ĂšLTIMOS

Sambista Nelson Sargento ganha tributo no Sem Censura, da TV Brasil

Foto: JoĂŁo Ramalho/TV Brasil

Para celebrar o legado de um dos maiores bambas do paĂ­s, o saudoso sambista Nelson Sargento, a TV Brasil exibe uma edição especial do Sem Censura nesta sexta (7), Ă s 16h. O programa temático celebra a obra e a trajetĂłria do artista com repertĂłrio de clássicos do veterano que faleceu em 2021 aos 96 anos.

No tributo, a apresentadora Cissa GuimarĂŁes recebe amigos e parentes do baluarte da Mangueira: o jornalista, escritor e produtor Haroldo Costa, o violonista e arranjador PaulĂŁo 7 Cordas, a atriz e cantora Soraya Ravenle e o cantor e compositor Agenor de Oliveira, parceiro do ilustre homenageado; alĂ©m do filho Leo Mattos e da neta Anna Gento.

Durante o programa, eles batem um papo sobre a importância de Nelson Sargento. Os convidados interpretam obras desse ícone do samba. No palco da produção da emissora pública, entoam as músicas "Agoniza, mas não morre", "Sinfonia imortal" e "Falso amor sincero", entre outras canções deixadas pelo astro.

Do Morro da Mangueira para o mundo, as composições do artista marcaram a cultura popular com letras de amor. Nelson Sargento foi imortalizado em clássicos do samba que são referência para as novas gerações de artistas do gênero.

No decorrer da conversa na telinha da TV Brasil, os convidados recordam passagens da vida do sambista e destacam suas relações com ele. Falam sobre os projetos que realizaram em parceria com Nelson Sargento e destacam o aprendizado no convĂ­vio com o mestre.

"Griot", Nelson Sargento foi uma figura importante na preservação da cultura popular. Acumulou histórias e memórias que compartilhava para inspirar diversos artistas. Patrimônio do samba, ele é lembrado pelo carisma e simplicidade. O músico fez história no palco ao se conectar com o público em suas apresentações. Também era artista plástico e poeta.


Sobre o programa

O Sem Censura faz parte da programação da TV Brasil desde 1985, quando estreou com TetĂŞ Muniz como apresentadora - mas ficou mais conhecido com o rosto de Leda Nagle na bancada, que apresentou o programa de 1996 a 2016. O Sem Censura promovia debates sobre temas variados e era diário, passando a ser semanal desde 2021. Desde 2024, a atração voltou ao ar repaginada com Cissa GuimarĂŁes como titular da bancada no formato consagrado de bate-papo diário.

A interatividade está presente com a hashtag #semcensura nas redes sociais. O público também pode participar pelo WhatsApp (21) 99903-5329. Cissa Guimarães lê e comenta as mensagens, enquanto os convidados respondem às perguntas enviadas.

Com transmissĂŁo de segunda a sexta, Ă s 16h, a produção pode ser acompanhada pelo app TV Brasil Play e no YouTube do canal pĂşblico. O conteĂşdo tambĂ©m fica disponĂ­vel em formato de podcast no Spotify. O Sem Censura tem horário alternativo na emissora mais tarde no mesmo dia, Ă s 23h30.

Nenhum comentário