Pular para o conteúdo principal

‘Globo Repórter’ revela as novidades das pesquisas sobre os benefícios dos exercícios para a saúde

Foto: Globo/Divulgação

A Organização Mundial de Saúde recomenda 150 minutos de exercícios físicos por semana, porém a maioria dos brasileiros ainda é majoritariamente sedentária. O ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, dia 24, revela o que dizem as pesquisas mais atuais sobre o combate ao sedentarismo e apresenta as novidades da ciência para o bem-estar físico e mental. Apresentado por Sandra Annenberg, o programa conta com reportagens de Mariana Bispo, Fábio Castro, Jalília Messias, Luiza Vaz, Paulo Gonçalves e Aline Oliveira, que conversam com pesquisadores, atletas e também ex-sedentários sobre a importância de ter uma vida em movimento.

Há pelo menos 70 anos, cientistas de todo o mundo olham para as atividades físicas e para os benefícios que elas trazem. Já é comprovado que quem se mantém ativo tem menos chances de desenvolver doenças e ter mais qualidade de vida. Pesquisadores descobriram que nosso corpo produz várias substâncias quando está em movimento, entre elas a ‘Irisina’. Em 2019, o programa mostrou testes com essa substância que já eram realizados em animais. Agora, os estudos avançaram e os testes já foram realizados também em humanos.  O programa mostra como o hormônio do exercício, liberado pelos músculos, atua no cérebro e revela uma novidade: ele já está sendo produzido em laboratório. O objetivo é de que, um dia, seja possível alcançar as pessoas que não podem se exercitar.

Com um condicionamento físico surpreendente, o advogado José Carlos Barreto pratica atividade física desde a adolescência e hoje, aos 81 anos, frequenta a academia em dois turnos. Ele é um dos pacientes avaliados pelo cardiologista Fabricio Braga que, em um estudo inédito, mediu a capacidade pulmonar de quase 200 pessoas com mais de 80 anos. No Rio de Janeiro, a repórter Mariana Bispo acompanha a rotina de treinos de José Carlos e conversa com o cardiologista. De acordo com o médico, a boa aptidão cardiorrespiratória, aliada a outros elementos como força e flexibilidade, é fundamental para a longevidade e para uma vida com qualidade.

Outra novidade da área da ciência do exercício vem do estado de Goiás. O repórter Fábio Castro vai até a Universidade Federal de Goiás, que avalia os benefícios para a saúde através de jogos eletrônicos interativos em que há a repetição de movimentos. Um estudo realizado com 40 mulheres com idade entre 18 e 30 anos revelou que as participantes tiveram o mesmo gasto calórico, mas o jogo garantiu um benefício a mais, como a diminuição dos sintomas de ansiedade. A reportagem mostra como a prática do exercício, aliada à diversão, traz resultados positivos para o físico e para a mente.

Em Belém do Pará, a repórter Jalília Messias conhece uma iniciativa que também comprova esses resultados. Em uma escola pública da periferia, o dia dos alunos começa com exercícios de alongamento. A prática ganhou o nome de ‘Tira preguiça’ e entrou na rotina escolar. Uma pesquisa da Universidade Federal do Pará comprova que os exercícios físicos auxiliam diretamente no desempenho cognitivo. A proposta do estudo é focada no HIIT, um treino rápido e intenso feito com intervalos que está entre os mais indicados por cientistas na área da saúde mental.

Uma pesquisa internacional divulgada este ano aponta os treinos intervalados, a caminhada, a dança e a musculação como complementos importantes no tratamento da depressão. Em São Paulo, a repórter Luiza Vaz conversa com o professor de Ciências da Saúde, Lucas Neves, que conta que, aliada à terapia e à medicação, a quantidade de treinos por semana e também a quantidade de repetição dos exercícios por série são determinantes na apresentação de efeitos antidepressivos no corpo.

As descobertas sobre os efeitos do exercício físico na saúde mental avançam nas principais universidades do país. O repórter Paulo Gonçalves vai até a Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, que realiza uma pesquisa com dois grupos de pessoas: um que faz musculação duas vezes por semana durante uma hora por dia e outro que não faz atividade. Os resultados mostraram que quem trabalha os músculos do corpo garante a saúde do cérebro e evita atrofia, sendo um forte aliado no combate a doenças degenerativas, como o Alzheimer.

Em Fortaleza, a repórter Aline Oliveira acompanha um grupo de mulheres que descobriu no esporte um estímulo para a luta contra o câncer e conhece um auxiliar de serviços gerais de uma universidade que se tornou atleta e hoje, aos 52 anos, voltou a estudar e pretende cursar a faculdade de Educação Física.

O ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, dia 24, vai ao ar logo após a novela ‘Renascer’.

Comentários

Mais lidas nos últimos dias

Confira a programação do SBT entre os dias 24 a 30 de junho

(Foto: Divulgação) Segunda-feira 06h00 PRIMEIRO IMPACTO 09h30 CHEGA MAIS 13h30 CARINHA DE ANJO cap. 81 14h30 TERESA cap. 110 15h30 CONTIGO SIM cap. 46 16h30 FOFOCALIZANDO 17h30 TÁ NA HORA 19h45 SBT BRASIL 20h30 A INFÂNCIA DE ROMEU & JULIETA cap. 296 21h15 AS AVENTURAS DE POLIANA cap. 100 22h00 PROGRAMA DO RATINHO 23h30 ARENA SBT 00h45 THE NOITE COM DANILO GENTILI 01h30 OPERAÇÃO MESQUITA 02h00 SBT PODNIGHT Flow 02h45 SBT NEWS NA TV Terça-feira 06h00 PRIMEIRO IMPACTO 09h30 CHEGA MAIS 13h30 CARINHA DE ANJO cap. 82 14h30 TERESA cap. 111 15h30 CONTIGO SIM cap. 47 16h30 FOFOCALIZANDO 17h30 TÁ NA HORA 19h45 SBT BRASIL 20h30 A INFÂNCIA DE ROMEU & JULIETA cap. 297 21h15 AS AVENTURAS DE POLIANA cap. 101 22h00 PROGRAMA DO RATINHO 23h00 CINE ESPETACULAR Filme: Ponto Cego - Inédito Elenco: Daveed Diggs, Rafael Casal e Tisha Campbell-Martin Gênero: Ação 00h45 THE NOITE COM DANILO GENTILI 01h30 OPERAÇÃO MESQUITA 02h00 SBT PODNIGHT Inteligência Ltda. 02h45 SBT NEWS NA TV Quarta-fei

Confira a programação da Band entre os dias 24 a 30 de junho

Foto: Divulgação GUIA DE PROGRAMAÇÃO / SEGUNDA / 24-06-2024 / BAND SP 04:00 1º JORNAL HD CC 05:45 ORAÇÃO DO DIA COM PROFETA VINÍCIUS IRACET HD CC 06:00 IGREJA UNIDA DEUS PROVERÁ HD CC 08:00 BORA BRASIL - Local HD CC 09:00 BORA BRASIL HD CC 09:25 THE CHEF com Edu Guedes HD L CC 11:00 JOGO ABERTO HD CC 12:00 JOGO ABERTO - debate HD CC 13:00 OS DONOS DA BOLA HD CC 14:30 MELHOR DA TARDE com Catia Fonseca HD L AD CC 16:00 BRASIL URGENTE HD AD CC 18:50 BRASIL URGENTE - SP HD CC 19:20 JORNAL DA BAND HD CC 20:30 MELHOR DA NOITE HD 12 CC 22:00 PERRENGUE DO DIA HD 12 CC 22:30 SESSÃO ESPECIAL HD 14 DUB SAP CC SEM "Ano Um" RPTV 00:15 JORNAL DA NOITE HD CC 01:10 ESPORTE TOTAL HD CC 02:05 RESENHA DO GALINHO HD CC 02:40 +INFO HD CC 03:00 JORNAL DA BAND - reapresentação HD CC

Confira os filmes que serão exibidos no SBT entre os dias 24 a 30 de junho

Data: 25.6.2024 – Terça-feira Horário:  23h Título: Ponto Cego (Blindspotting – EUA/2018) – Lionsgate – Ação - 14 Anos (HD) (Inédito) Sinopse:  A três dias do fim da sua condicional, o ex-presidiário Collin, trabalhando como motorista de caminhão, testemunha um crime violento envolvendo um policial. Ciente dos riscos, ele vive o conflito entre fazer a coisa certa ou só seguir a vida. Elenco:  Daveed Diggs / Rafael Casal / Tisha Campbell-Martin Direção:  Carlos Lopez Estrada Data: 29.6.2024 – Sábado Horário:  14h15 Título:  Caçadores de Emoção: Além do Limite (Point Break -EUA/2015) – Warner – Ação – 14 Anos (HD) Sinopse:  Sete anos após uma traumática perda, o jovem Utah quer servir ao FBI. Sua desafiadora missão será investigar uma estranha ligação que pode haver entre alguns crimes incomuns e um grupo de atletas radicais. Elenco:  Edgar Ramirez / Luke  Bracey  / Teresa Palmer Direção:  Ericson Core Data: 29.6.2024 – Sábado Horário:  16h15 Título: 

Abandonados na infância, Viola e Mavi encontram em Marcel e Nahum o carinho e amor de pai em 'Mania de Você'

Foto: Globo/Manoella Mello Em ‘Mania de Você’, muito antes de o caminho de Viola (Gabz) cruzar o de Mavi (Chay Suede), a vida fez com que a jornada dela se juntasse a de Marcel (Bukassa Kabengele), um artista de rua angolano. Abandonada, recém-nascida, pela mãe, Viola foi criada por Marcel em uma comunidade do Rio de Janeiro junto a outras crianças que também tiveram a sorte de encontrá-lo. Na trama, Viola enfrenta adversidades pelo caminho que a tornam uma mulher obstinada e determinada, mas mesmo após sua ascensão como cozinheira, ela e Marcel ainda mantêm contato e nutrem o carinho que um tem pelo outro. Na obra criada e escrita por João Emanuel Carneiro, com direção artística de Carlos Araújo, Gabz e Bukassa repetem a parceria, depois de viverem pai e filha em ‘Amor Perfeito’. O ator, de nacionalidade congolesa, comemora mais esse trabalho com Gabz. "Eu amo trabalhar com a Gabz. Temos muita conexão, química e diálogo construtivo e positivo. Nossa ideia é trazer afe

SBT exibe o último Programa Eliana neste domingo (23)

(Foto: Rogério Pallatta/SBT) No  último Programa Eliana ,  23 de junho , o público relembra momentos dos  770 programas no SBT , sendo 12 anos sob o comando de  Ariel Jacobowitz.  O cantor  Daniel  está presente no palco. Eliana ganha muitas surpresas nesse dia, incluindo uma homenagem de sua família. “Cada lágrima que eu derramar aqui nesse programa, não é sobre tristeza, é sobre alegria, sobre celebração. Que lindo, que oportunidade estar aqui com alguns fãs que me acompanham há tantos anos, estar aqui com meu amigo Daniel, que é um cara de verdade.  Será feito com muito amor” , diz Eliana. Amizade com o cantor Daniel Eliana e Daniel no último programa (Foto: Rogério Pallatta/SBT) Daniel participa do programa e apresenta grandes sucessos de sua carreira. Eliana e Daniel cantam  “Nossa Senhora” , canção que acompanha a trajetória do cantor. Os dois são devotos à santa de Aparecida e prometem emocionar o público. “Eu liguei para o Daniel e falei: ‘amigo, você es