Pular para o conteúdo principal

Declaração Universal dos Direitos Humanos pauta Caminhos da Reportagem

Foto: Divulgação/TV Brasil

Para celebrar os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da ONU, o programa Caminhos da Reportagem inédito, que a TV Brasil leva ao ar neste domingo (10), às 22h, conversa com quatro defensores de direitos humanos no país. Gente que sente na carne, na pele, na cor, no gênero e na classe a falta de garantias fundamentais, e mostra como a luta por esses direitos básicos segue sendo uma das grandes questões do Brasil de hoje.

Emilio Ivo Ulrich, ex-preso político, participa, uma vez por mês, da recepção de visitantes a um antigo prédio em São Paulo. Numa roda de conversa no pátio, o homem de 76 anos recorda as dores que viveu ali, na sede do antigo DOI-CODI, centro de repressão da ditadura brasileira. “A prisão um dia acaba, mas a tortura não sai da cabeça”, destaca Emilio.

A líder comunitária Gleide Farias anda por Porto de Areia, entre as cidades de Carapicuíba e Barueri, comunidade localizada na região metropolitana de São Paulo. Ela luta diariamente pelo básico: moradia, saneamento, segurança, educação e lazer para os moradores.

Já Neon Cunha, ativista trans, luta pelo direito de existir. Conquistou a retificação do nome e do gênero em seus documentos, sem cirurgia e sem laudo médico. A batalha por uma existência digna para pessoas LGBTQIAPN+ é seu propósito de vida.

E o líder indígena Thiago Karai Djekupe e seu povo, os guarani, da Terra Indígena Jaraguá, resistem pelo direito de viver em seu território, dentro do município de São Paulo. O espaço de ocupação indígena histórica é cercado por rodovias, e alvo da cobiça de construtoras e empresas de logística.

Quatro histórias, quatro formas de pensar os (des)caminhos da vida. Para além das diferenças, um pensamento os une: a luta por direitos humanos. Vivências que ajudam a responder à questão: afinal, o que são direitos humanos?

Para um terço da sociedade brasileira, quando falamos em direitos humanos, vale a máxima: “direitos humanos para humanos direitos”. Os dados de uma pesquisa das Nações Unidas também apontam que duas em cada cinco pessoas acreditam que quem menos se beneficia são “as pessoas mais pobres”, e metade dos entrevistados não se sente beneficiada pelos direitos humanos.

Para o psicanalista Christian Dunker, parte do desconhecimento pode ser explicada por uma marca da sociedade e da democracia brasileiras: “é uma dicotomia que persiste desde o nosso passado escravagista, uma dicotomia entre os alguéns e os ninguéns, aqueles que têm onde morar e aqueles que estão no universo da vida sem valor”.

A advogada Silvia Souza se mostra preocupada com os resultados dessa pesquisa. “Nós, que estamos operando direitos humanos, precisamos fazer com que a população brasileira entenda o que significa a promoção dos direitos humanos. Não é só direito para bandido, é para quem precisa. É para todos os seres humanos”, enfatiza.

Por outro lado, o historiador Marcos Tolentino explica que existe um diálogo entre a Declaração de Direitos Humanos e a nossa Constituição: “a Constituição de 1988 é muito avançada nesse sentido de reconhecer uma série de direitos civis que, naquele momento, estavam em discussão no mundo inteiro. A característica principal desse diálogo é essa ideia de buscar uma cidadania que seja universal”.


Ficha técnica

Reportagem: Thiago Padovan

Reportagem cinematográfica: Jefferson Pastori, JM Barboza, Pedro Gomes, Raul Cordeiro

Auxílio técnico: Eduardo Domingues, Ivan Meira, João Batista, Rafael Carvalho, Wladimir Ortega

Produção-executiva: Maura Martins, Thiago Padovan

Edição de texto: Leonardo Zanon Catto

Edição de imagem e finalização: Maikon Matuyama

Apoio à produção: Acácio Barros, Lucas Cruz, Michelle Godoy, Vicente Figueira

Arte: Caroline Ramos, Alex Sakata

Música-tema: Ricardo Vilas


Sobre o programa

Produção jornalística semanal da TV Brasil, o Caminhos da Reportagem leva o telespectador para uma viagem pelo país e pelo mundo atrás de grandes histórias, com uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.

No ar há mais de uma década, o Caminhos da Reportagem é uma das atrações jornalísticas mais premiadas não só do canal, como também da televisão brasileira. Para contar grandes histórias, os profissionais investigam assuntos variados e revelam os aspectos mais relevantes de cada pauta.

Saúde, economia, comportamento, educação, meio ambiente, segurança, prestação de serviços, cultura e outros tantos temas são abordados de maneira única, levando conteúdo de interesse para a sociedade pela telinha da emissora pública.

Questões atuais e polêmicas são tratadas com profundidade e seriedade pela equipe de profissionais do canal. O trabalho minucioso e bem executado é reconhecido com diversas premiações relevantes no meio jornalístico.

Exibido aos domingos, às 22h, o Caminhos da Reportagem disponibiliza as matérias especiais no site http://tvbrasil.ebc.com.br/caminhosdareportagem e no YouTube da emissora pública em https://www.youtube.com/tvbrasil. As edições anteriores também estão no aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site https://tvbrasilplay.com.br/.

Comentários

Mais lidas nos últimos dias

Confira a programação da Record entre os dias 19 a 25 de fevereiro

Foto: Reprodução/Internet 19.02.2024 SEGUNDA-FEIRA 05H00 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H00 BOLETIM JORNAL DA RECORD 07H05 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H30 BALANÇO GERAL MANHÃ SP * 08H40 FALA BRASIL 10H00 HOJE EM DIA 11H50 BALANÇO GERAL SP * 15H30 A TERRA PROMETIDA 16H30 CIDADE ALERTA 17H10 BOLETIM JORNAL DA RECORD 17H15 CIDADE ALERTA 17H40 BOLETIM JORNAL DA RECORD 17H45 CIDADE ALERTA * 19H55 JORNAL DA RECORD 21H00 JEZABEL 21H45 GÊNESIS - ESTREIA 23H00 DOC INVESTIGAÇÃO 00H00 CHICAGO FIRE - HERÓIS CONTRA O FOGO 00H35 BOLETIM JORNAL DA RECORD 00H45 PROGRAMAÇÃO IURD 20.02.2024 TERÇA-FEIRA 05H00 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H00 BOLETIM JORNAL DA RECORD 07H05 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H30 BALANÇO GERAL MANHÃ SP * 08H40 FALA BRASIL 10H00 HOJE EM DIA 11H50 BALANÇO GERAL SP * 15H30 A TERRA PROMETIDA 16H30 CIDADE ALERTA 17H10 BOLETIM JORNAL DA RECORD 17H15 CIDADE ALERTA 17H40 BOLETIM JORNAL DA RECORD 17H45 CIDADE ALERTA * 19H55 JORNAL DA RECORD 21H00 JEZABEL 21H45 GÊNESIS 22H45 CINE RECORD ESPECIAL 00

Confira as entrevistas da semana de 19/02/24 a 23/02/24 no The Noite com Danilo Gentili

(Foto: Rogério Pallatta/SBT) Segunda-feira, 19/02, 00h30 – Maíra Cardi e Thiago Nigro Iniciando a semana, Danilo Gentili conversa com a influenciadora e coach de emagrecimento Maíra Cardi e o "Primo Rico" e especialista em finanças Thiago Nigro. Os dois falam sobre o relacionamento, planos de casamento, fé e outras curiosidades. (Foto: Rogerio Pallatta/SBT) Terça-feira, 20/02, 00h45 – Mônica e Magali As convidadas do The Noite desta terça-feira inspiraram o genial Mauricio de Sousa a criar duas das personagens mais populares do bairro do Limoeiro. Mônica e Magali, que falam sobre o legado cultural que atravessa gerações e os 60 anos de Mônica, recebendo inclusive um bolo para celebrar a data durante a entrevista. Com 12 milhões de revistinhas vendidas por ano, a protagonista fala do sucesso e explica que sua personagem foi criada a pedido dos leitores. Ela faz ainda uma revelação curiosa e revela que o coelho não é seu animal preferido, mas sim o porco

História de tocar o coração no “Programa Eliana”: Uma menina de 11 anos, que viralizou nas redes sociais, encanta a todos com seu carisma e talento musical em uma apresentação com sucessos de Gloria Groove

(Foto: Rogério Pallatta/SBT) Mary é uma garotinha de 11 anos com um vozeirão que atingiu mais de 250 milhões de visualizações nas redes sociais. Na semana do dia das crianças, ela participou do “Famosinhos da Internet” e foi a vencedora do quadro. Sua vida começou a mudar com a realização de alguns sonhos, mas a pequena ainda quer ir mais longe! Eliana a convidou para participar do quadro “Dia de Sorte” e  Mary vai encarar o desafio da DJ Maluca. Ela precisa identificar pelo menos quatro músicas tocadas de trás para frente para vencer. Neste desafio, grandes nomes da música marcam presença na atração como Kekel, Kell Smith, Mari Fagundes, Pedrinha Moraes e Day & Lara. Na segunda prova e com uma grande produção, Mary interpreta e canta sucessos de Gloria Groove e é avaliada por Thomas Roth, diretor musical de teledramaturgia do SBT; pelo dançarino Jaime Arôxa e uma nota conjunta de todas as atrações artísticas da DJ Maluca. A participante vai concorrer a prêmios muito es

Na RedeTV!, ‘Mega Senha Power’ nocauteia audiência da Band

Apresentado por Marcelo de Carvalho na RedeTV!, o ‘Mega Senha Power’ bateu recorde de audiência neste último sábado (17), se consolidando entre os destaques do canal e mantendo-se à frente da Band. No ar entre 23h10 e 00h30, o game show registrou 1,5 ponto de média, 3,4% de share e 2,6 pontos de pico, segundos os dados consolidados da Kantar Ibope para a Grande São Paulo. O índice foi 36% maior do que a audiência da Band (1,1), que transmitia MMA na faixa horária. Nesta última edição, o apresentador Marcelo de Carvalho contou com a participação de Rafael Ilha e Kally Fonseca no game show, no qual os convidados precisam de agilidade para ajudar os participantes na busca pelo prêmio em dinheiro, que pode chegar a um milhão de reais. O 'Mega Senha Power’ é exibido aos sábados, às 23h10, na RedeTV!.

No Domingo Espetacular, Roberto Cabrini entrevista empresário acusado de assassinar um membro do PCC

Foto: Divulgação RECORD Neste fim de semana (18/02), o Domingo Espetacular traz uma entrevista exclusiva de Roberto Cabrini com o empresário acusado de dar um golpe milionário na organização criminosa mais perigosa do país, o PCC (Primeiro Comando da Capital). Em um apartamento de mais de R$ 10 milhões, Roberto Cabrini encontra Antônio Vinicius Gritzbach, personagem central de uma trama de mortes e denúncias de lavagem de dinheiro. Com uma tornozeleira eletrônica e protegido em sua fortaleza de luxo, Gritzbach quebra o silêncio e diz ter escapado da morte duas vezes. O empresário é acusado de pagar R$ 300 mil reais para mandar matar Anselmo Becheli Santa Fausta, de 38 anos, apontado como um homem poderoso no PCC, e seu motorista, Antônio Corona Neto, 33.  Ambos foram assassinados em dezembro de 2021, num bairro da zona leste de São Paulo. A reportagem, na íntegra, será exibida no Câmera Record. Nesta semana, Simony desmaiou depois de ser barrada com os filhos, em um voo nos