Pular para o conteúdo principal

Acusado de matar o próprio filho tenta provar sua inocência, nos episódios inéditos de Em Nome da Justiça


Casos de pessoas presas por crimes que não cometeram, vítimas de erros policiais ou judiciais, estão em foco em Em Nome da Justiça, a série de true crime do A&E. Conduzida pela criminóloga Ilana Casoy, a docussérie analisa decisões judiciais de crimes com processos marcados por dúvidas e traz instigantes casos de inocentes que foram presos por crimes que não cometeram. São histórias emocionantes de cidadãos comuns e seus familiares, que enfrentam muitas dificuldades para provar sua inocência, enquanto o acusado vive situações dramáticas em nosso falido sistema prisional.

Ao longo dos episódios, Ilana constata que os acusados, quase sempre, são vítimas das condições precárias dos sistemas policial e judiciário do Brasil. Além do trauma, ainda precisam arcar com os custos de investigações e revisões processuais paralelas, que deveriam ser obrigação do Estado, ainda que a justiça determine com clareza que cabe a quem acusa provar a culpa de qualquer pessoa – e, de acordo com a lei, qualquer suspeito é inocente até prova em contrário.

A&E exibe dois episódios inéditos por semana.

O primeiro desta sexta é Felipe Filles. Um assalto simples, feito por dois jovens que usavam uma moto, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, acabou transformando a vida de Felipe Filles em um verdadeiro inferno. Ele, que estava em uma festa na casa de uma amiga na hora do assalto, não tinha a menor ideia do que estava acontecendo e muito menos das razões pelas quais foi preso, logo depois que sua moto, justamente a que havia sido usada no assalto, foi encontrada estacionada na porta de sua casa. As dúvidas logo foram esclarecidas: quem havia praticado o assalto era seu irmão mais novo, Mateus, jovem que vivia com más companhias, auxiliado por um amigo, também chamado Felipe, mas conhecido como Mascote. Levado à delegacia e torturado para confessar o crime, Felipe Filles foi reconhecido pela vítima e acabou tendo sua prisão em flagrante transformada em preventiva, sendo levado para a prisão imediatamente.

Ali, sofrendo humilhações e ameaças de violência, ele ficou sabendo que seria julgado e acreditou na absolvição. Mas não adiantou: mesmo seu irmão inocentando-o e assumindo toda a culpa pelo assalto, Felipe foi condenado a quase oito anos de prisão. Preso e sofrendo o drama de viver atrás das grades, ele só contava com a família e seus amigos, que não pararam de lutar, na esperança de dar fim ao seu calvário de mais de 900 dias.

O episódio seguinte é Dorgival. A população de Petrolina, no interior de Pernambuco, acordou chocada com a notícia da morte de Ravi, um menino de oito meses, enquanto dormia em sua casa, sem que seus pais se dessem conta. A família havia voltado de uma festa e tanto Ravi como seu irmão gêmeo Ryan foram colocados para dormir aparentemente sem nenhum problema de saúde, razão pela qual não havia nada que pudesse explicar a morte da criança. Mas o choque maior viria duas semanas depois, quando foi decretada a prisão preventiva de Dorgival, o pai de Ravi, acusado de ter matado o próprio filho. Segura de sua inocência, a Defesa tentou transformar a pena em domiciliar, mas foi em vão. A justiça manteve Dorgival atrás das grades e seguiu reunindo provas de que ele era o assassino, por meio de procedimentos questionados pela maioria dos especialistas no assunto.

Preso, sofrendo as maiores ameaças pelos outros detentos, que não perdoam assassinos de crianças, Dorgival viveu mais de dois anos em pânico, com medo de ser assassinado dentro do presídio. Enquanto isso, um advogado paciente e perseverante, rebatia a acusação, ponto por ponto, e insistia em provar sua inocência, o que acabou evitando a consumação de um dos maiores erros de nossa história jurídica.

Classificação Indicativa: 14 anos

Comentários

Mais lidas nos últimos dias

Confira a programação do SBT entre os dias 24 a 30 de junho

(Foto: Divulgação) Segunda-feira 06h00 PRIMEIRO IMPACTO 09h30 CHEGA MAIS 13h30 CARINHA DE ANJO cap. 81 14h30 TERESA cap. 110 15h30 CONTIGO SIM cap. 46 16h30 FOFOCALIZANDO 17h30 TÁ NA HORA 19h45 SBT BRASIL 20h30 A INFÂNCIA DE ROMEU & JULIETA cap. 296 21h15 AS AVENTURAS DE POLIANA cap. 100 22h00 PROGRAMA DO RATINHO 23h30 ARENA SBT 00h45 THE NOITE COM DANILO GENTILI 01h30 OPERAÇÃO MESQUITA 02h00 SBT PODNIGHT Flow 02h45 SBT NEWS NA TV Terça-feira 06h00 PRIMEIRO IMPACTO 09h30 CHEGA MAIS 13h30 CARINHA DE ANJO cap. 82 14h30 TERESA cap. 111 15h30 CONTIGO SIM cap. 47 16h30 FOFOCALIZANDO 17h30 TÁ NA HORA 19h45 SBT BRASIL 20h30 A INFÂNCIA DE ROMEU & JULIETA cap. 297 21h15 AS AVENTURAS DE POLIANA cap. 101 22h00 PROGRAMA DO RATINHO 23h00 CINE ESPETACULAR Filme: Ponto Cego - Inédito Elenco: Daveed Diggs, Rafael Casal e Tisha Campbell-Martin Gênero: Ação 00h45 THE NOITE COM DANILO GENTILI 01h30 OPERAÇÃO MESQUITA 02h00 SBT PODNIGHT Inteligência Ltda. 02h45 SBT NEWS NA TV Quarta-fei

Confira a programação da Band entre os dias 24 a 30 de junho

Foto: Divulgação GUIA DE PROGRAMAÇÃO / SEGUNDA / 24-06-2024 / BAND SP 04:00 1º JORNAL HD CC 05:45 ORAÇÃO DO DIA COM PROFETA VINÍCIUS IRACET HD CC 06:00 IGREJA UNIDA DEUS PROVERÁ HD CC 08:00 BORA BRASIL - Local HD CC 09:00 BORA BRASIL HD CC 09:25 THE CHEF com Edu Guedes HD L CC 11:00 JOGO ABERTO HD CC 12:00 JOGO ABERTO - debate HD CC 13:00 OS DONOS DA BOLA HD CC 14:30 MELHOR DA TARDE com Catia Fonseca HD L AD CC 16:00 BRASIL URGENTE HD AD CC 18:50 BRASIL URGENTE - SP HD CC 19:20 JORNAL DA BAND HD CC 20:30 MELHOR DA NOITE HD 12 CC 22:00 PERRENGUE DO DIA HD 12 CC 22:30 SESSÃO ESPECIAL HD 14 DUB SAP CC SEM "Ano Um" RPTV 00:15 JORNAL DA NOITE HD CC 01:10 ESPORTE TOTAL HD CC 02:05 RESENHA DO GALINHO HD CC 02:40 +INFO HD CC 03:00 JORNAL DA BAND - reapresentação HD CC

Confira os filmes que serão exibidos no SBT entre os dias 24 a 30 de junho

Data: 25.6.2024 – Terça-feira Horário:  23h Título: Ponto Cego (Blindspotting – EUA/2018) – Lionsgate – Ação - 14 Anos (HD) (Inédito) Sinopse:  A três dias do fim da sua condicional, o ex-presidiário Collin, trabalhando como motorista de caminhão, testemunha um crime violento envolvendo um policial. Ciente dos riscos, ele vive o conflito entre fazer a coisa certa ou só seguir a vida. Elenco:  Daveed Diggs / Rafael Casal / Tisha Campbell-Martin Direção:  Carlos Lopez Estrada Data: 29.6.2024 – Sábado Horário:  14h15 Título:  Caçadores de Emoção: Além do Limite (Point Break -EUA/2015) – Warner – Ação – 14 Anos (HD) Sinopse:  Sete anos após uma traumática perda, o jovem Utah quer servir ao FBI. Sua desafiadora missão será investigar uma estranha ligação que pode haver entre alguns crimes incomuns e um grupo de atletas radicais. Elenco:  Edgar Ramirez / Luke  Bracey  / Teresa Palmer Direção:  Ericson Core Data: 29.6.2024 – Sábado Horário:  16h15 Título: 

Abandonados na infância, Viola e Mavi encontram em Marcel e Nahum o carinho e amor de pai em 'Mania de Você'

Foto: Globo/Manoella Mello Em ‘Mania de Você’, muito antes de o caminho de Viola (Gabz) cruzar o de Mavi (Chay Suede), a vida fez com que a jornada dela se juntasse a de Marcel (Bukassa Kabengele), um artista de rua angolano. Abandonada, recém-nascida, pela mãe, Viola foi criada por Marcel em uma comunidade do Rio de Janeiro junto a outras crianças que também tiveram a sorte de encontrá-lo. Na trama, Viola enfrenta adversidades pelo caminho que a tornam uma mulher obstinada e determinada, mas mesmo após sua ascensão como cozinheira, ela e Marcel ainda mantêm contato e nutrem o carinho que um tem pelo outro. Na obra criada e escrita por João Emanuel Carneiro, com direção artística de Carlos Araújo, Gabz e Bukassa repetem a parceria, depois de viverem pai e filha em ‘Amor Perfeito’. O ator, de nacionalidade congolesa, comemora mais esse trabalho com Gabz. "Eu amo trabalhar com a Gabz. Temos muita conexão, química e diálogo construtivo e positivo. Nossa ideia é trazer afe

SBT exibe o último Programa Eliana neste domingo (23)

(Foto: Rogério Pallatta/SBT) No  último Programa Eliana ,  23 de junho , o público relembra momentos dos  770 programas no SBT , sendo 12 anos sob o comando de  Ariel Jacobowitz.  O cantor  Daniel  está presente no palco. Eliana ganha muitas surpresas nesse dia, incluindo uma homenagem de sua família. “Cada lágrima que eu derramar aqui nesse programa, não é sobre tristeza, é sobre alegria, sobre celebração. Que lindo, que oportunidade estar aqui com alguns fãs que me acompanham há tantos anos, estar aqui com meu amigo Daniel, que é um cara de verdade.  Será feito com muito amor” , diz Eliana. Amizade com o cantor Daniel Eliana e Daniel no último programa (Foto: Rogério Pallatta/SBT) Daniel participa do programa e apresenta grandes sucessos de sua carreira. Eliana e Daniel cantam  “Nossa Senhora” , canção que acompanha a trajetória do cantor. Os dois são devotos à santa de Aparecida e prometem emocionar o público. “Eu liguei para o Daniel e falei: ‘amigo, você es