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros”, pontua. 

E os dados reforçam a importância de tratar sobre esse tema também na fase da velhice. Afinal, o Censo 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que o número de idosos cresceu 57,4% em comparação com o censo de 2010. Enquanto em 1980 os idosos compunham 4% da população do Brasil, esse percentual subiu para 7,4% em 2010 e alcançou 10,9% em 2022, taxa que corresponde a aproximadamente 22 milhões de pessoas. 

Segundo a apresentadora Juliana, as sociedades mais conservadoras acreditam que o sexo é apenas para reprodução, mas há um argumento que deve ser utilizado para derrubar esse estigma: a saúde. Ainda de acordo com Guita, trata-se de considerar que é possível ser ativo sexualmente ao longo de todas as etapas em que a vida se desdobra, inclusive na velhice. “Quando a sexualidade, que poderia ser algo subversivo do ponto de vista mais conservador, se transforma numa questão de saúde, ela perde essa conotação e passa a ser algo que as pessoas precisam fazer e devem fazer, por isso, a gente fala da sexualidade politicamente correta”, acrescenta. 

Há que se pensar também na solidão durante a velhice, que tende a ser ainda mais implacável na vida de idosos LGBTQIA+. Existem estudos que realçam a solidão desse grupo, que pode viver mais sozinho do que a média da população, pois, geralmente não tem filhos e enfrenta a possibilidade de rompimento das relações com a família de origem. Por outro lado, surgem pesquisas sobre os aspectos positivos, que incluem a criação de uma rede de apoio composta por amizades e que funciona como uma espécie de família de adoção.

O podcast está sendo lançado em paralelo à celebração dos 60 anos do Trabalho Social com Pessoa Idosa, uma iniciativa da instituição pioneira no Brasil, presente hoje em mais de 40 unidades no estado.


60 anos do Trabalho Social com Pessoa Idosa

O Sesc São Paulo celebra 60 anos de um dos mais longevos e importantes trabalhos da instituição. Uma iniciativa pioneira no Brasil que se tornou programa permanente e hoje está presente nas mais de 40 unidades em todo o estado. Sob a perspectiva da valorização da cultura do envelhecimento e do protagonismo da pessoa idosa, rompendo com pensamentos estereotipados, limitantes e preconceituosos, o Trabalho Social com Pessoa Idosa oferece diversas atividades artísticas, reflexivas e corporais.

O programa é dividido em três eixos: Sociedade e Cidadania – atividades de reflexão, trocas e experimentações para a vivência individual e coletiva; Corpo e movimento – são as atividades ligadas à saúde física e mental, bem-estar e cuidado com o corpo idoso; e Arte e expressão – que engloba a interação dos idosos com as artes nas suas mais variadas definições.

O Trabalho Social com Pessoa Idosa também promove encontros e seminários e edita a Revista Mais 60 - Estudos sobre o envelhecimento, uma das primeiras e principais publicações brasileiras do gênero e que até hoje é um importante espaço para a divulgação de investigações no campo do envelhecimento, com artigos acadêmicos e relatos de experiência realizadas no Sesc.

Em 2022, com um cenário ainda de pandemia de Covid-19, foram beneficiadas mais de 46 mil pessoas idosas nas 458 ações realizadas e outras 14 mil participaram dos 430 cursos e oficinas. Em 2019, o número de atendidos foi ainda maior: mais de 81 mil pessoas idosas.

A programação completa dos 60 anos do Trabalho Social com Pessoa Idosa está disponível em sescsp.org.br/tsi


SERVIÇO:

Podcast ‘Curso da Vida’ 

Lançamento: Sesc São Paulo (sescsp.org.br/cursodavida) nos streamings de áudio

FICHA TÉCNICA

Curso da Vida é uma produção do Rádio Guarda-Chuva para o Sesc São Paulo

Concepção, apresentação e roteiro: Renan Sukevicius e Juliana Dantas

Produção executiva: Gabriela Mayer

Montagem e sonorização: Renan Sukevicius e Pedro Janczur

Mixagem: Pedro Janczur e Guilherme Chiurciu

Criação visual: Renan Sukevicius

Trilha sonora original: Consoante de Sons

Captação de som em estúdio: Agência de Podcasts

Realização: Sesc São Paulo

Mais lidas nos últimos dias

Quem é o pai do Téo? Thamiris Mandú promete reviravolta na trama com grande revelação

Thamiris Mandú no “Queijo com Goiabada” (Foto: Divulgação/SBT) O  “Queijo com Goiabada” desta terça-feira, 22 de agosto , recebe a atriz  Thamiris Mandú.  Ela conta sobre sua trajetória profissional e o mistério envolvendo a paternidade de Téo em “A Infância de Romeu e Julieta”.  O episódio vai ao ar às 21h40, no YouTube da TV ZYN, SBT Vídeos e nas plataformas de áudio. O início da carreira foi um trabalho com festa infantil, aos poucos foi surgindo a paixão pela atuação em Thamiris Mandú. Além de atriz, ela é formada em balé clássico, domina o jazz, sapateado e é diretora de drag queens. A entrevistada afirma que leva a dança e a música para dentro do set de gravação e aos palcos:  “Eu trabalhei seis anos com festa infantil, eu fazia caracterização de personagem. Já fiz peça infantil e fiz teatro-escola [...]. E a dança me deu uma disciplina que é necessária em cena, em consciência de corpo”. Na trama, Amanda é melhor amiga e sócia de Mariana [ Juliana Schalch ] no Armazém

Inédito! Programa Silvio Santos com Patricia Abravanel tem embate imperdível entre Lucas Guimarães e Carlinhos Maia no “Jogo das 3 Pistas”

(Foto: Gabriel Cardoso/SBT) Lucas Guimarães e Carlinhos Maia  vão estar no  Programa Silvio Santos com Patricia Abravanel   deste domingo, 10 de dezembro, inédito , para participar do  “Jogo das 3 Pistas”.  Enquanto se divertem, eles conversam com a apresentadora sobre suas carreiras consolidadas de influenciadores digitais e dos mais de 14 anos juntos. Vivendo entre tapas e beijos, é verdade, mas, mesmo nos momentos de crise, se amando. Prova disso são os beijos e as demonstrações de carinho e afeto entre os dois durante a participação. Os planos para o próximo ano também são assunto. Depois do anúncio das novidades, feito por  Daniela Beyruti, CEO da emissora , no evento de confraternização de fim de ano, no último fim de semana, Patricia brinca ‘antecipando’ a assinatura do vínculo do canal com Lucas Guimarães. O programa também recebe vários cantores de sucesso, que irão colocar a prova os seus conhecimentos e farão de tudo para vencerem o clássico  “Qual é a Música”. T

José Carlos Semenzato narra trajetória de sucesso a Danilo Gentili nesta terça (23)

(Foto: Rogerio Pallatta/SBT) Presidente da maior holding de franquias do Brasil e um dos tubarões mais vorazes do ‘Shark Tank Brasil’,  José Carlos Semenzato  vem ao  The Noite  desta  terça-feira (23)  para falar sobre a bem-sucedida trajetória no mundo dos negócios e seu livro “Você Pode Tudo: persistência, paixão e apetite para transformar sonhos em realidade”. “ Contar essa história, por mais que muita gente tenha ouvido, é uma mensagem para as pessoas que acham que, porque elas nasceram sem oportunidade, em um lar humilde, moram em uma comunidade, elas não podem mudar o status quo da vida delas. Eu tive muito cedo uma visão de colocar a minha régua dos sonhos lá em cima. Morando em um barraco na periferia de Lins eu consegui construir sonhos e cenários grandiosos ”, declara. Ele lembra o primeiro ofício e conta: “ quando eu tinha 13 anos, minha mãe começou a fazer coxinhas para eu vender…. O Fusquinha 1962 veio, fruto da venda de coxinhas, seis a oito meses de trabalho

Confira a programação da Band entre os dias 11 a 17 de dezembro

Foto: Divulgação GUIA DE PROGRAMAÇÃO / SEGUNDA / 11-12-2023 / BAND SP 04:00 1º JORNAL HD CC 06:00 IGREJA UNIDA DEUS PROVERÁ HD CC 08:00 BORA BRASIL - Local HD CC 09:00 BORA BRASIL HD AD CC 09:25 THE CHEF com Edu Guedes HD L AD CC 11:00 JOGO ABERTO HD AD CC 12:00 JOGO ABERTO - debate HD CC 13:00 OS DONOS DA BOLA HD CC 14:30 MELHOR DA TARDE com Catia Fonseca HD L AD CC 16:00 BRASIL URGENTE HD AD CC 18:50 BRASIL URGENTE - SP HD CC 19:20 JORNAL DA BAND HD CC 20:30 MELHOR DA NOITE HD 12 CC 22:00 PERRENGUE DO DIA HD 12 CC 22:45 OUTLANDER - 5ª Temporada HD 16 AD DUB SAP CC SEM Episódio 01: "A Cruz de Fogo" RPTV 23:45 JORNAL DA NOITE HD CC 00:45 ESPORTE TOTAL HD CC 01:40 DOC BANDSPORTS HD CC 02:30 +INFO HD CC 03:00 JORNAL DA BAND - reapresentação HD CC

Agatha morre misteriosamente em ‘Terra e Paixão’

Foto: Globo/Estevam Avellar Em cenas de 'Terra e Paixão' previstas para irem ao ar a partir de amanhã, dia 7, uma reviravolta toma conta de Nova Primavera. Agatha (Eliane Giardini) conseguiu aplicar facilmente o golpe na família La Selva, mas a partir da descoberta de que Hélio (Rafael Vitti) é seu terceiro filho, e após Ramiro (Amaury Lorenzo) lhe revelar que Irene (Gloria Pires) foi a responsável pela morte de Daniel (Johnny Massaro), tudo muda na vida da oportunista. Ela segue envenenando Antônio (Tony Ramos) e planeja entregar Irene em uma coletiva de imprensa, mas Angelina (Inez Viana) deixa o sentimento que nutre pela amiga de lado e ajuda Caio (Cauã Reymond) a desmascarar sua própria mãe. A governanta o alerta sobre a possibilidade de Agatha estar fazendo mal a Antônio e teme pela vida do patrão. Com isso, Angelina passa a fiscalizar as refeições do produtor rural enquanto Caio combina com Marino (Leandro Lima) de reunirem provas contra a Agatha. Jurecê (Dani