Trilha de Letras recebe quadrinista e designer franco-brasileiro Matthias Lehmann
A graphic novel "Chumbo" (2024), obra de autoria do quadrinista e designer franco-brasileiro Matthias Lehmann, pauta a entrevista inédita do Trilha de Letras desta quarta (30), às 23h, na TV Brasil. O convidado fala sobre seu mais recente trabalho na conversa com a apresentadora Eliana Alves Cruz.
O programa gravado na BiblioMaison fica disponĂvel em formato podcast nas plataformas digitais. O conteĂşdo pode ser acompanhado no app TV Brasil Play e no canal do YouTube da emissora pĂşblica. O Trilha de Letras tambĂ©m tem transmissĂŁo na Rádio MEC, no mesmo dia, mais tarde, Ă s 23h30.
No "Dando a Letra", quadro da produção com dicas de leituras, o booktuber Leandro Nogueira sugere o livro "Como Pedra", quadrinho escrito e desenhado por Luckas Iohanathan. A trama se passa no sertĂŁo nordestino em que uma famĂlia luta para sobreviver durante uma seca de mais de 300 dias. A narrativa profunda e comovente mergulha nas entranhas da misĂ©ria humana e da maternidade resiliente. O autor usa apenas trĂŞs cores: o preto, o branco e o laranja para sentir a aridez e o calor do enredo.
MemĂłrias familiares se mesclam Ă histĂłria do Brasil
Durante o papo, Matthias Lehmann explica a finalidade do seu mais recente projeto. "O objetivo do meu livro Ă© mostrar os aspectos mais sombrios da histĂłria brasileira, mas tambĂ©m a cultura literária", afirma o entrevistado sobre o tĂtulo "Chumbo". Ele faz a leitura de um trecho da obra no decorrer da atração.
A publicação Ă© livremente inspirada na histĂłria de seus prĂłprios parentes. A trama acompanha a vida de uma famĂlia de Minas Gerais desde o fim da dĂ©cada de 1930 atĂ© meados dos anos 2000, com todas as inĂşmeras reviravoltas polĂticas e sociais pelas quais o paĂs passou ao longo do sĂ©culo 20.
"Queria reconstituir esse Brasil com as imagens que eu tenho e as lembranças que eu tinha, mas tambĂ©m mostrar a histĂłria de uma famĂlia e atrás a histĂłria de um paĂs. Tudo isso Ă© muito ligado. Tive que pesquisar. Ler muita documentação brasileira", conta Matthias Lehmann.
O autor mistura fatos Ăntimos com a histĂłria do paĂs natal de sua mĂŁe, uma mineira casada com um francĂŞs. Ela sentia tanta falta do paĂs de origem que fez questĂŁo de preservar nos filhos a conexĂŁo com a cultura e a lĂngua que deixou para trás junto com os anos de chumbo ao partir para a Europa.
No seu livro, Matthias Lehmann utiliza páginas compostas com elementos caricaturais e referĂŞncias Ă publicidade e ao design gráfico brasileiros. Quadrinista e designer, Matthias Lehmann elogia o trabalho desenvolvido pelos especialistas na área no paĂs. "A evolução do design gráfico brasileiro Ă© muito rico", avalia o profissional.
Sobre o programa
O Trilha de Letras busca debater os temas mais atuais discutidos pela sociedade por meio da literatura. A cada edição, o programa recebe um convidado diferente. A atração foi idealizada em 2016 pela jornalista EmĂlia Ferraz, atual diretora da produção que entrou no ar em abril de 2017. Nesta temporada, os episĂłdios foram gravados na BiblioMaison, biblioteca do Consulado da França no Rio de Janeiro.
A TV Brasil já realizou três temporadas do programa e recebeu mais de 200 autores nacionais e estrangeiros. As duas primeiras temporadas foram apresentadas pelo escritor Raphael Montes. A terceira, por Katy Navarro, jornalista da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A jornalista, escritora e roteirista Eliana Alves Cruz assume a quarta temporada, que também ganha uma versão na Rádio MEC.
A produção exibida pelo canal público às quartas, às 23h, tem janela alternativa na telinha em diversos horários. Na programação da Rádio MEC, o conteúdo também é apresentado às quartas, mais tarde, às 23h30.
Nenhum comentário