Pular para o conteúdo principal

Julio Andrade marca presença em 'O Jogo que Mudou a História': “É muito diferente dos personagens que fiz, gosto de ser desafiado”

Foto: César Diógenes

A série Original Globoplay ‘O Jogo que Mudou a História’ estreia nesta quinta-feira, dia 13 de junho, repleta de participações especiais, entre elas ícones não só da dramaturgia, como também do universo do futebol. Tendo o Rio de Janeiro como uma de suas protagonistas, a superprodução mostra a origem da formação de facções reais, nas décadas de 1970 e 1980, e como as tensões entre duas favelas cariocas se refletiram dentro do campo e na dinâmica de toda a cidade, até os dias de hoje. São 10 episódios de tirar o fôlego, publicados semanalmente, dois a cada quinta-feira.

Entre os destaques da trama, a versatilidade de Julio Andrade, que marca presença em uma participação especial. Seu personagem, Belchior, é um delegado que vira juiz de futebol para apitar uma final de campeonato entre os times de duas favelas fictícias: a 'Padre Nosso' e a 'Parada Geral'. “Reencontrei amigos, foi muito afetivo. Apesar de ser uma cena muito violenta, foi uma experiência maravilhosa e amorosa”, destaca o ator ao relembrar as gravações da emblemática sequência que dá nome à série. “É muito diferente dos personagens que fiz, gosto de ser desafiado, de me transformar e essa imersão foi maravilhosa. Eu brinquei, fui perguntando durante o jogo para a galera como apita, apitei para o time errado no início, tudo isso começou a ficar vivo dentro de campo. E acho que minha inexperiência como juiz ajudou”, conta, revelando que levou a bola da gravação para guardar de recordação.

Não foi só Julio Andrade que participou dessa sequência. Ex-jogadores brasileiros de diferentes gerações que fizeram história no futebol, seja com passagens memoráveis pela Seleção e/ou em grandes clubes, embarcaram para valer na ficção, trazendo ainda mais realismo para a partida. Cafu, Djalminha, Carlos Germano, Grafite, Paulo Nunes, Michel Bastos, Odvan, Ramires e Steve Wonder fizeram a bola rolar ao lado de atores reais, enquanto Adílio interpretou o técnico de uma das equipes.

O núcleo de outra favela da trama, o 'Morro da Promessa' – que tem Jonathan Azevedo em cena como Gilsinho, um estratégico líder do tráfico, é rodeado de participações. Como a de Wilson Rabelo, vivendo o pai do personagem, a de André Mattos como Aílton, um dono de frigorífico, e a de Lucio Mauro Filho, que dá vida a Bruno: um produtor musical. Os três se relacionam diretamente com Gilsinho, tendo participações especiais no desenvolvimento do personagem. A amizade entre Bruno e o líder do tráfico surge depois que o chefe da 'Promessa' compra uma gravadora, a 'Jero Records', na intenção de dar oportunidade para músicos da favela e encontrar um caminho para o dinheiro de seus negócios. “Meu personagem é um cara da zona sul carioca que tem acesso à cultura. De repente, tem essa proposta que une o útil ao agradável, já que é um consumidor voraz de entorpecentes. É um combo perfeito para ele. Sinto que, ao mesmo tempo em que o Bruno tem medo daquele mundo marginal, admira o Gilsinho por suas ideias geniais”, revela Lucio Mauro Filho.

É nesse universo que Pretinho da Serrinha também aparece. Assim como na vida pessoal, ele interpreta um músico, Pereira de Souza. Morador do 'Morro da Promessa', ele recebe ajuda de Gilsinho para divulgar sua arte. “Fiquei muito feliz com o convite. Dá um frio gostoso na barriga”, conta Pretinho da Serrinha. “A série tem muito para ensinar nos dias de hoje. Acredito na importância social de uma obra como essa”.

Já Otavio Muller é Seu Hélio, preso político muito ouvido e respeitado por outros detentos da prisão de Ilha Grande, local que é palco do surgimento de uma das facções centrais da trama. Nesse mesmo cenário, o público conhece Claudia Mauro como a mãe de um dos presos, Egídio, jovem interpretado por Ravel Andrade que não tem histórico criminoso e vai para a cadeia depois de atropelar a filha de um general. “Com todas as forças, essa mulher tenta tirar o filho dessa situação. A dor de ver o Egídio se transformando ali dentro é muito difícil, me emocionei verdadeiramente”, reflete a atriz.

O ator carioca Marcelo Serrado também se jogou em uma experiência diferente. Seu personagem, Homero, é assessor do govenador e participa de uma sequência de pura adrenalina, durante um longo confronto policial. “O Homero chega tentando acabar com essa confusão. Ele é um cara calmo, dedicado à família. Se acha um pouco e representa muito esse arquétipo do pequeno poder”, conta. A sequência traz ainda o músico e ator Jimmy London como o Coronel Macieira.

E para os fãs das séries da AfroReggae Audiovisual que são sucesso no Globoplay, as novidades não param por aí. Desde a terceira temporada de ‘A Divisão’, personagens e tramas se conectam criando uma intersecção entre elas. Em ‘O Jogo que Mudou a História’, estão de volta às telas Sargento Afonso (Marcello Melo) e Tenente Gabriel (Leonardo Brício), de ‘Arcanjo Renegado’; além da Roberta (Natália Lage), detetive de ‘A Divisão’. “É uma alegria muito grande reencontrá-la, sendo que para ela, na trama, são 10 anos antes dos acontecimentos de ‘A Divisão’. Adorei trazer a personagem em novas circunstâncias. São muitas memórias!”, celebra Natália.

A série reserva ainda outras duas grandes curiosidades. A Irmã Emily (Alli Willow), apresentada pela primeira vez ao público na segunda temporada de ‘Arcanjo Renegado’ como uma ativista de mais de 80 anos, pode ser vista décadas antes como uma freira determinada em auxiliar e defender os direitos dos detentos em Ilha Grande. E, desta vez, em ‘O Jogo que Mudou a História’, Álamo Facó é João Ignácio, um preso político que cumpre pena no presídio onde Emily trabalha. Para quem não se lembra, seu novo personagem é pai de outro que o próprio ator interpretou: o jornalista Ronaldo Leitão, de ‘Arcanjo Renegado’. “Fico pensando como seria um encontro entre eles... acredito que muito intenso. Me imagino grisalho, de João Ignácio, e Ronaldo indo ver o pai, recebendo dicas para dar seguimento a essa luta por justiça”, detalha. Criador das produções, José Junior explica que as séries são independentes, mas que essas conexões prometem instigar a curiosidade: “É todo o passado de ‘A Divisão’ e ‘Arcanjo’. As pessoas vão conhecer todo mundo, os personagens como eram antes de suas séries de origem”.

A superprodução é uma nova parceria do Globoplay com a AfroReggae Audiovisual, responsável também pelas séries de sucesso ‘Arcanjo Renegado’, ‘A Divisão’ e ‘Betinho: No Fio da Navalha’. O elenco de ‘O Jogo que Mudou a História’ reúne outros nomes como Pedro Wagner, Babu Santana, Rômulo Braga, Bukassa Kabengele, Jailson Silva, Raphael Logam, Samuel Melo, Fabrício Assis, João Fernandes, Vanessa Giácomo, Tatiana Tiburcio, Kizi Vaz, Talita Younan, Giulia Tavares, Juliane Araújo, Ana Isabela Godinho, Elizia Gomes, Maha Sati, Sergio Laurentino, Leo Bahia, Breno de Filippo, Nicollas Paixão, Diego Raymond, Rogério Blank, Julio Levy, Marcio Borges, Gilson da Maia, Eduardo Dorneles, Patrick Bruno, Leonardo Xavier. Com criação e produção de José Junior; direção geral de Heitor Dhalia; direção de Heitor Dhalia, Matias Mariani e Claudio Borrelli; tem redação final de José Junior e Gabriel Maria; e roteiro de José Junior, Gabriel Maria, Clara Meirelles, Bruno Passeri, Manaíra Carneiro e Bruno Paes Manso. A produção é da AfroReggae Audiovisual e da Paranoid.

Comentários

Mais lidas nos últimos dias

Confira a programação do SBT entre os dias 24 a 30 de junho

(Foto: Divulgação) Segunda-feira 06h00 PRIMEIRO IMPACTO 09h30 CHEGA MAIS 13h30 CARINHA DE ANJO cap. 81 14h30 TERESA cap. 110 15h30 CONTIGO SIM cap. 46 16h30 FOFOCALIZANDO 17h30 TÁ NA HORA 19h45 SBT BRASIL 20h30 A INFÂNCIA DE ROMEU & JULIETA cap. 296 21h15 AS AVENTURAS DE POLIANA cap. 100 22h00 PROGRAMA DO RATINHO 23h30 ARENA SBT 00h45 THE NOITE COM DANILO GENTILI 01h30 OPERAÇÃO MESQUITA 02h00 SBT PODNIGHT Flow 02h45 SBT NEWS NA TV Terça-feira 06h00 PRIMEIRO IMPACTO 09h30 CHEGA MAIS 13h30 CARINHA DE ANJO cap. 82 14h30 TERESA cap. 111 15h30 CONTIGO SIM cap. 47 16h30 FOFOCALIZANDO 17h30 TÁ NA HORA 19h45 SBT BRASIL 20h30 A INFÂNCIA DE ROMEU & JULIETA cap. 297 21h15 AS AVENTURAS DE POLIANA cap. 101 22h00 PROGRAMA DO RATINHO 23h00 CINE ESPETACULAR Filme: Ponto Cego - Inédito Elenco: Daveed Diggs, Rafael Casal e Tisha Campbell-Martin Gênero: Ação 00h45 THE NOITE COM DANILO GENTILI 01h30 OPERAÇÃO MESQUITA 02h00 SBT PODNIGHT Inteligência Ltda. 02h45 SBT NEWS NA TV Quarta-fei

Confira a programação da Band entre os dias 24 a 30 de junho

Foto: Divulgação GUIA DE PROGRAMAÇÃO / SEGUNDA / 24-06-2024 / BAND SP 04:00 1º JORNAL HD CC 05:45 ORAÇÃO DO DIA COM PROFETA VINÍCIUS IRACET HD CC 06:00 IGREJA UNIDA DEUS PROVERÁ HD CC 08:00 BORA BRASIL - Local HD CC 09:00 BORA BRASIL HD CC 09:25 THE CHEF com Edu Guedes HD L CC 11:00 JOGO ABERTO HD CC 12:00 JOGO ABERTO - debate HD CC 13:00 OS DONOS DA BOLA HD CC 14:30 MELHOR DA TARDE com Catia Fonseca HD L AD CC 16:00 BRASIL URGENTE HD AD CC 18:50 BRASIL URGENTE - SP HD CC 19:20 JORNAL DA BAND HD CC 20:30 MELHOR DA NOITE HD 12 CC 22:00 PERRENGUE DO DIA HD 12 CC 22:30 SESSÃO ESPECIAL HD 14 DUB SAP CC SEM "Ano Um" RPTV 00:15 JORNAL DA NOITE HD CC 01:10 ESPORTE TOTAL HD CC 02:05 RESENHA DO GALINHO HD CC 02:40 +INFO HD CC 03:00 JORNAL DA BAND - reapresentação HD CC

Confira os filmes que serão exibidos no SBT entre os dias 24 a 30 de junho

Data: 25.6.2024 – Terça-feira Horário:  23h Título: Ponto Cego (Blindspotting – EUA/2018) – Lionsgate – Ação - 14 Anos (HD) (Inédito) Sinopse:  A três dias do fim da sua condicional, o ex-presidiário Collin, trabalhando como motorista de caminhão, testemunha um crime violento envolvendo um policial. Ciente dos riscos, ele vive o conflito entre fazer a coisa certa ou só seguir a vida. Elenco:  Daveed Diggs / Rafael Casal / Tisha Campbell-Martin Direção:  Carlos Lopez Estrada Data: 29.6.2024 – Sábado Horário:  14h15 Título:  Caçadores de Emoção: Além do Limite (Point Break -EUA/2015) – Warner – Ação – 14 Anos (HD) Sinopse:  Sete anos após uma traumática perda, o jovem Utah quer servir ao FBI. Sua desafiadora missão será investigar uma estranha ligação que pode haver entre alguns crimes incomuns e um grupo de atletas radicais. Elenco:  Edgar Ramirez / Luke  Bracey  / Teresa Palmer Direção:  Ericson Core Data: 29.6.2024 – Sábado Horário:  16h15 Título: 

Abandonados na infância, Viola e Mavi encontram em Marcel e Nahum o carinho e amor de pai em 'Mania de Você'

Foto: Globo/Manoella Mello Em ‘Mania de Você’, muito antes de o caminho de Viola (Gabz) cruzar o de Mavi (Chay Suede), a vida fez com que a jornada dela se juntasse a de Marcel (Bukassa Kabengele), um artista de rua angolano. Abandonada, recém-nascida, pela mãe, Viola foi criada por Marcel em uma comunidade do Rio de Janeiro junto a outras crianças que também tiveram a sorte de encontrá-lo. Na trama, Viola enfrenta adversidades pelo caminho que a tornam uma mulher obstinada e determinada, mas mesmo após sua ascensão como cozinheira, ela e Marcel ainda mantêm contato e nutrem o carinho que um tem pelo outro. Na obra criada e escrita por João Emanuel Carneiro, com direção artística de Carlos Araújo, Gabz e Bukassa repetem a parceria, depois de viverem pai e filha em ‘Amor Perfeito’. O ator, de nacionalidade congolesa, comemora mais esse trabalho com Gabz. "Eu amo trabalhar com a Gabz. Temos muita conexão, química e diálogo construtivo e positivo. Nossa ideia é trazer afe

SBT exibe o último Programa Eliana neste domingo (23)

(Foto: Rogério Pallatta/SBT) No  último Programa Eliana ,  23 de junho , o público relembra momentos dos  770 programas no SBT , sendo 12 anos sob o comando de  Ariel Jacobowitz.  O cantor  Daniel  está presente no palco. Eliana ganha muitas surpresas nesse dia, incluindo uma homenagem de sua família. “Cada lágrima que eu derramar aqui nesse programa, não é sobre tristeza, é sobre alegria, sobre celebração. Que lindo, que oportunidade estar aqui com alguns fãs que me acompanham há tantos anos, estar aqui com meu amigo Daniel, que é um cara de verdade.  Será feito com muito amor” , diz Eliana. Amizade com o cantor Daniel Eliana e Daniel no último programa (Foto: Rogério Pallatta/SBT) Daniel participa do programa e apresenta grandes sucessos de sua carreira. Eliana e Daniel cantam  “Nossa Senhora” , canção que acompanha a trajetória do cantor. Os dois são devotos à santa de Aparecida e prometem emocionar o público. “Eu liguei para o Daniel e falei: ‘amigo, você es