Pular para o conteúdo principal

Documentário premiado sobre Antonio Pitanga estreia na TV Brasil


TV Brasil exibe o documentário inédito "Pitanga", filme nacional sobre a vida e a obra do ator Antonio Pitanga, neste sábado (9), às 14h. Com direção de Beto Brant e Camila Pitanga, filha do homenageado, a emocionante produção revela uma série de encontros – e de reencontros – do veterano com amigos, familiares, cineastas e músicos. O premiado longa-metragem fica disponível no app TV Brasil Play.

A película conquistou reconhecimento em dois relevantes festivais do país. O documentário sobre o artista baiano foi considerado pela crítica o Melhor Filme brasileiro na 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. "Pitanga" também recebeu o Prêmio do Público na Mostra de Cinema de Tiradentes.

Com a elegância, o carisma e a disposição característicos, Antonio Pitanga comenta as principais passagens da carreira e da trajetória pessoal. À vontade, o bem-humorado protagonista vai ao encontro dos convidados para conversas descontraídas e repletas de confidências. O talentoso intérprete ainda aborda a luta pela causa da negritude e ressalta a importância da inclusão social.

Na dinâmica do filme, o ator percorre locais em que viveu desde a terra natal na Bahia até o Rio de Janeiro. A produção traz animadas conversas de Pitanga com personalidades do universo artístico. O longa destaca diretores de cinema que acompanharam em sua jornada como Glauber Rocha, Cacá Diegues, Walter Lima Jr. e Hugo Carvana.

A obra ainda tem o bate-papo de Pitanga com ícones da cena cultural, depoimentos e imagens de arquivo de astros como Maria Bethânia, Ítala Nandi, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Léa Garcia, Maria Creusa, Zé Celso Martinez Correa, Zezé Motta, Tonico Pereira, Lázaro Ramos, Elisa Lucinda, Tamara Taxman, Paulinho da Viola e Chico Buarque. A família - com os filhos Camila e Rocco, que seguiram a carreira do pai, e as netas - também ganha espaço na película.

O documentário resgata imagens de vários longas em que Antonio Pitanga atuou com seu vigor em cena dentre os mais de 60 títulos de sua filmografia. O recorte inclui clássicos da sétima arte como "Bahia de Todos os Santos" (1960), "O Pagador de Promessas" (1962), "Barravento" (1962), "Quando o Carnaval Chegar" (1972), "A Idade da Terra" (1980) e "O Homem do Pau-Brasil" (1982), entre outros.

"Pitanga" investiga o percurso estético, político e existencial do ator e destaca o momento de maior inquietação artística do cinema brasileiro - o Cinema Novo - com suas interpretações históricas. A produção valoriza a importância de seu testemunho para a arte brasileira e conta a história de vida dedicada ao conhecimento e à construção de um homem em diálogo profundo com seu tempo.


Ficha técnica 

País: Brasil. Ano: 2016. Gênero: Documentário. Direção: Beto Brant e Camila Pitanga. Classificação indicativa: 12 anos. 90 min. Inédito.

Comentários

Mais lidas nos últimos dias

Confira a programação da Record entre os dias 19 a 25 de fevereiro

Foto: Reprodução/Internet 19.02.2024 SEGUNDA-FEIRA 05H00 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H00 BOLETIM JORNAL DA RECORD 07H05 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H30 BALANÇO GERAL MANHÃ SP * 08H40 FALA BRASIL 10H00 HOJE EM DIA 11H50 BALANÇO GERAL SP * 15H30 A TERRA PROMETIDA 16H30 CIDADE ALERTA 17H10 BOLETIM JORNAL DA RECORD 17H15 CIDADE ALERTA 17H40 BOLETIM JORNAL DA RECORD 17H45 CIDADE ALERTA * 19H55 JORNAL DA RECORD 21H00 JEZABEL 21H45 GÊNESIS - ESTREIA 23H00 DOC INVESTIGAÇÃO 00H00 CHICAGO FIRE - HERÓIS CONTRA O FOGO 00H35 BOLETIM JORNAL DA RECORD 00H45 PROGRAMAÇÃO IURD 20.02.2024 TERÇA-FEIRA 05H00 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H00 BOLETIM JORNAL DA RECORD 07H05 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H30 BALANÇO GERAL MANHÃ SP * 08H40 FALA BRASIL 10H00 HOJE EM DIA 11H50 BALANÇO GERAL SP * 15H30 A TERRA PROMETIDA 16H30 CIDADE ALERTA 17H10 BOLETIM JORNAL DA RECORD 17H15 CIDADE ALERTA 17H40 BOLETIM JORNAL DA RECORD 17H45 CIDADE ALERTA * 19H55 JORNAL DA RECORD 21H00 JEZABEL 21H45 GÊNESIS 22H45 CINE RECORD ESPECIAL 00

Confira as entrevistas da semana de 19/02/24 a 23/02/24 no The Noite com Danilo Gentili

(Foto: Rogério Pallatta/SBT) Segunda-feira, 19/02, 00h30 – Maíra Cardi e Thiago Nigro Iniciando a semana, Danilo Gentili conversa com a influenciadora e coach de emagrecimento Maíra Cardi e o "Primo Rico" e especialista em finanças Thiago Nigro. Os dois falam sobre o relacionamento, planos de casamento, fé e outras curiosidades. (Foto: Rogerio Pallatta/SBT) Terça-feira, 20/02, 00h45 – Mônica e Magali As convidadas do The Noite desta terça-feira inspiraram o genial Mauricio de Sousa a criar duas das personagens mais populares do bairro do Limoeiro. Mônica e Magali, que falam sobre o legado cultural que atravessa gerações e os 60 anos de Mônica, recebendo inclusive um bolo para celebrar a data durante a entrevista. Com 12 milhões de revistinhas vendidas por ano, a protagonista fala do sucesso e explica que sua personagem foi criada a pedido dos leitores. Ela faz ainda uma revelação curiosa e revela que o coelho não é seu animal preferido, mas sim o porco

História de tocar o coração no “Programa Eliana”: Uma menina de 11 anos, que viralizou nas redes sociais, encanta a todos com seu carisma e talento musical em uma apresentação com sucessos de Gloria Groove

(Foto: Rogério Pallatta/SBT) Mary é uma garotinha de 11 anos com um vozeirão que atingiu mais de 250 milhões de visualizações nas redes sociais. Na semana do dia das crianças, ela participou do “Famosinhos da Internet” e foi a vencedora do quadro. Sua vida começou a mudar com a realização de alguns sonhos, mas a pequena ainda quer ir mais longe! Eliana a convidou para participar do quadro “Dia de Sorte” e  Mary vai encarar o desafio da DJ Maluca. Ela precisa identificar pelo menos quatro músicas tocadas de trás para frente para vencer. Neste desafio, grandes nomes da música marcam presença na atração como Kekel, Kell Smith, Mari Fagundes, Pedrinha Moraes e Day & Lara. Na segunda prova e com uma grande produção, Mary interpreta e canta sucessos de Gloria Groove e é avaliada por Thomas Roth, diretor musical de teledramaturgia do SBT; pelo dançarino Jaime Arôxa e uma nota conjunta de todas as atrações artísticas da DJ Maluca. A participante vai concorrer a prêmios muito es

Na RedeTV!, ‘Mega Senha Power’ nocauteia audiência da Band

Apresentado por Marcelo de Carvalho na RedeTV!, o ‘Mega Senha Power’ bateu recorde de audiência neste último sábado (17), se consolidando entre os destaques do canal e mantendo-se à frente da Band. No ar entre 23h10 e 00h30, o game show registrou 1,5 ponto de média, 3,4% de share e 2,6 pontos de pico, segundos os dados consolidados da Kantar Ibope para a Grande São Paulo. O índice foi 36% maior do que a audiência da Band (1,1), que transmitia MMA na faixa horária. Nesta última edição, o apresentador Marcelo de Carvalho contou com a participação de Rafael Ilha e Kally Fonseca no game show, no qual os convidados precisam de agilidade para ajudar os participantes na busca pelo prêmio em dinheiro, que pode chegar a um milhão de reais. O 'Mega Senha Power’ é exibido aos sábados, às 23h10, na RedeTV!.

No Domingo Espetacular, Roberto Cabrini entrevista empresário acusado de assassinar um membro do PCC

Foto: Divulgação RECORD Neste fim de semana (18/02), o Domingo Espetacular traz uma entrevista exclusiva de Roberto Cabrini com o empresário acusado de dar um golpe milionário na organização criminosa mais perigosa do país, o PCC (Primeiro Comando da Capital). Em um apartamento de mais de R$ 10 milhões, Roberto Cabrini encontra Antônio Vinicius Gritzbach, personagem central de uma trama de mortes e denúncias de lavagem de dinheiro. Com uma tornozeleira eletrônica e protegido em sua fortaleza de luxo, Gritzbach quebra o silêncio e diz ter escapado da morte duas vezes. O empresário é acusado de pagar R$ 300 mil reais para mandar matar Anselmo Becheli Santa Fausta, de 38 anos, apontado como um homem poderoso no PCC, e seu motorista, Antônio Corona Neto, 33.  Ambos foram assassinados em dezembro de 2021, num bairro da zona leste de São Paulo. A reportagem, na íntegra, será exibida no Câmera Record. Nesta semana, Simony desmaiou depois de ser barrada com os filhos, em um voo nos