Pular para o conteúdo principal

Sucesso como Débora em 'Alma Gêmea', Ana Lucia Torre comenta o trabalho na novela

Foto: TV GLOBO/João Miguel Júnior

Com quase 50 anos completados na TV Globo, a atriz Ana Lucia Torre volta às telas para o deleite do público com um dos papéis de maior destaque em sua carreira, a personagem Débora, de ‘Alma Gêmea’, mais um sucesso do autor Walcyr Carrasco, que reestreia na próxima segunda, dia 29, no ‘Vale a Pena Ver de Novo’. Para fazer a mãe de Cristina, interpretada por Flávia Alessandra, com quem teve uma parceria bem-sucedida, a atriz fez um intenso trabalho de preparação ao longo de toda a novela e decidiu construir uma pessoa fina, com características que iam contra as atitudes da personagem na trama. “É difícil fazer vilão porque já existem tantos por aí e como se faz um diferente? Comecei a estudar a personagem e a família dela, que sempre se portaram de forma muito elegante. A mãe, interpretada Walderez de Barros, e a Elizabeth Savala, também do núcleo familiar, sempre estavam muito bem-vestidas, falando um português castiço, bem-comportadas, educadíssimas. Por isso, decidi ir por esse lado, uma pessoa finíssima, com uma aparência exterior elegante, educada, mas que quando fecha a porta do quarto vira o capeta (risos)”, brinca Ana Lucia Torre. O resultado não poderia ser melhor: a dupla Débora e Cristina foi um dos grandes destaques da trama. Abaixo segue a entrevista completa de Ana Lucia Torre:

Entrevista com Ana Lucia Torre

Como construiu a Débora, de 'Alma Gêmea', que fez tanto sucesso na sua carreira? 
É difícil fazer vilão porque já existem tantos por aí e como se faz um diferente? Comecei a estudar a personagem e a família dela, que sempre se portaram de forma muito elegante. A mãe, interpretada Walderez de Barros, e a Elizabeth Savala, também do núcleo familiar, sempre estavam muito bem-vestidas, falando um português castiço, bem-comportadas, educadíssimas. Por isso, decidi ir por esse lado, uma pessoa finíssima, com uma aparência exterior elegante, educada, mas que quando fecha a porta do quarto vira o capeta (risos).

Qual foi a cena mais difícil de gravar durante ‘Alma Gêmea'? E a mais divertida?
A cena mais difícil foi a última quando a personagem morre e é levada por espíritos do mal para um labirinto e ela não tem como sair de lá. Ela vai se rasgando toda com tudo que a persegue. Foi difícil fazer a construção de medo e pânico. Eu tinha um lugar certo pra virar, um ângulo certo para a câmera e tudo tinha que estar presente. Em um plano sequência é muito difícil fazer isso, tanto para o ator, quanto para o câmera que fica com o equipamento no ombro. Foi durante uma manhã toda, e depois vimos que ficou muito legal. A cena mais divertida foi definitivamente a da morte. A personagem prepara uma bandeja com o copo certo para dar para o Rafael, personagem do Eduardo Moscovis, que eu queria matar. Mas Débora era tão exigente com os funcionários que quando a personagem arrumou os copos, acabou deixando a badeja bagunçada e o mordomo (Ernesto Piccolo), antes de servir, com medo de ser chamado a atenção, deixou os copos arrumados. Eu não sabia qual copo pegar, tinha um ar de alegria na cena, e foi muito divertido. Demos muita risada fazendo aquilo.

Qual foi a pior maldade da Débora?
Eu não acho que a Débora teve a pior maldade. Ela teve maldades consecutivas, era uma fonte de maldades. Não consigo escolher uma, pois eram todas horrorosas.

Como foi a parceria com Flávia Alessandra?
Minha parceria com a Flávia Alessandra foi absolutamente maravilhosa, ambas lembram com um carinho extremo dessa relação. Desde o primeiro dia de gravação firmamos um compromisso de chegar uma hora antes para passar o texto várias vezes e cada vez de formas diferentes. Fazíamos quatro, cinco vezes a mesma cena. Eu como protagonista, depois ela, depois num embate. E nós gravávamos muito, umas 25 cenas por dia.

A novela fez muito sucesso. Como foi a repercussão da personagem? 
Quando eu comecei com as minhas maldades, a Elizabeth Savala dizia para eu tomar cuidado na rua porque as pessoas iam querer me bater. Mas, na verdade, foi o completo oposto, as pessoas riam quando me viam na rua e perguntavam qual seria a maldade do dia. Foi muito maluca a repercussão do público, justamente o oposto do que eu esperava.

Quais as principais lembranças que guarda desse trabalho e da rotina de gravação?
Eu acho que lembrança mais forte do trabalho e da rotina de gravação veio justamente nos meus treinos com a Flávia Alessandra. Essa rotina aconteceu até o último dia de gravação. Acho que daí veio a cumplicidade entre mãe e filha que tinham as nossas personagens.

Gosta de rever trabalhos antigos? De que forma mexem com você?
Adoro rever novelas antigas. Não todas, mas algumas eu amo rever como ‘Alma Gêmea’ e ‘O Cravo e a Rosa’.

Como foi a parceria com o Walcyr?
Faz tempo que eu não trabalho com ele, mas acho que já fizemos seis trabalhos juntos. Todos eles foram muito bons e tiveram um grande sucesso.

Quais seus próximos projetos?
Por enquanto estou no ócio (risos). Eu me decretei em férias porque eu trabalhei de forma ininterrupta, principalmente nos últimos seis anos. Até mesmo na pandemia eu participei de gravações. Estou bem e me recompondo, mas planos tenho apenas para o teatro.

Criada e escrita por Walcyr Carrasco, com a colaboração de Thelma Guedes, direção de Fred Mayrink e Pedro Vasconcelos, direção-gerale direção artística de Jorge Fernando, ‘Alma Gêmea’ estreou em 2005, foi reexibida em 2009 na TV Globo, também no ‘Vale a Pena Ver de Novo’, e no Viva, em 2022. Agora, estreia no próximo dia 29, no ‘Vale a Pena Ver de Novo’.

Comentários

Mais lidas nos últimos dias

Confira a programação da Band entre os dias 06 a 12 de maio

Foto: Divulgação GUIA DE PROGRAMAÇÃO / SEGUNDA / 06-05-2024 / BAND SP 04:00 1º JORNAL HD CC 05:45 ORAÇÃO DO DIA COM PROFETA VINÍCIUS IRACET HD CC 06:00 IGREJA UNIDA DEUS PROVERÁ HD CC 08:00 BORA BRASIL - Local HD CC 09:00 BORA BRASIL HD AD CC 09:25 THE CHEF com Edu Guedes HD L AD CC 11:00 JOGO ABERTO HD AD CC 12:00 JOGO ABERTO - debate HD CC 13:00 OS DONOS DA BOLA HD CC 14:30 MELHOR DA TARDE com Catia Fonseca HD L AD CC 16:00 BRASIL URGENTE HD AD CC 18:50 BRASIL URGENTE - SP HD CC 19:20 JORNAL DA BAND HD CC 20:30 MELHOR DA NOITE HD 12 CC 22:00 PERRENGUE DO DIA HD 12 CC 22:30 VIKINGS - 6ª Temporada HD A16 AD DUB SAP CC SEM Episódio 06: "A Morte e a Serpente" RPTV 23:20 JORNAL DA NOITE HD CC 00:20 ESPORTE TOTAL HD CC 01:10 RESENHA DO GALINHO HD CC 01:45 DOC BANDSPORTS HD CC 02:35 +INFO HD CC 03:00 JORNAL DA BAND - reapresentaç

Confira os filmes que serão exibidos na Band entre os dias 29 de abril a 05 de maio

Foto: Divulgação SINOPSES / SÁBADO - 04/05/2024 ESTAÇÃO CINEMA ENCONTRO MARCADO (5 to 7) ROMANCE, 2014, USA, 01:30:50, 14 ANOS Elenco: BÉRÉNICE MARLOHE, ANTON YELCHIN, OLIVIA THIRLBY O escritor Brian conhece Arielle, esposa de um diplomata francês. Eles se apaixonam profundamente, em meio a vários obstáculos, e precisam tomar uma decisão em relação ao futuro de suas vidas. CINE PRIVÉ CONVITE À TRAIÇÃO (Sexual Roulette (Aka. Carnal Risk)) ERÓTICO, 1997, USA, 01:25:23, 18 ANOS Diretor: GARY GRAVER Elenco: TANE McCLURE, TIM ABELL, GABRIELLA HALL Um jogador incorrigível, Jed tem a chance de pagar suas dívidas na cama do sedutor proprietário do cassino, Sherry. Quando sua esposa, Sally descobre, no entanto, sua vingança pode custar não apenas seu casamento, mas também sua nova segurança financeira. SINOPSES / DOMINGO - 05/05/2024 TOP CINE CADA UM TEM A GÊMEA QUE MERECE (Jack and Jill) COMÉDIA, 2011, USA, 01:25:54, 10 ANOS Produtor: TODD GA

Confira os filmes que serão exibidos no SBT entre os dias 13 a 19 de maio

Data: 18.5.2024 – Sábado Horário:  14h15 Título: O Grande Truque (The Prestige - EUA/2006) – Warner – Suspense – 14 Anos (HD) Sinopse:  No século 19, em Londres, após um terrível acidente, a amizade entre os mágicos Robert Angier e Alfred Borden, se transformou em rivalidade sem limites. É um vale-tudo em busca da fama e do prestígio para ser considerado o melhor iluysionista da época. Elenco:  Hugh Jackman / Christian Bale / Michael Caine / David Bowie Direção:  Christopher Nolan Data: 18.5.2024 – Sábado Horário:  15h45 Título:  Scooby-Doo – O Mistério Começa (Scooby - The Mistery Begins – EUA/2009) – Warner – Comédia - Livre (HD) Sinopse:  Como o tímido e atrapalhado adolescente Salsicha conheceu seu cão Scooby-Doo? Como Fred, Daphne e Velma descobriram que gostavam de literatura e mistérios na escola? A aparição de fantasmas no colégio explica a origem de quase tudo. Elenco:  Nick Palatas / Robbie Amell / Garry Chalk Direção:  Brian Levant

Confira os filmes que serão exibidos na Record entre os dias 11 a 12 de maio

CINE AVENTURA Sábado, 11/05 – 15h “Roubar é uma Arte” HD com audiodescrição Título Original:  The Art of the Steal Elenco:  Anna Kendrick, Blake Lively, Henry Golding, Andrew Rannells, Ian Ho e Joshua Satine. Gênero:  Comédia Distribuidora:  Sony Pictures Sinopse:  Crunch Calhoun (Kurt Russell), um motociclista e ocasionalmente ladrão, é preso após ser traído por Nicky Calhoun (Matt Dillon), seu irmão e parceiro no crime. Algum tempo depois, ele deixa a cadeia e logo se reúne com Nicky para um novo e audacioso golpe: O roubo dos livros mais valiosos do mundo. SUPER TELA Sábado, 11/05 – 22h45 “Assalto Sobre Trilhos” HD com audiodescrição Título Original:  Money Train Elenco:  Wesley Snipes, Woody Harrelson, Jennifer Lopez, Robert Blake, Chris Cooper e Joe Grifasi. Gênero:  Ação Distribuidora:  Universal Sinopse:  John (Wesley Snipes) e Charlie (Woody Harrelson) são grandes amigos que trabalham como policiais de trânsito. Eles agem disfarçados, em pleno metrô de Nova York, e

No Programa ‘Eliana’ deste domingo (05): Uma história inspiradora de um vendedor de caldinhos que faz o maior sucesso com seus clientes por sua simpatia e irreverência

“Dia de Sorte” (Foto: Rogério Pallatta/SBT) Neste domingo,  05 de maio , tem o  “Dia de Sorte”  do  Seu Wilson , um senhor que vende caldinhos e viralizou mostrando seu trabalho de forma leve e divertida aos clientes. Ele terá desafios no palco, concorrendo a prêmios importantes para poder ajudar sua família e sua companheira Claudinete.  Para ter uma renda, Dona Claudinete teve a ideia de Seu Wilson vender alguns produtos na rua, não demorou muito para pensarem nos caldinhos. Seu Wilson improvisou até um suporte para vender seus produtos. Para continuar vivendo das vendas de caldinho, Seu Wilson e Claudinete já tiveram até que mudar de cidade, Mesmo com o sucesso nas vendas, a rotina do Seu Wilson não é fácil, ele é pai de cinco filhos e avô de cinco netos. Eles têm o sonho de ajudar os filhos, uma casa com garagem para poder montar um negócio com os caldos e um carro para ajudar a carregar mais coisas e trabalhar na chuva. Em busca das conquistas, os participantes enfrent