Pular para o conteúdo principal

TV Brasil estreia filme sobre a educação de mulheres invisibilizadas


O cotidiano de uma mãe encarcerada, uma empregada doméstica e uma jovem trans que estudam em centros de alfabetização para adultos na Bahia serve de mote para o documentário inédito "Diários de Classe", produção que a TV Brasil estreia nesta sexta (8), às 21h. O filme acompanha os desafios dessas três mulheres negras na periferia de Salvador em busca da educação. A obra está no app TV Brasil Play.

Apesar de percorrerem caminhos distintos, as trajetórias dessas estudantes coincidem nos preconceitos e injustiças que sofrem na rotina. O doc tem um olhar jornalístico e observacional sobre o contexto de vida das personagens. A película amplia o recorte espacial da sala de aula para aprofundar o dia a dia dessas mulheres a fim de revelar as tentativas de contornar o apagamento recorrente de suas existências.

O filme "Diários de Classe" destaca mulheres que têm em comum o desejo de melhorar de vida por meio do estudo. Vânia Lúcia assiste às aulas no presídio feminino, enquanto segue o lento desenrolar de seu confuso processo criminal. A empregada doméstica Maria José frequenta as aulas todas as noites na companhia da filha pequena. A adolescente transexual Tifany busca se adaptar à dinâmica em um abrigo e ser tratada pelo nome que escolheu, não pelo que está em seus documentos.

As falas e as histórias das três mulheres retratadas no documentário têm diferentes nuances, mas se aproximam quando o documentário estabelece o elo que conecta a experiência de cada uma delas na esperança de um futuro melhor. A mãe encarcerada tenta aprender legislação para se defender, a trabalhadora doméstica se esforça para conciliar trabalho e estudos, enquanto a jovem vive descobertas.


Produção sobre a desigualdade na educação conquistou prêmios

A falta de oportunidades e a discriminação marcada pelas relações de poder e opressão se fazem presentes na produção cinematográfica nacional que mostra a disposição feminina para pensar e reagir diante das posições sociais impostas a pessoas negras, mas obstinadas pelo saber.

A montagem ressalta como desigualdade social, preconceito, machismo e precariedade da educação influenciam no processo da formação da sociedade brasileira e prejudicam jovens e adultos periféricos em um sistema que os ignora historicamente.

Durante seis meses, a equipe da produção acompanhou o dia a dia dessas mulheres para fazer o documentário. O longa de estreia dos diretores Maria Carolina da Silva e Igor Souza foi reconhecido com premiações.

"Diários de Classe" conquistou os prêmios do Júri Popular e do Júri Jovem no IV Festival Pirenópolis DOC, evento em que ainda ganhou a láurea de Melhor Filme, categoria também vencedora na 2º Mostra de Cinema Contemporâneo do Nordeste. Nesta seleção, a obra ganhou também o Prêmio de Melhor Direção.


Ficha técnica 

País: Brasil. Ano: 2017. Gênero: Documentário. Direção: Maria Carolina da Silva e Igor Souza. Elenco: Vânia Lúcia, Maria José, Tifany Moura. Classificação indicativa: 12 anos. 72 min. Inédito.

Comentários

Mais lidas nos últimos dias

Confira a programação da Record entre os dias 19 a 25 de fevereiro

Foto: Reprodução/Internet 19.02.2024 SEGUNDA-FEIRA 05H00 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H00 BOLETIM JORNAL DA RECORD 07H05 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H30 BALANÇO GERAL MANHÃ SP * 08H40 FALA BRASIL 10H00 HOJE EM DIA 11H50 BALANÇO GERAL SP * 15H30 A TERRA PROMETIDA 16H30 CIDADE ALERTA 17H10 BOLETIM JORNAL DA RECORD 17H15 CIDADE ALERTA 17H40 BOLETIM JORNAL DA RECORD 17H45 CIDADE ALERTA * 19H55 JORNAL DA RECORD 21H00 JEZABEL 21H45 GÊNESIS - ESTREIA 23H00 DOC INVESTIGAÇÃO 00H00 CHICAGO FIRE - HERÓIS CONTRA O FOGO 00H35 BOLETIM JORNAL DA RECORD 00H45 PROGRAMAÇÃO IURD 20.02.2024 TERÇA-FEIRA 05H00 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H00 BOLETIM JORNAL DA RECORD 07H05 BALANÇO GERAL MANHÃ * 07H30 BALANÇO GERAL MANHÃ SP * 08H40 FALA BRASIL 10H00 HOJE EM DIA 11H50 BALANÇO GERAL SP * 15H30 A TERRA PROMETIDA 16H30 CIDADE ALERTA 17H10 BOLETIM JORNAL DA RECORD 17H15 CIDADE ALERTA 17H40 BOLETIM JORNAL DA RECORD 17H45 CIDADE ALERTA * 19H55 JORNAL DA RECORD 21H00 JEZABEL 21H45 GÊNESIS 22H45 CINE RECORD ESPECIAL 00

Confira as entrevistas da semana de 19/02/24 a 23/02/24 no The Noite com Danilo Gentili

(Foto: Rogério Pallatta/SBT) Segunda-feira, 19/02, 00h30 – Maíra Cardi e Thiago Nigro Iniciando a semana, Danilo Gentili conversa com a influenciadora e coach de emagrecimento Maíra Cardi e o "Primo Rico" e especialista em finanças Thiago Nigro. Os dois falam sobre o relacionamento, planos de casamento, fé e outras curiosidades. (Foto: Rogerio Pallatta/SBT) Terça-feira, 20/02, 00h45 – Mônica e Magali As convidadas do The Noite desta terça-feira inspiraram o genial Mauricio de Sousa a criar duas das personagens mais populares do bairro do Limoeiro. Mônica e Magali, que falam sobre o legado cultural que atravessa gerações e os 60 anos de Mônica, recebendo inclusive um bolo para celebrar a data durante a entrevista. Com 12 milhões de revistinhas vendidas por ano, a protagonista fala do sucesso e explica que sua personagem foi criada a pedido dos leitores. Ela faz ainda uma revelação curiosa e revela que o coelho não é seu animal preferido, mas sim o porco

História de tocar o coração no “Programa Eliana”: Uma menina de 11 anos, que viralizou nas redes sociais, encanta a todos com seu carisma e talento musical em uma apresentação com sucessos de Gloria Groove

(Foto: Rogério Pallatta/SBT) Mary é uma garotinha de 11 anos com um vozeirão que atingiu mais de 250 milhões de visualizações nas redes sociais. Na semana do dia das crianças, ela participou do “Famosinhos da Internet” e foi a vencedora do quadro. Sua vida começou a mudar com a realização de alguns sonhos, mas a pequena ainda quer ir mais longe! Eliana a convidou para participar do quadro “Dia de Sorte” e  Mary vai encarar o desafio da DJ Maluca. Ela precisa identificar pelo menos quatro músicas tocadas de trás para frente para vencer. Neste desafio, grandes nomes da música marcam presença na atração como Kekel, Kell Smith, Mari Fagundes, Pedrinha Moraes e Day & Lara. Na segunda prova e com uma grande produção, Mary interpreta e canta sucessos de Gloria Groove e é avaliada por Thomas Roth, diretor musical de teledramaturgia do SBT; pelo dançarino Jaime Arôxa e uma nota conjunta de todas as atrações artísticas da DJ Maluca. A participante vai concorrer a prêmios muito es

Na RedeTV!, ‘Mega Senha Power’ nocauteia audiência da Band

Apresentado por Marcelo de Carvalho na RedeTV!, o ‘Mega Senha Power’ bateu recorde de audiência neste último sábado (17), se consolidando entre os destaques do canal e mantendo-se à frente da Band. No ar entre 23h10 e 00h30, o game show registrou 1,5 ponto de média, 3,4% de share e 2,6 pontos de pico, segundos os dados consolidados da Kantar Ibope para a Grande São Paulo. O índice foi 36% maior do que a audiência da Band (1,1), que transmitia MMA na faixa horária. Nesta última edição, o apresentador Marcelo de Carvalho contou com a participação de Rafael Ilha e Kally Fonseca no game show, no qual os convidados precisam de agilidade para ajudar os participantes na busca pelo prêmio em dinheiro, que pode chegar a um milhão de reais. O 'Mega Senha Power’ é exibido aos sábados, às 23h10, na RedeTV!.

No Domingo Espetacular, Roberto Cabrini entrevista empresário acusado de assassinar um membro do PCC

Foto: Divulgação RECORD Neste fim de semana (18/02), o Domingo Espetacular traz uma entrevista exclusiva de Roberto Cabrini com o empresário acusado de dar um golpe milionário na organização criminosa mais perigosa do país, o PCC (Primeiro Comando da Capital). Em um apartamento de mais de R$ 10 milhões, Roberto Cabrini encontra Antônio Vinicius Gritzbach, personagem central de uma trama de mortes e denúncias de lavagem de dinheiro. Com uma tornozeleira eletrônica e protegido em sua fortaleza de luxo, Gritzbach quebra o silêncio e diz ter escapado da morte duas vezes. O empresário é acusado de pagar R$ 300 mil reais para mandar matar Anselmo Becheli Santa Fausta, de 38 anos, apontado como um homem poderoso no PCC, e seu motorista, Antônio Corona Neto, 33.  Ambos foram assassinados em dezembro de 2021, num bairro da zona leste de São Paulo. A reportagem, na íntegra, será exibida no Câmera Record. Nesta semana, Simony desmaiou depois de ser barrada com os filhos, em um voo nos