Pular para o conteúdo principal

Atriz Irene Ravache comenta chegada de ‘Sol de Verão’ ao Globoplay pelo projeto Fragmentos

Foto: TV GLOBO/CEDOC

A novela ‘Sol de Verão’ chega ao Globoplay nesta segunda-feira, dia 19, pelo projeto Fragmentos, que recupera e disponibiliza obras das décadas de 1970 e 1980. Ao todo, oito capítulos preservados serão disponibilizados pela plataforma: 1, 2, 69, 70, 121, 122, 137 (último capítulo) e o capítulo especial 138. Escrita por Manoel Carlos, com direção de Roberto Talma, Jorge Fernando e Guel Arraes, ‘Sol de Verão’ foi exibida pela TV Globo em 1982. O autor assina ainda 'Mulheres Apaixonadas', que passa a ser disponibilizada na plataforma também nesta segunda-feira, em seu formato original, pelo 'Originalidade'.

A trama de 'Sol de Verão' conta a história de Rachel (Irene Ravache) que, infeliz no casamento, decide se separar do empresário Virgílio (Cécil Thiré). Disposta a dar uma virada em sua vida, ela se muda de Petrópolis para a zona sul do Rio de Janeiro com a filha, Clara (Débora Bloch), passando a morar na casa da mãe, Laura (Beatriz Segall), em Ipanema. Ali, ela se apaixona pelo charmoso, mas rude, Heitor (Jardel Filho), dono de uma oficina mecânica. Ele mora com a irmã, Irene (Beatriz Lyra), em um sobrado antigo, um dos principais cenários da novela.

Antes do desfecho da trama, o ator Jardel Filho faleceu. Com isso, o destino da personagem de Irene Ravache foi alterado: Rachel passou a ser cortejada pelo professor Horácio (Paulo Figueiredo) e por Virgílio.

Com mais de 60 anos de carreira na dramaturgia, a atriz Irene Ravache relembra sobre a trama de ‘Sol de Verão’ e lamenta o falecimento do ator Jardel Filho, a quem se refere como um dos maiores atores do país. Confira abaixo:

Entrevista com a atriz Irene Ravache:

Como foi interpretar a Rachel de ‘Sol de Verão’ na década de 1980? Que lembranças você guarda desse trabalho?
Irene Ravache - Ter feito a Rachel em ‘Sol de Verão’ foi uma oportunidade muito boa. Eu estava residindo em São Paulo e retornei para a TV Globo para fazer essa novela de tamanho sucesso, com um elenco primoroso. Foi tudo muito bem, até o momento em que a novela foi tragicamente marcada pela morte do seu ator principal, que era o Jardel Filho. Jardel foi um dos maiores atores do Brasil. Para se ter uma ideia, até hoje, quando as pessoas conversam comigo, perguntam do Jardel, falam dele, tal a força de interpretação desse ator. Minha personagem se chamava Rachel; talvez eu seja uma das poucas personagens do Manoel Carlos que não teve o nome de Helena, que é um fato curioso.

Quais características da personagem você destacaria para apresentá-la para o público que não assistiu a novela quando foi exibida na Tv Globo?
Irene Ravache – A novela começa num momento em que a Rachel está infeliz no casamento. Ela era casada com o Virgílio (Cécil Thiré) e nós tínhamos uma filha, a Clara (Débora Bloch). Débora e eu tínhamos uma semelhança bem grande com nossos cabelos encaracolados, sardas, mesma cor da pele. Foi uma delícia ter a Débora como filha e o Cécil como marido. A Rachel, então, conhece o Heitor, vivido pelo Jardel Filho. A princípio, ela antipatiza por ele ser rústico, rude. Mas, em seguida, vai acontecendo uma atração muito grande entre eles dois e essa atração se transforma em amor. É uma história muito bonita do Manoel Carlos e a Rachel representa aquela mulher que não está feliz com a sua situação de casamento, na década de 80, com dificuldades para se separar. Mas vai atrás e enfrenta essa batalha.

Como avalia a possibilidade de o público poder assistir aos capítulos preservados da obra por meio do projeto Fragmentos do Globoplay?
Irene Ravache – O projeto Fragmentos dá uma chance para as pessoas reverem momentos de interpretações de atores que fizeram parte do elenco da TV Globo, todos primorosos, meus colegas.

Criado pelo Globoplay para reforçar o compromisso com a memória da cultura, da dramaturgia brasileira e a valorização do audiovisual nacional, o projeto Fragmentos, que recupera e disponibiliza novelas das décadas de 1970 e 1980 que possuem de dois até 20 capítulos preservados no acervo, foi lançado em janeiro deste ano. Além de ‘Sol de Verão’, estão disponíveis no catálogo da plataforma os capítulos preservados de ‘O Rebu’ (1974), ‘Coração Alado’ (1980), ‘Estúpido Cupido’ (1976) e ‘Chega Mais’ (1980).

Comentários

Mais lidas nos últimos dias

Confira o resumo semanal de No Rancho Fundo, Família é Tudo e Renascer entre os dias 22 a 27 de abril

ATENÇÃO: OS RESUMOS DOS CAPÍTULOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DAS NOVELAS. NO RANCHO FUNDO Capítulo 07 Marcelo invade o quarto de Quinota. Zefa Leonel e Zé Beltino confrontam Marcelo. Para salvar o rapaz, Quinota inventa que pode estar grávida de Marcelo. Celso exige que Tobias faça algo sobre a permanência de Caridade em seu restaurante. Zefa Leonel pede que Padre Zezo case Quinota e Marcelo, para reparar a honra da filha. Quinota confessa a Padre Zezo que mentiu para Zefa Leonel, a fim de salvar a vida de Marcelo, e afirma que se apaixonou por outro homem. Dona Manuela é internada, e Artur se preocupa. Padre Zezo diz a Zefa Leonel que não casará Quinota e Marcelo. Dona Manuela acredita que Artur esteja apaixonado. Zé Beltino fica à espreita de Marcelo. Capítulo 08 Zé Beltino, Nastácio e Aldenor vão atrás de Marcelo no hotel. Quinota descreve para Benvinda e Margaridinha seus sentimentos por Artur. Dona Manuela afirma a Artur que ele parece amar Quinota d

Confira a programação da TV Globo entre os dias 13 a 19 de abril

Foto: Reprodução/Internet Atenção A grade abaixo é relativa à programação praticada no fuso horário de Brasília. As emissoras com fuso horário diferenciado terão uma grade de exibição ajustada às suas necessidades locais. Sábado, 13/04/2024 04:20 Corujão II - O Segredo de Davi 06:00 Globo Repórter 06:50 É de Casa 11:45 Praça TV - 1ª Edição 12:50 Parabólicos 13:00 Globo Esporte 13:25 Jornal Hoje 14:10 Cheias de Charme 14:40 Sessão de Sábado - O Pequeno Stuart Little 16:15 Caldeirão Com Mion 18:40 Elas Por Elas 19:25 Praça TV - 2ª Edição 19:45 Família é Tudo 20:30 Jornal Nacional 21:20 Renascer 22:25 Big Brother Brasil 24 23:10 Altas Horas 01:00 Supercine - Meu Nome É Khan 02:40 Família é Tudo 03:20 Corujão I - Hook - A Volta Do Capitão Gancho Domingo, 14/04/2024 06:00 Santa Missa 06:50 Globo Comunidade 07:20 Pequenas Empresas & Grandes Negócios 08:05 Globo Rural 09:25 Auto Esporte 10:00 Esporte Espetacular 12:

Ana Hickmann fala sobre o momento em que decidiu assumir o namoro com Edu Guedes: “Quando tive a certeza que meu filho estava bem”

Crédito: Divulgação/RedeTV! Em entrevista ao ‘TV Fama’ (RedeTV!) nesta quinta-feira (11), Edu Guedes abre detalhes dos primeiros contatos com Ana Hickmann após as denúncias da apresentadora contra o ex-marido: “Quando vi a entrevista da Ana, me chamou atenção, fiquei sentido e parecia que eu estava dentro daquela situação. Falei: ‘De alguma forma preciso entrar em contato, me solidarizar e o que puder fazer, eu vou fazer’ ”. “A primeira mensagem que mandei pra ela, ela não respondeu até hoje”, recorda o chef de cozinha, que conseguiu falar com Ana Hickmann após a irmã da artista compartilhar o novo número de telefone. “Senti que, de alguma forma, mesmo que fosse como amigo, porque nunca tinha tido nada com a Ana, eu poderia ajudar. Em 18 de dezembro fomos jantar e esse foi o primeiro dia que saímos para conversar”, afirma. Ao lado do namorado, Ana Hickmann ainda comenta o momento em que tomou a decisão de assumir publicamente há um mês o relacionamento. “Quando tive a certe

SBT e Warner Bros. Discovery fecham coprodução para 10ª temporada de "Bake Off Brasil" com novo elenco

Fabiana (Reprodução/Instagram) O  SBT  e a  Warner Bros. Discovery  acabam de fechar a  coprodução  da  10ª temporada  de “ Bake Off Brasil – Mão na Massa ”. Um dos realities gastronômicos de maior sucesso na televisão mundial está de volta para sua celebrar dez edições em grande estilo e com  novo elenco . Desta vez, o comando ficará com a carismática apresentadora e atriz  Fabiana Karla  e, no júri, os participantes terão a avaliação criteriosa e competente da chef confeiteira  Carole Crema  e do chef  André Mifano . O programa terá seus episódios exibidos pela plataforma de streaming  Max , e em seguida pelo  SBT  e pelo canal  Discovery Home & Health , e promete novas e boas emoções na tenda mais doce do país a partir de  agosto . Vale lembrar que Great Bake Off é um formato criado pela Love Productions, licenciado e distribuído pela BBC Studios Distribution Limited, tendo conquistado o público em 33 países. Sobre o SBT Em 19 de agosto de 1981, foi inaugurado o Sist

A cantora Iza fala sobre sua gravidez no ‘Fantástico’ deste domingo

Foto: Globo/Divulgação O ‘Show da Vida’ deste domingo, dia 14, traz uma entrevista exclusiva com a mais nova mamãe do pedaço. Grávida de seu primeiro filho com o jogador Yuri Lima, a cantora Iza, recebe a repórter Giuliana Girardi num estúdio em São Paulo e conta detalhes do dia em que descobriu a gravidez. “Instantaneamente eu me senti mãe, na mesma hora parece que eu senti, tipo assim, ó, vai devagar aí, pô, segura tua ondinha agora”. A cantora revela ainda como foi dar a notícia a Yuri, familiares e amigos, e fala dos planos futuros. A repórter Giuliana Giradi também conversa com a mãe de Iza. “A gente já está fazendo os bolões da família", diz Isabel Cristina. O musical de sucesso na Broadway que conquistou várias gerações está de volta ao Brasil. No palco do ‘Fantástico, o elenco da nova montagem de ‘A Noviça Rebelde’ dá uma palhinha do que o público poderá assistir a partir do dia 19 de abril no Rio de Janeiro. A superprodução brasileira tem os atores Malu Rodrig