Pular para o conteúdo principal

No Provoca, Ivan Lins fala sobre depressão e a dificuldade em ganhar dinheiro com streamings

Foto Anna Coutinho

Na terça-feira (30/4), Marcelo Tas conversa com Ivan Lins, um dos músicos mais reconhecidos e celebrados do mundo. O cantor e compositor conta, no Provoca, sobre a dificuldade em ganhar dinheiro com os streamings e como isso o levou à depressão; fala da professora que tomou um susto o vendo tocar; sobre o convite que recebeu para participar do álbum de Michael Jackson, Thriller, e muito mais. Vai ao ar na TV Culturaàs 22h.

"No Spotify, você tem cerca de 900 mil ouvintes mensais. O que isso significa pra você?", pergunta Tas: “Significa que eu tenho 900 mil pessoas que gostam da minha música. Se eu tivesse vendendo CD, fosse na época de vender CD, eu poderia, facilmente, tendo essas 900 mil pessoas, vender pelo menos mais 80 mil cópias de CDs e sobreviver com isso, ser remunerado justamente (...) para ganhar R$ 1,00, acho que tem que tocar umas 20 mil vezes no mês”, diz o cantor.

"Não me parece muito justo", diz Tas, que pergunta como continua essa prosa: “Voltei para terapia pra curar, agora, outra depressão, porque eu perdi minha aposentadoria, Não posso mais diminuir o trabalho, tenho que trabalhar mais do que nunca, porque agora a única fonte de renda que eu tenho é o palco, fazer show (...) O direito autoral vem muito baixo, não é suficiente para eu poder, pelo menos, manter a vida que eu construí através do meu trabalho”, desabafa o artista.

Em outro momento do programa, Lins conta que começou a estudar em 1972, quando já era famoso. “A primeira tentativa foi no piano, com uma professora que ensinava tudo, ela não era só professora de piano, era de harmonia, teoria musical (...) essa mulher foi que salvou minha vida (..) eu cheguei lá e ela falou 'ótimo, vamos estudar piano, toca aí'. Eu comecei a tocar e ela deu um berro (...) sabe vampiro quando pega o sol na cara? (...) porque a minha técnica era toda errada, eu aprendi sozinho tocar (...) ela falava assim: ‘vou ficar de costa, porque o que eu escuto é lindo, mas o que eu vejo é um pavor'".

"Você é do tipo que gosta de tocar música antiga ou fica chateado?", indaga Tas. “Não, eu adoro. Isso é muito da personalidade (...) eu sempre tive medo de ficar sozinho (...) passei minha juventude inteira andando em turma e todas as coisas boas que eu conseguia fazer, eu dividia com meus amigos (...) aí quando eu começo uma carreira e vejo que o público me pede para cantar, eu percebo que eu não estou sozinho. Para mim isso é poderoso, é cumplicidade. Eu toco com alegria e com prazer, como se eu estivesse tocando pela primeira vez (...) eu amo as minhas coisas, eu tenho autoestima com a minha música, eu escuto minha música todo dia (...) e aprendo com elas a reencontrar sentimentos”, diz o cantor.

Comentários

Mais lidas nos últimos dias

“Domingo Legal” anuncia suas novas assistentes de palco

Ingrid e Isa (Foto: Lourival Ribeiro/SBT) Dois novos talentos passam a integrar oficialmente o elenco do “ Domingo Legal ” a partir deste final de semana,  19 de maio .  Isabella Arantes  e  Ingrid Prado  são as  novas assistentes de palco  e terão a missão de auxiliar Celso Portiolli em todos os quadros do dominical, além de eventuais matérias externas e outras participações. Agora, portanto, Isabella e Ingrid se unem a Kattia Lis, que já faz parte do time “Domingo Legal”, no intuito de levarem ainda mais alegria e entretenimento ao público do SBT. “ Empolgação, alegria e muita gratidão. Essa minha nova fase vem acompanhada com um sorriso enorme no rosto! A família #DomingoLegal me recebeu de braços abertos e espero acrescentar muito aos domingos. Estou aberta para o novo, quero aprender e poder mostrar um pouco mais de mim, da minha essência. Estou muito animada! ”, celebra Ingrid. “ Estou feliz e grata com essa nova oportunidade de fazer parte da equipe do Domingo Legal.

Confira a programação da TV Globo entre os dias 18 a 24 de maio

Foto: Reprodução/Internet Atenção A grade abaixo é relativa à programação praticada no fuso horário de Brasília. As emissoras com fuso horário diferenciado terão uma grade de exibição ajustada às suas necessidades locais. Sábado, 18/05/2024 04:40 Corujão II - Crô Em Família 06:00 Globo Repórter 06:50 É de Casa 11:45 Praça TV - 1ª Edição 12:50 Troque Sua Antena 13:00 Globo Esporte 13:25 Jornal Hoje 14:10 Cheias de Charme 14:40 Sessão De Sábado - O Conde de Monte Cristo 16:15 Caldeirão Com Mion 18:40 No Rancho Fundo 19:25 Praça TV - 2ª Edição 19:45 Família é Tudo 20:30 Jornal Nacional 21:20 Renascer 22:25 Altas Horas 00:15 Supercine - Sexy por Acidente 01:55 Família é Tudo 02:35 Corujão I - O Beijo No Asfalto Domingo, 19/05/2024 04:00 Corujão II - Os Últimos Na Terra 05:45 Santa Missa 06:35 Globo Comunidade 07:05 Pequenas Empresas & Grandes Negócios 07:50 Globo Rural 09:10 Auto Esporte 09:40 Esporte Espetacular

A&E e HISTORY - Destaques de 20 a 26 de maio

O  A&E  estreia a  nova temporada  de   Acumuladores Compulsivos   (26) e apresenta  episódios inéditos  de  Além da Imaginação  e  Segredos da Poligamia . Na faixa  A&E Movies , os destaques são  Sr. e Sra. Smith  (20),  O Livro de Eli  (21),  Um Estado de Liberdade  (23),  O Peso do Passado  (24) e  Codinome Cassius 7  (25). 20/5, segunda, 22h Esta semana, em  Além da Imaginação , criaturas estranhas e um encontro de outro mundo O  A&E  apresenta as duas temporadas da série  Além da Imaginação  (The Twilight Zone), versão de 2019 que é uma adaptação da série antológica de 1959 do vencedor do Emmy® Rod Serling. A produção conta histórias do cotidiano com um toque de mistério, fantasia, suspense e terror, explorando preocupações e preconceitos da mente humana. O ator, diretor, roteirista e comediante vencedor do Oscar® Jordan Peele apresenta histórias independentes que colocam dilemas morais, ao mesmo tempo em que desafia o telespectador, confrontando-o com a su

Roberto Cabrini faz cobertura especial da maior tragédia climática do Rio Grande do Sul, no Domingo Espetacular (12/05)

Foto: Divulgação RECORD Neste fim de semana (12/05), Roberto Cabrini apresenta, na Grande Reportagem do Domingo Espetacular, um panorama da maior tragédia climática do Rio Grande do Sul. O jornalista, que viajou para o estado na segunda-feira (06/05), consegue chegar nas cidades mais atingidas pelas chuvas e mostra resgates dramáticos e flagrantes tensos da luta pela vida. Ele acompanha o trabalho de voluntários, dos bombeiros e do exército em busca de sobreviventes. A íntegra dessa reportagem vai ao ar no Câmera Record. Os repórteres André Azeredo, Dionísio Freitas, Grace Abdou, Lúcio Sturm e Jairo Bastos também atuam na cobertura e mostram reencontros emocionantes, o retorno das vítimas às casas destruídas e o drama da falta de água na região.  E destacam a solidariedade de quem está ajudando a população a tentar recomeçar a vida. O programa confere ainda a volta para casa de Luciano Rodrigues, participante da atual temporada de “A Grande Conquista” que, ao ser eliminado

‘Altas Horas’ especial Dia das Mães traz mães e filhos em duetos inéditos

Foto: Globo/Divulgação Próximo ao Dia das Mães, comemorado neste domingo, dia 12, o ‘Altas Horas’ de sábado, dia 11, apresenta uma edição especial, em celebração a essas mulheres. Serginho Groisman recebe mães e filhos para musicais inéditos, que revelam ainda detalhes a respeito de suas relações. O programa promete histórias e declarações de amor comoventes. Fátima Bernardes recorda, com a filha Bia Bonemer, a infância nos bastidores do ‘Jornal Nacional’, e, juntas, homenageiam Rita Lee com “Um Belo Dia Resolvi Mudar”. Adriana, cantora da Jovem Guarda, participa com as filhas gêmeas Natanna e Tuanny, e relembra a entrada das duas para o grupo infantil Balão Mágico. Elas mostram “I Love You Baby”. Arlindinho, filho de Arlindo Cruz, marca presença com a mãe, Babi Cruz, que expõe o comportamento do cantor na infância. Eles dividem vocal no samba “A Pureza da Flor”. Já a sertaneja Gabi Martins apresenta sua mãe, Maíra Martins, e canta “Amor Perfeito” com ela. O rapper Hungria