ĂšLTIMOS

Retrospectiva 2023: Um ano de extremos e conquistas

Foto: Globo/Lucas Seixas

O ano começou com a posse do atual presidente Luiz Inácio Lula Silva, seguida de ataques extremistas ao Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Congresso Nacional. Foi marcado pela nova guerra entre Israel e Hamas e pelas temperaturas mais quentes já registradas no planeta. Será lembrado tambĂ©m pela maior Copa do Mundo Feminina da histĂłria. Os principais acontecimentos que movimentaram o Brasil e o mundo estarĂŁo na ‘Retrospectiva 2023’, nesta sexta-feira, dia 29. O programa será apresentado por Sandra Annenberg, na Pinacoteca de SĂŁo Paulo e no prĂ©dio da Pina Contemporânea, um dos mais importantes complexos de arte do Brasil.

“Gravar a Retrospectiva de um ano tĂŁo difĂ­cil em um lugar como a Pinacoteca foi um alento para os olhos e o coração. A arquitetura Ă© belĂ­ssima e foi o primeiro museu de arte de SĂŁo Paulo, feito em 1905. Aliás, a cultura voltou com tudo em 2023, motivo de muita comemoração e lugar garantido na Retrospectiva. Estou muito feliz com o resultado desse trabalho feito a muitas mĂŁos por uma equipe extremamente dedicada e talentosa”, conta Sandra.

Entre os fatos marcantes da política internacional: as acusações contra o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que virou réu em quatro processos criminais, os assassinatos durante a campanha eleitoral no Equador e a vitória do economista ultraliberal Javier Milei, conhecido por ideias e declarações polêmicas, na eleição presidencial argentina.

A guerra entre Israel e Hamas, com milhares de mortos, já é considerada o maior conflito no Oriente Médio nos últimos anos. O programa mostra também a guerra entre Rússia e Ucrânia, que não parou, e as tensões em diversos lugares do mundo, com a angústia de quem esteve no meio dos bombardeios.

No esporte, não faltaram medalhas, conquistas e muita emoção. O Brasil garantiu importantes vagas nas Olímpiadas de Paris, em 2024, entre elas a do vôlei masculino, a de Felipe Toledo no surfe e a da equipe de ginástica artística, que teve recorde de medalhas e Rebeca Andrade como destaque. A brasileira superou a melhor do mundo, a americana Simone Biles, no salto. No futebol, o Fluminense conquistou sua primeira Libertadores e é o atual campeão da América.

O ano atribulado das celebridades; os avanços da inteligĂŞncia artificial; as conquistas da saĂşde, alĂ©m dos flagrantes de imagens inacreditáveis estarĂŁo na ‘Retrospectiva 2023’, nesta sexta-feira, dia 29, logo apĂłs ‘Terra e PaixĂŁo’.

Os assinantes Globoplay terĂŁo uma versĂŁo exclusiva da ‘Retrospectiva 2023’ em quatro episĂłdios: “Extremos no Planeta”, “Extremos no Cotidiano”, “Extremos na PolĂ­tica” e “Extremos: Terror e Guerra”. Esse Ăşltimo tem narração de textos e poemas na voz de Maria Bethânia.  Em formato especial, com depoimentos de repĂłrteres que participaram diretamente das principais coberturas ao longo do ano, os episĂłdios estarĂŁo disponĂ­veis tambĂ©m no prĂłximo dia 29.

Nenhum comentário