Pular para o conteúdo principal

CNN Brasil exibe “Japão, Terra da Resistência”, série e documentário originais sobre os desafios enfrentados pelo país

Márcio Gomes em Wajima, cidade devastada por terremoto em 1ª de janeiro - Foto: Divulgação/CNN Brasil

Disposta a ampliar o número de produções que tem consolidado sua expertise na realização de séries documentais, a CNN Brasil lançará no dia 8 de abril mais um conteúdo de relevância original: “Japão, Terra da Resistência”, estreia dentro do CNN Prime Time, com cinco episódios a serem exibidos de segunda a sexta, mais um documentário especial reservado ao sábado. Ex-correspondente brasileiro no Japão, onde morou por cinco anos (2013-2018), o âncora do CNN Prime Time, Márcio Gomes, voltou ao país que tão bem o acolheu, para documentar os desafios enfrentados pela população após os estragos causados pelo terremoto de janeiro.

Mas não há como abordar essa questão de forma isolada, e Márcio estende seu olhar para outros aspectos, como o envelhecimento da população, a gastronomia local, a geopolítica, e a memória dos bombardeios em Tóquio, além da conhecida habilidade dos japoneses com tecnologia e o impacto dessa expertise na vida local.

“O brasileiro já notou que o número de jovens está diminuindo no nosso país – algo que o Japão vivencia há décadas, com forte impacto no dia a dia dos japoneses. Eles se preocupam se a qualidade do ‘Made in Japan ‘vai cair, e já sentem a falta de mão de obra em diversos setores”, comenta Márcio. “O que fazem para driblar esse problema?”, questiona.

Sua proposta é trazer assuntos que também nos dizem respeito, a fim de apresentar referências e inspirar soluções para os nossos desafios. Essa sempre foi a ideia do jornalista durante o período em que ele foi correspondente na Ásia: trazer exemplos de inventividade, organização, disciplina e dedicação.

Os episódios de “Japão, Terra da Resistência” estarão divididos da seguinte forma:


Terremoto: Márcio e equipe chegam a uma das regiões mais afetadas pelo terremoto de 1º de Janeiro, a cidade de Wajima, onde a destruição foi vasta e deixou 241 mortos, além de muitas pessoas sem água e sem casa. O solo subiu 4 metros e a península se moveu 1,30m.

- Envelhecimento: um trator que anda sozinho e um neozelandês que construiu um hotel no interior do Japão. Essas são as duas maneiras que poderão salvar o país do envelhecimento da população, ou seja, tecnologia e estrangeiros. A exposição de gráficos aponta a queda populacional e mostra exemplos de como a falta de mão de obra já impacta o país.

- Gastronomia: Da rua cheia de barzinhos típicos da noite de Tóquio ao restaurante estrelado, há o cardápio exótico e variado, além do clima festivo de um “pé-sujo” japonês. Márcio conversa com um dos chefs mais estrelados atualmente no país, Narisawa, que fala da preocupação de usar ingredientes locais e pensar no equilíbrio entre trabalho e família.

Geopolítica: Mapas e imagens de arquivo ocupam a tela para que o telespectador possa compreender o jogo de interesses em ação no momento. A China investe fortemente em armas, enquanto a Coreia do Norte volta a fazer ameaças militares. Antigos inimigos mortais, Japão e Coreia do Sul tentam se aproximar, com as bênçãos dos Estados Unidos. Neste episódio, Márcio também visita uma estação de metrô de Tóquio que vai se transformar em abrigo antiaéreo.

Museu: Um espaço dedicado a duas tragédias vividas pela cidade de Tóquio. Além do grande terremoto de 1923, mais recentes na memória da cidade são os bombardeios de 1944/45. Márcio apresenta um episódio pouco abordado: apenas em uma noite, em 1945, morreu mais gente em Tóquio, instantaneamente, do que nos ataques em Hiroshima e Nagasaki juntos.

Documentário do Fim de Semana: Em cena, o lobo robô que afasta bichos das plantações. É a tecnologia ajudando a lidar com a agricultura e o envelhecimento, além de ser útil a uma série de outros fatores.


“Estar de volta ao Japão pela CNN me dá um prazer ainda maior. Afinal, este é o canal que me permitiu unir o papel de âncora de um telejornal em rede nacional com a reportagem. Poder sair da bancada por alguns dias e voltar com um material exclusivo, importante. E trabalhoso, mas sinto que devo isso ao nosso público”, conclui Márcio Gomes.

Japão, Terra da Resistência
Estreia no dia 8 de abril, com episódios diários no CNN Prime Time, a partir das 20h, e no sábado, 13, em documentário que vai ao ar às 22h45.

Comentários

Mais lidas nos últimos dias

Confira o resumo semanal de No Rancho Fundo, Família é Tudo e Renascer entre os dias 22 a 27 de abril

ATENÇÃO: OS RESUMOS DOS CAPÍTULOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DAS NOVELAS. NO RANCHO FUNDO Capítulo 07 Marcelo invade o quarto de Quinota. Zefa Leonel e Zé Beltino confrontam Marcelo. Para salvar o rapaz, Quinota inventa que pode estar grávida de Marcelo. Celso exige que Tobias faça algo sobre a permanência de Caridade em seu restaurante. Zefa Leonel pede que Padre Zezo case Quinota e Marcelo, para reparar a honra da filha. Quinota confessa a Padre Zezo que mentiu para Zefa Leonel, a fim de salvar a vida de Marcelo, e afirma que se apaixonou por outro homem. Dona Manuela é internada, e Artur se preocupa. Padre Zezo diz a Zefa Leonel que não casará Quinota e Marcelo. Dona Manuela acredita que Artur esteja apaixonado. Zé Beltino fica à espreita de Marcelo. Capítulo 08 Zé Beltino, Nastácio e Aldenor vão atrás de Marcelo no hotel. Quinota descreve para Benvinda e Margaridinha seus sentimentos por Artur. Dona Manuela afirma a Artur que ele parece amar Quinota d

Confira a programação da TV Globo entre os dias 13 a 19 de abril

Foto: Reprodução/Internet Atenção A grade abaixo é relativa à programação praticada no fuso horário de Brasília. As emissoras com fuso horário diferenciado terão uma grade de exibição ajustada às suas necessidades locais. Sábado, 13/04/2024 04:20 Corujão II - O Segredo de Davi 06:00 Globo Repórter 06:50 É de Casa 11:45 Praça TV - 1ª Edição 12:50 Parabólicos 13:00 Globo Esporte 13:25 Jornal Hoje 14:10 Cheias de Charme 14:40 Sessão de Sábado - O Pequeno Stuart Little 16:15 Caldeirão Com Mion 18:40 Elas Por Elas 19:25 Praça TV - 2ª Edição 19:45 Família é Tudo 20:30 Jornal Nacional 21:20 Renascer 22:25 Big Brother Brasil 24 23:10 Altas Horas 01:00 Supercine - Meu Nome É Khan 02:40 Família é Tudo 03:20 Corujão I - Hook - A Volta Do Capitão Gancho Domingo, 14/04/2024 06:00 Santa Missa 06:50 Globo Comunidade 07:20 Pequenas Empresas & Grandes Negócios 08:05 Globo Rural 09:25 Auto Esporte 10:00 Esporte Espetacular 12:

Ana Hickmann fala sobre o momento em que decidiu assumir o namoro com Edu Guedes: “Quando tive a certeza que meu filho estava bem”

Crédito: Divulgação/RedeTV! Em entrevista ao ‘TV Fama’ (RedeTV!) nesta quinta-feira (11), Edu Guedes abre detalhes dos primeiros contatos com Ana Hickmann após as denúncias da apresentadora contra o ex-marido: “Quando vi a entrevista da Ana, me chamou atenção, fiquei sentido e parecia que eu estava dentro daquela situação. Falei: ‘De alguma forma preciso entrar em contato, me solidarizar e o que puder fazer, eu vou fazer’ ”. “A primeira mensagem que mandei pra ela, ela não respondeu até hoje”, recorda o chef de cozinha, que conseguiu falar com Ana Hickmann após a irmã da artista compartilhar o novo número de telefone. “Senti que, de alguma forma, mesmo que fosse como amigo, porque nunca tinha tido nada com a Ana, eu poderia ajudar. Em 18 de dezembro fomos jantar e esse foi o primeiro dia que saímos para conversar”, afirma. Ao lado do namorado, Ana Hickmann ainda comenta o momento em que tomou a decisão de assumir publicamente há um mês o relacionamento. “Quando tive a certe

SBT e Warner Bros. Discovery fecham coprodução para 10ª temporada de "Bake Off Brasil" com novo elenco

Fabiana (Reprodução/Instagram) O  SBT  e a  Warner Bros. Discovery  acabam de fechar a  coprodução  da  10ª temporada  de “ Bake Off Brasil – Mão na Massa ”. Um dos realities gastronômicos de maior sucesso na televisão mundial está de volta para sua celebrar dez edições em grande estilo e com  novo elenco . Desta vez, o comando ficará com a carismática apresentadora e atriz  Fabiana Karla  e, no júri, os participantes terão a avaliação criteriosa e competente da chef confeiteira  Carole Crema  e do chef  André Mifano . O programa terá seus episódios exibidos pela plataforma de streaming  Max , e em seguida pelo  SBT  e pelo canal  Discovery Home & Health , e promete novas e boas emoções na tenda mais doce do país a partir de  agosto . Vale lembrar que Great Bake Off é um formato criado pela Love Productions, licenciado e distribuído pela BBC Studios Distribution Limited, tendo conquistado o público em 33 países. Sobre o SBT Em 19 de agosto de 1981, foi inaugurado o Sist

A cantora Iza fala sobre sua gravidez no ‘Fantástico’ deste domingo

Foto: Globo/Divulgação O ‘Show da Vida’ deste domingo, dia 14, traz uma entrevista exclusiva com a mais nova mamãe do pedaço. Grávida de seu primeiro filho com o jogador Yuri Lima, a cantora Iza, recebe a repórter Giuliana Girardi num estúdio em São Paulo e conta detalhes do dia em que descobriu a gravidez. “Instantaneamente eu me senti mãe, na mesma hora parece que eu senti, tipo assim, ó, vai devagar aí, pô, segura tua ondinha agora”. A cantora revela ainda como foi dar a notícia a Yuri, familiares e amigos, e fala dos planos futuros. A repórter Giuliana Giradi também conversa com a mãe de Iza. “A gente já está fazendo os bolões da família", diz Isabel Cristina. O musical de sucesso na Broadway que conquistou várias gerações está de volta ao Brasil. No palco do ‘Fantástico, o elenco da nova montagem de ‘A Noviça Rebelde’ dá uma palhinha do que o público poderá assistir a partir do dia 19 de abril no Rio de Janeiro. A superprodução brasileira tem os atores Malu Rodrig