Pular para o conteúdo principal

Acusado de matar o próprio filho tenta provar sua inocência, nos episódios inéditos de Em Nome da Justiça


Casos de pessoas presas por crimes que não cometeram, vítimas de erros policiais ou judiciais, estão em foco em Em Nome da Justiça, a série de true crime do A&E. Conduzida pela criminóloga Ilana Casoy, a docussérie analisa decisões judiciais de crimes com processos marcados por dúvidas e traz instigantes casos de inocentes que foram presos por crimes que não cometeram. São histórias emocionantes de cidadãos comuns e seus familiares, que enfrentam muitas dificuldades para provar sua inocência, enquanto o acusado vive situações dramáticas em nosso falido sistema prisional.

Ao longo dos episódios, Ilana constata que os acusados, quase sempre, são vítimas das condições precárias dos sistemas policial e judiciário do Brasil. Além do trauma, ainda precisam arcar com os custos de investigações e revisões processuais paralelas, que deveriam ser obrigação do Estado, ainda que a justiça determine com clareza que cabe a quem acusa provar a culpa de qualquer pessoa – e, de acordo com a lei, qualquer suspeito é inocente até prova em contrário.

A&E exibe dois episódios inéditos por semana.

O primeiro desta sexta é Felipe Filles. Um assalto simples, feito por dois jovens que usavam uma moto, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, acabou transformando a vida de Felipe Filles em um verdadeiro inferno. Ele, que estava em uma festa na casa de uma amiga na hora do assalto, não tinha a menor ideia do que estava acontecendo e muito menos das razões pelas quais foi preso, logo depois que sua moto, justamente a que havia sido usada no assalto, foi encontrada estacionada na porta de sua casa. As dúvidas logo foram esclarecidas: quem havia praticado o assalto era seu irmão mais novo, Mateus, jovem que vivia com más companhias, auxiliado por um amigo, também chamado Felipe, mas conhecido como Mascote. Levado à delegacia e torturado para confessar o crime, Felipe Filles foi reconhecido pela vítima e acabou tendo sua prisão em flagrante transformada em preventiva, sendo levado para a prisão imediatamente.

Ali, sofrendo humilhações e ameaças de violência, ele ficou sabendo que seria julgado e acreditou na absolvição. Mas não adiantou: mesmo seu irmão inocentando-o e assumindo toda a culpa pelo assalto, Felipe foi condenado a quase oito anos de prisão. Preso e sofrendo o drama de viver atrás das grades, ele só contava com a família e seus amigos, que não pararam de lutar, na esperança de dar fim ao seu calvário de mais de 900 dias.

O episódio seguinte é Dorgival. A população de Petrolina, no interior de Pernambuco, acordou chocada com a notícia da morte de Ravi, um menino de oito meses, enquanto dormia em sua casa, sem que seus pais se dessem conta. A família havia voltado de uma festa e tanto Ravi como seu irmão gêmeo Ryan foram colocados para dormir aparentemente sem nenhum problema de saúde, razão pela qual não havia nada que pudesse explicar a morte da criança. Mas o choque maior viria duas semanas depois, quando foi decretada a prisão preventiva de Dorgival, o pai de Ravi, acusado de ter matado o próprio filho. Segura de sua inocência, a Defesa tentou transformar a pena em domiciliar, mas foi em vão. A justiça manteve Dorgival atrás das grades e seguiu reunindo provas de que ele era o assassino, por meio de procedimentos questionados pela maioria dos especialistas no assunto.

Preso, sofrendo as maiores ameaças pelos outros detentos, que não perdoam assassinos de crianças, Dorgival viveu mais de dois anos em pânico, com medo de ser assassinado dentro do presídio. Enquanto isso, um advogado paciente e perseverante, rebatia a acusação, ponto por ponto, e insistia em provar sua inocência, o que acabou evitando a consumação de um dos maiores erros de nossa história jurídica.

Classificação Indicativa: 14 anos

Comentários

Mais lidas nos últimos dias

Confira a programação da TV Globo entre os dias 27 de julho a 02 de agosto

Foto: Reprodução/Internet Atenção A grade abaixo é relativa à programação praticada no fuso horário de Brasília. As emissoras com fuso horário diferenciado terão uma grade de exibição ajustada às suas necessidades locais. Sábado, 27/07/2024 04:10 Globo Repórter 05:00 Olimpíadas de Paris 2024 07:50 Olimpíadas de Paris 2024 11:00 Praça TV - 1ª Edição 11:35 Globo Esporte 11:50 Olimpíadas de Paris 2024 13:50 Olimpíadas de Paris 2024 15:00 Jornal Hoje 15:30 Olimpíadas de Paris 2024 17:30 Caldeirão Com Mion 18:30 No Rancho Fundo 19:10 Praça TV - 2ª Edição 19:25 Família é Tudo 20:00 Jornal Nacional 20:35 Renascer 21:10 Futebol 23:30 Central Olímpica 23:55 Altas Horas 01:10 Supercine - Seberg Contra Todos 02:35 Família é Tudo 03:05 Comédia Na Madruga I Domingo, 28/07/2024 04:00 Olimpíadas de Paris 2024 10:45 Olimpíadas de Paris 2024 12:00 Olimpíadas de Paris 2024 14:45 Olimpíadas de Paris 2024 16:00 Olimpíadas de Paris 2

Com a presença de Zefa Leonel, Blandina e Zé Beltino se casam na igreja em 'No Rancho Fundo'

Foto: Globo/Beatriz Damy Em cenas previstas para irem ao ar a partir desta quarta-feira, dia 24, em ‘No Rancho Fundo’, Blandina (Luisa Arraes) sobe ao altar para se casar com Zé Beltino (Igor Fortunato), depois de Marcelo Gouveia (José Loreto) devolver a aliança da vilã em troca do fim da relação de Artur (Túlio Starling) e Quinota (Larissa Bocchino). No entanto, até a hora do “sim”, o casal vive momentos conturbados. Nesta segunda-feira, 22, Zé Beltino e Seu Tico Leonel (Alexandre Nero) vão até o quarto de Blandina que, vestida de noiva, está com Marcelo Gouveia. Apavorada, ela tira o vestido e esconde Marcelo debaixo da cama. Na terça, 23, Zé Beltino acaba encontrando uma meia do homem esquecida no local. Blandina chora e finge indignação com a desconfiança do noivo e diz que não quer mais se casar. Com a igreja pronta para a cerimônia, Blandina flagra Zé Beltino lamentando a situação com Dracena (Nina Tomsic) no Grande Hotel São Petersburgo. Blandina xinga a amiga e a ac

Vem novelão! 'Cabocla' é a próxima trama do 'Edição Especial'

Foto: Globo/Divulgação Mais um grande clássico da dramaturgia brasileira, 'Cabocla' estará de volta à TV Globo a partir de agosto no 'Edição Especial'. Exibida originalmente em 2004, a segunda versão da obra de Benedito Ruy Barbosa, escrita pelas filhas do autor, Edmara e Edilene Barbosa, gira em torno do amor da cabocla Zuca (Vanessa Giácomo) e do jovem advogado carioca Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira), entremeada por disputas políticas. 'Cabocla' é inspirada no romance homônimo de Ribeiro Couto – escritor da primeira fase do Modernismo - e se passa no fictício município rural de Vila da Mata, em 1918. De um lado da história, a disputa por terras entre os coronéis Boanerges (Tony Ramos) e Justino (Mauro Mendonça) e, do outro, a paixão de Zuca, personagem que revelou a atriz Vanessa Giácomo na TV, pelo "almofadinha" Luís Jerônimo, primo de Boanerges. No começo da trama, a jovem está noiva do peão Tobias - vivido por Malvino Salvador, tamb

Confira os filmes que serão exibidos no SBT entre os dias 29 de julho a 04 de agosto

Data: 30.7.2024 – Terça-feira Título:  Churrasco da Pesada (The  Cookout  - EUA/2004) –  Lionsgate  – Comédia - 16 Anos (HD) Sinopse:  O jovem Todd fecha um contrato milionário com um time de basquete. Para celebrar as conquistas do jogador, sua animada e briguenta família e amigos causam muita confusão num tradicional churrasco. Elenco:  Ja Rule /  Quran  Pender / Queen Latifah Direção:  Lance Rivera Data: 3.8.2024 – Sábado Título:  Ben 10 – Corrida Contra o Tempo (Ben 10 Race Against Time – EUA/2007) – Warner – Aventura – Livre (HD) Sinopse:  Ben Tennyson, após as férias de verão, tentava se adaptar à vida normal, quando um novo vilão invade e aterroriza a cidade com planos de espalhar seus extraterrestres por toda a terra. Elenco:  Graham Phillips / Christien Anholt / Haley Ramm Direção:  Alex Winter Data: 3.8.2024 – Sábado Título:  Godzilla (Godzilla - EUA/2014) – Warner – Ação/Ficção  – 12 Anos (HD) Sinopse:  Ford Brody perdeu a mãe quando crian