A TV Brasil apresenta, nesta quarta-feira (10), às 23h, uma entrevista exclusiva com a escritora mineira Nara Vidal para o programa Trilha de Letras. O episódio especial foi gravado durante a Feira do Livro de São Paulo, realizada entre os dias 29 de junho e 7 de julho no Estádio do Pacaembu.
Neste ano, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) foi patrocinadora da Feira, que contou com a cobertura e a presença da Rádio Nacional de São Paulo e da TV Brasil.
Durante o bate-papo descontraído com a apresentadora Eliana Alves Cruz, a autora radicada em Londres fala sobre seu novo romance, “Puro”. Lançado no ano passado em Portugal, o livro chega agora ao Brasil, pela editora Todavia.
A história de “Puro” se passa em uma fictícia cidadezinha mineira na década de 1930, que busca se tornar referência em pureza racial, de acordo com ideais da Teoria Eugenista, muito popular no Brasil no início do século 20. O fomento ao seu ensino chegou a ser incluído na Constituição Federal da Era Vargas como compromisso do governo.
Em nome da criação de uma raça pura e superior, os moradores da cidade são capazes de cometer atrocidades e encobrir crimes hediondos. Um retorno a um passado não tão distante, que, segundo a própria autora, revela semelhanças desconfortáveis com os dias atuais
Formada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado em Artes e Gestão Cultural pela London Metropolitan University, Nara obteve o terceiro lugar no Prêmio Oceanos com a obra “Sorte”, em 2019. Dois anos depois, seu livro “Mapas para Desaparecer” foi finalista do Prêmio Jabuti.
Além de escritora, Nara Vidal é professora de escrita criativa e vive na Inglaterra desde 2001. Como editora, fundou a revista Capitolina sobre literatura em língua portuguesa, pela qual recebeu o Prêmio Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) em 2020. Nara já traduziu Virginia Woolf, Katherine Mansfield, além de autores contemporâneos.
Sobre o programa
O Trilha de Letras busca debater os temas mais atuais discutidos pela sociedade por meio da literatura. A cada edição, o programa recebe um convidado diferente. A atração foi idealizada em 2016 pela jornalista Emília Ferraz, atual diretora do programa que entrou no ar em abril de 2017. Nesta temporada, os episódios foram gravados na BiblioMaison, biblioteca do Consulado da França no Rio de Janeiro.
A TV Brasil já produziu três temporadas do programa e recebeu mais de 200 convidados nacionais e estrangeiros. As duas primeiras temporadas foram apresentadas pelo escritor Raphael Montes. A terceira, por Katy Navarro, jornalista da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A jornalista, escritora e roteirista Eliana Alves Cruz assume a quarta temporada, que também ganha uma versão na Rádio MEC.
Comentários
Postar um comentário