Pular para o conteúdo principal

Ana Hikari comenta desafios de interpretar luta contra alcoolismo na temporada final de ‘As Five’: “Humanizar quem passa por isso é essencial”

Foto: Globo/Daniela Toviansky

Tina, personagem interpretada por Ana Hikari desde 2017 em ‘Malhação - Viva a Diferença’, é uma jovem apaixonada por tecnologia, música e, claro, suas amigas. Descolada, sociável e assertiva, ela é uma das mais festeiras do seu ciclo, e sempre se orgulhou disso. Mas, na terceira e última temporada do Original Globoplay ‘As Five’, com estreia de todos os oito episódios marcada para o dia 1º de março, a jovem vai começar a perceber que precisa de ajuda para lidar com um problema que já vem enfrentando há algum tempo: a dependência química.

O início de namoro com Glauber (Elzio Vieira), ex-funcionário do restaurante de seu pai que passa, também, a trabalhar em seu empreendimento com Keyla (Gabriela Medvedovsky), a casa de shows Ladeira das Mina, faz com que ela se sinta acolhida e compreendida, já que ele também enfrentou, recentemente, problemas com o alcoolismo. Por causa do rapaz, Tina decide frequentar reuniões de Alcoólicos Anônimos, mesmo sem levar muito a sério, de início, os princípios daqueles encontros. Em meio a conflitos internos, ela acaba não conseguindo se dedicar aos negócios com Keyla como gostaria. Tina também demora a reconhecer sua compulsão, até passar por um episódio de alto risco para sua própria vida.

Graduada em artes cênicas pela Universidade de São Paulo, Ana Hikari traz a personagem Tina como uma das mais marcantes em sua carreira. A atriz conta como se preparou para a última temporada de ‘As Five’, incluindo estudos cuidadosos sobre dependência química.

Confira a entrevista com Ana Hikari:

1. Para você, o que os fãs podem esperar da terceira temporada de ‘As Five’?
Eles podem esperar muitas novas questões bem desafiadoras e cada vez mais conflitos pessoais. Mas sempre, também, o encontro entre elas cinco, se apoiando para superar essas questões.

2. Nesta temporada, Tina parece mais consciente sobre sua condição enquanto dependente química. Mas, no início, parece relutar em admitir. É isso mesmo? Como Tina se sente diante dessa possibilidade?
O processo dela é bem semelhante ao de muitas pessoas que passam pela questão da dependência química. Primeiro, há uma negação dessa condição. Só depois de muita reflexão, e às vezes até de algo mais grave, é que desperta a necessidade de um tratamento. Ela vai passar por vários sentimentos em relação a esse processo e nós vamos acompanhar tudo.

3. Qual é o papel de Glauber (Elzio Vieira) para essa identificação?
O Glauber é um personagem essencial nessa temporada para Tina. Tanto no início, quando ela constrói uma relação de apoio e identificação com ele (por ele já ter passado pelos estágios que a Tina está passando), indo para a quase dependência dele (quando ela começa a abdicar de compromissos importantes de trabalho para ter relações com ele ou esquecendo de si para estar presente na relação). Mas é ele quem vai apresentar o universo de cura para os processos químicos dela, porque ele mesmo já passou por isso e está há mais de um ano em abstinência. Ele é quem a leva para os grupos de reabilitação coletiva.

4. Como descreve a relação com Glauber nessa temporada?
É uma relação gostosa para eles, eles se apoiam, ele se identifica com o processo dela e por isso sabe cuidar tão bem dela. E por muito tempo desde a morte da mãe, a Tina foi quem cuidou da família e de todos, então tem sido bom ela ser cuidada por outra pessoa nesse momento difícil. Ela acaba se entregando demais por conta disso e deixando em cima do Glauber um fardo pesado também para ele, pois ele também está em processo constante de recuperação.

5. Algumas cenas relacionadas à dependência química são bem fortes nesta temporada. Como foi, para você, fazer essas cenas? Teve alguma dificuldade? Quais sentimentos te despertaram?
Foi muito emocionante e empolgante de gravar. Eu gosto muito de trabalhar essas cenas, porque cada uma é uma descoberta de processo para me colocar na emoção que a personagem e a cena pedem. Eu uso muita música para me ajudar. Tenho uma playlist da Tina com músicas que me colocam em sensações específicas para estar em cena. E com o Elzio Vieira foi uma parceria incrível! A gente se aquecia juntos, correndo, cantando, pulando, passando o texto em voz alta, até entrar no estado de jogo e conexão para gravar. Foi um presente para mim estar em cena com ele.

6. Houve alguma preparação específica para viver Tina nesta temporada?
Sim, eu estudei muito sobre a questão da dependência química em geral. Conversei com um diretor de um CAPS AD pra entender as especificidades dessa questão, como é o processo de quem passa por isso e como são os tratamentos. Frequentei também encontros de Narcóticos Anônimos para entender os fundamentos dos grupos, entender o sentimento das pessoas ali, a abordagem e a sensação de estar lá com outras pessoas. Foi um processo muito enriquecedor e bonito, porque humanizar as pessoas que passam por isso é essencial diante de uma sociedade que desumaniza tanto dependentes químicos. E foi isso que eu vivi enquanto estudava a Tina. Tive a oportunidade de olhar de maneira humana para essa questão.

7. De forma geral, como você descreveria Tina nesta temporada?
A Tina está passando por um longo e profundo processo de fundo do poço para chegar em outro longo processo de autoconhecimento. Isso vai esbarrar em todo mundo, tanto nas amigas, quanto nas relações amorosas (a atual e a antiga!), na família e nela mesma.

8. Você acredita que por meio da personagem é possível passar uma mensagem importante sobre dependência química?
Acredito que todo mundo que já teve alguém na família que passa por isso ou alguém que já passou por isso vai assistir com atenção e se sensibilizar. Meu objetivo principal foi humanizar essa personagem para trazer um ponto de vista que às vezes não é contado sobre dependência química. É um lugar muito complexo e difícil tanto pra quem passa quanto para quem está em volta, tentando auxiliar. Eu espero que isso faça as pessoas refletirem.

9. Você também vai dar vida, agora, à uma vilã na novela ‘Família é Tudo’. Conte sobre sua personagem, quem é Mila?
A Mila é uma vilã bem complexa, uma mulher decidida, obstinada, sensual, com muito objetivo na vida. Ela trabalha na Mancini Music como braço direito do Hans (Raphael Logam) e tem uma relação com ele. Hans não assume o namoro com a Mila, algo que ela deseja muito. Mila sabe o que quer e o que precisa fazer pra alcançar seus objetivos e não tem medo de fazer escolhas eticamente incorretas pra isso. Não tem medo do Hans e é das poucas que sabe falar as verdades na cara dele. Sabe de todos os planos desse vilão. E isso com certeza faz dela muito poderosa.

Criada por Cao Hamburger e escrita por Cao Hamburger, Luna Grimberg, Maiara de Paula e Maíra Motta, com Cleissa Regina Martins, a terceira temporada de ‘As Five’, Original Globoplay, tem direção artística de Fabrício Mamberti e direção geral de Rafael Miranda. A produção executiva é de Isabela Bellenzani (Estúdios Globo), e a produção é de Caio Gullane e Fabiano Gullane (Gullane). A direção de gênero é de José Luiz Villamarim.

Comentários

Mais lidas nos últimos dias

Confira o resumo semanal de No Rancho Fundo, Família é Tudo e Renascer entre os dias 22 a 27 de abril

ATENÇÃO: OS RESUMOS DOS CAPÍTULOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DAS NOVELAS. NO RANCHO FUNDO Capítulo 07 Marcelo invade o quarto de Quinota. Zefa Leonel e Zé Beltino confrontam Marcelo. Para salvar o rapaz, Quinota inventa que pode estar grávida de Marcelo. Celso exige que Tobias faça algo sobre a permanência de Caridade em seu restaurante. Zefa Leonel pede que Padre Zezo case Quinota e Marcelo, para reparar a honra da filha. Quinota confessa a Padre Zezo que mentiu para Zefa Leonel, a fim de salvar a vida de Marcelo, e afirma que se apaixonou por outro homem. Dona Manuela é internada, e Artur se preocupa. Padre Zezo diz a Zefa Leonel que não casará Quinota e Marcelo. Dona Manuela acredita que Artur esteja apaixonado. Zé Beltino fica à espreita de Marcelo. Capítulo 08 Zé Beltino, Nastácio e Aldenor vão atrás de Marcelo no hotel. Quinota descreve para Benvinda e Margaridinha seus sentimentos por Artur. Dona Manuela afirma a Artur que ele parece amar Quinota d

Confira a programação da TV Globo entre os dias 13 a 19 de abril

Foto: Reprodução/Internet Atenção A grade abaixo é relativa à programação praticada no fuso horário de Brasília. As emissoras com fuso horário diferenciado terão uma grade de exibição ajustada às suas necessidades locais. Sábado, 13/04/2024 04:20 Corujão II - O Segredo de Davi 06:00 Globo Repórter 06:50 É de Casa 11:45 Praça TV - 1ª Edição 12:50 Parabólicos 13:00 Globo Esporte 13:25 Jornal Hoje 14:10 Cheias de Charme 14:40 Sessão de Sábado - O Pequeno Stuart Little 16:15 Caldeirão Com Mion 18:40 Elas Por Elas 19:25 Praça TV - 2ª Edição 19:45 Família é Tudo 20:30 Jornal Nacional 21:20 Renascer 22:25 Big Brother Brasil 24 23:10 Altas Horas 01:00 Supercine - Meu Nome É Khan 02:40 Família é Tudo 03:20 Corujão I - Hook - A Volta Do Capitão Gancho Domingo, 14/04/2024 06:00 Santa Missa 06:50 Globo Comunidade 07:20 Pequenas Empresas & Grandes Negócios 08:05 Globo Rural 09:25 Auto Esporte 10:00 Esporte Espetacular 12:

Ana Hickmann fala sobre o momento em que decidiu assumir o namoro com Edu Guedes: “Quando tive a certeza que meu filho estava bem”

Crédito: Divulgação/RedeTV! Em entrevista ao ‘TV Fama’ (RedeTV!) nesta quinta-feira (11), Edu Guedes abre detalhes dos primeiros contatos com Ana Hickmann após as denúncias da apresentadora contra o ex-marido: “Quando vi a entrevista da Ana, me chamou atenção, fiquei sentido e parecia que eu estava dentro daquela situação. Falei: ‘De alguma forma preciso entrar em contato, me solidarizar e o que puder fazer, eu vou fazer’ ”. “A primeira mensagem que mandei pra ela, ela não respondeu até hoje”, recorda o chef de cozinha, que conseguiu falar com Ana Hickmann após a irmã da artista compartilhar o novo número de telefone. “Senti que, de alguma forma, mesmo que fosse como amigo, porque nunca tinha tido nada com a Ana, eu poderia ajudar. Em 18 de dezembro fomos jantar e esse foi o primeiro dia que saímos para conversar”, afirma. Ao lado do namorado, Ana Hickmann ainda comenta o momento em que tomou a decisão de assumir publicamente há um mês o relacionamento. “Quando tive a certe

SBT e Warner Bros. Discovery fecham coprodução para 10ª temporada de "Bake Off Brasil" com novo elenco

Fabiana (Reprodução/Instagram) O  SBT  e a  Warner Bros. Discovery  acabam de fechar a  coprodução  da  10ª temporada  de “ Bake Off Brasil – Mão na Massa ”. Um dos realities gastronômicos de maior sucesso na televisão mundial está de volta para sua celebrar dez edições em grande estilo e com  novo elenco . Desta vez, o comando ficará com a carismática apresentadora e atriz  Fabiana Karla  e, no júri, os participantes terão a avaliação criteriosa e competente da chef confeiteira  Carole Crema  e do chef  André Mifano . O programa terá seus episódios exibidos pela plataforma de streaming  Max , e em seguida pelo  SBT  e pelo canal  Discovery Home & Health , e promete novas e boas emoções na tenda mais doce do país a partir de  agosto . Vale lembrar que Great Bake Off é um formato criado pela Love Productions, licenciado e distribuído pela BBC Studios Distribution Limited, tendo conquistado o público em 33 países. Sobre o SBT Em 19 de agosto de 1981, foi inaugurado o Sist

A cantora Iza fala sobre sua gravidez no ‘Fantástico’ deste domingo

Foto: Globo/Divulgação O ‘Show da Vida’ deste domingo, dia 14, traz uma entrevista exclusiva com a mais nova mamãe do pedaço. Grávida de seu primeiro filho com o jogador Yuri Lima, a cantora Iza, recebe a repórter Giuliana Girardi num estúdio em São Paulo e conta detalhes do dia em que descobriu a gravidez. “Instantaneamente eu me senti mãe, na mesma hora parece que eu senti, tipo assim, ó, vai devagar aí, pô, segura tua ondinha agora”. A cantora revela ainda como foi dar a notícia a Yuri, familiares e amigos, e fala dos planos futuros. A repórter Giuliana Giradi também conversa com a mãe de Iza. “A gente já está fazendo os bolões da família", diz Isabel Cristina. O musical de sucesso na Broadway que conquistou várias gerações está de volta ao Brasil. No palco do ‘Fantástico, o elenco da nova montagem de ‘A Noviça Rebelde’ dá uma palhinha do que o público poderá assistir a partir do dia 19 de abril no Rio de Janeiro. A superprodução brasileira tem os atores Malu Rodrig