ĂšLTIMOS

Vladimir Carvalho recebe homenagem do Canal Brasil no dia em que completaria 90 anos

Cenas do Cinejornal; “Quando A Coisa Vira Outra”, de Marcio de Andrade; “O PaĂ­s de SĂŁo SaruĂŞ” e “Rock BrasĂ­lia – Era de Ouro”, de Vladimir Carvalho. Fotos: Divulgação

Nesta sexta-feira, 31 de janeiro, o cineasta e documentarista paraibano Vladimir Carvalho (1935-2024) completaria 90 anos. O Canal Brasil abre espaço na sua programação para relembrar as produções e falas de um dos grandes profissionais de cinema do país que buscava retratar as diversas faces da política e história nacionais.

SerĂŁo exibidos os programas “Retratos Brasileiros: Vladimir Carvalho: Um Olhar Solidário”, de Walter Carvalho, e o “Cinejornal: Vladimir Carvalho”, apresentado por Simone Zuccolotto; a sĂ©rie “Cineastas do Real: Vladimir Carvalho”, com Amir Labaki; e os longas-metragens “Quando A Coisa Vira Outra”, de Marcio de Andrade; “O PaĂ­s de SĂŁo SaruĂŞ”“Giocondo Dias - Ilustre Clandestino” e “Rock BrasĂ­lia – Era de Ouro”, de Vladimir Carvalho.

Em “Retratos Brasileiros: Vladimir Carvalho: Um Olhar Solidário”, Walter Carvalho mostra um retrato original da vida de seu irmĂŁo por meio de entrevistas com ensaĂ­stas, crĂ­ticos, curadores, cineastas, fotĂłgrafos como Jean-Claude Bernardet, JosĂ© Carlos Avellar e Fernando Duarte. No “Cinejornal: Vladimir Carvalho”, Simone Zuccolotto visita o vasto acervo de equipamentos histĂłricos do diretor que passa por diversas fases do cinema brasileiro.

No longa-metragem “Quando A Coisa Vira Outra”, a trama percorre os filmes mais importantes realizados por Vladimir Carvalho e mostra como suas ideias surgiram. Em “O PaĂ­s de SĂŁo SaruĂŞ”, Vladimir Carvalho retrata as condições das secas constantes na regiĂŁo de Rio do Peixe, na ParaĂ­ba, e reflete sobre as relações do homem com a natureza em meio Ă  luta contra a seca no sertĂŁo nordestino. Já no documentário “Giocondo Dias - Ilustre Clandestino”, Vladimir conta sobre a vida do lĂ­der comunista baiano que dá nome ao filme.

A Maratona Vladimir Carvalho tambĂ©m exibe o longa-metragem do cineasta “Rock BrasĂ­lia – Era de Ouro”, que conta a histĂłria do rock de BrasĂ­lia nos anos 1980 durante a ditadura militar. O documentário conta com diversos mĂşsicos, familiares e personalidades como Renato Russo, Herbert Vianna, Caetano Veloso, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá.


Maratona Vladimir Carvalho

Horário: Sexta, dia 31/01, a partir das 17h30

Retratos Brasileiros: Vladimir Carvalho: Um Olhar Solidário (2007) (30’)

Horário: Sexta, dia 31/01, Ă s 17h30

Classificação indicativa: Livre

Direção: Walter Carvalho

Sinopse: A vida e a obra do documentarista paraibano ganham as telas em uma homenagem dirigida por seu irmĂŁo, o fotĂłgrafo Walter Carvalho. O documentário recorre a cineastas e crĂ­ticos de cinema para analisar as mais importantes produções assinadas por Vladimir – filmes que Carlos Alberto Mattos prefere chamar de “Ăłperas documentais”.

Quando A Coisa Vira Outra (2022) (94’)

Horário: Sexta, dia 31/01, Ă s 18h

Classificação indicativa: 12 anos

Direção: Marcio de Andrade

Sinopse: O Cinema da Desigualdade de Vladimir Carvalho marcou a trajetĂłria do documentarista ao longo de dĂ©cadas de atividade. Considerado um dos mais importantes documentaristas brasileiros em atividade, com suas imagens influenciou o surgimento do Cinema Novo e do novo documentário brasileiro anos depois. Quando a Coisa Vira Outra percorre os mais importantes filmes realizados por Vladimir, que revela de onde surgem as ideias para mostrar a verdadeira realidade de um paĂ­s.

Cinejornal: Vladimir Carvalho (2024) (25’)

Horário: Sexta, dia 31/01, Ă s 19h30

Classificação indicativa: Livre

Apresentação: Simone Zuccolotto

Sinopse: Vladimir Carvalho abriu seu vasto acervo de equipamentos histĂłricos do cinema brasileiro. Desde a moviola usada por Glauber Rocha atĂ© lentes, câmeras, cartas e cartazes que acumulam histĂłrias incrĂ­veis de todas as fases do nosso cinema. O cineasta comenta a prĂłxima etapa desta conservação, quando o acervo será destinado a um lugar especial para que todos possam visitar. O anĂşncio foi feito pela secretária de audiovisual Joelma Gonzaga no palco do Cine BrasĂ­lia, durante o 56Âş Festival de BrasĂ­lia do Cinema Brasileiro.

O PaĂ­s de SĂŁo SaruĂŞ (1971) (80’)

Horário: Sexta, dia 31/01, Ă s 20h

Classificação indicativa: Livre

Direção: Vladimir Carvalho

Sinopse: Documentário sobre uma regiĂŁo do Nordeste do Brasil, situada em área sujeita a severa seca, e a evolução de suas atividades econĂ´micas.

Giocondo Dias - Ilustre Clandestino (2019) (90’)

Horário: Sexta, dia 31/01, Ă s 21h25

Direção: Vladimir Carvalho

Sinopse: Conheça a vida do lĂ­der comunista baiano Giocondo Dias, o militante de esquerda que viveu dois terços de sua vida na clandestinidade e liderou o partido PCB como secretário-geral.

Rock BrasĂ­lia – Era de Ouro (2011) (111’)

Horário: Sexta, dia 31/01, Ă s 23h

Classificação indicativa: 12 anos

Direção: Vladimir Carvalho

Sinopse: A histĂłria dos jovens de BrasĂ­lia que liderados por Renato Russo, depois de uma longa caminhada e muitos obstáculos, veem seu sonho se realizar, com o sucesso de suas bandas.

Cineastas do Real: Vladimir Carvalho (2014) (25’)

Horário: Sábado, dia 01/02, Ă  0h55 - Temporada 1 - EpisĂłdio 1

Classificação indicativa: Livre

Apresentação: Amir Labaki

Sinopse: Amir Labaki entrevista os mais importantes e premiados documentaristas brasileiros, realizando uma imersĂŁo em suas obras para investigar suas motivações e inspirações.

Nenhum comentário