ÚLTIMOS

Festival Negritudes Globo está de volta ao Rio de Janeiro!


A primeira parada de 2025 do festival que celebra as narrativas negras na cultura brasileira já tem data e lugar para acontecer: 15 de maio, quinta-feira, do Galpão da Cidadania, no Rio de Janeiro. Com entrada gratuita, a 2ª edição do Festival Negritudes Globo no Rio de Janeiro vai reunir encontros potentes, conversas, música e arte. As inscrições estão abertas através do site: negritudesglobo.com.br. Com patrocínio de Natura, além do Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo também receberão edições do Festival ao longo de 2025.

Marcando o início das atividades do Festival Negritudes Globo 2025, Alcione faz uma apresentação musical de abertura com o cantor Mumuzinho, dando juntos as boas-vindas aos participantes da edição carioca. A ‘Dama do Samba’ será homenageada no primeiro painel com o Mumuzinho, a atriz Isabel Filardis e o idealizador, pesquisador e produtor do Negro Mundo, Pedro Rajão, e mediação de Aline Midlej.

Já Gilberto Gil, um dos maiores impulsionadores da cultura negra no Brasil, compartilha com Maju Coutinho sua trajetória e experiências de vida, que marcaram a música e a identidade brasileira, no painel ‘Tempo Rei, Tempo Gil’.

Discussões sobre a potência e a representatividade das narrativas negras nas diferentes manifestações culturais no país completam o dia. Conversas sobre fé, amor e família também fazem parte da agenda, em um painel com a participação da atriz Aline Wirley e seu marido, o ator Igor Rickli, do ator Tony Tornado e da jornalista Flavia Oliveira, acompanhados de seus filhos Lincoln Tornado e Isabela Oliveira. A potência da representatividade nas histórias para reconstrução da autoestima é tema de conversa entre a atriz Duda Santos, a roteirista Renata Sofia, o filósofo Renato Noguera e mediação de Kenya Sade.

Para quem não puder participar presencialmente, a programação do palco principal poderá ser acompanhada ao vivo através do Canal Futura, no Globoplay, com transmissão aberta para não assinantes.

Essa é a segunda edição do festival na cidade. Em 2024, a Gamboa recebeu mais de 1,5 mil pessoas e foi palco de celebração e pertencimento com conversas que estimularam o debate sobre a presença negra no audiovisual brasileiro no atual cenário. Nomes como Taís Araujo, Lázaro Ramos, Sheron Menezes, Thelma Assis, Regina Casé entre outros, marcaram presença e trocaram suas experiências com a plateia.

Programação do Festival Negritudes Globo no Rio de Janeiro

9h | Abertura dos portões e credenciamento

Palco Negritudes Globo

10h – Apresentação de Alcione com Mumuzinho 
10h20 – Mesa de conversa “As narrativas da vida e da obra de Alcione” | Com os cantores Alcione e Mumuzinho, a atriz Isabel Filardis e o idealizador, pesquisado e produtor do Negro Mundo, Pedro Rajão, e mediação de Aline Midlej 
11h30 – Apresentação da bailarina Isabella Coracy com o violinista Iberê Carvalho e o capoeirista Mestre Totty 
11h45 – Mesa de conversa “Fé, amor e família” | com os atores Tony Tornado e seu filho Lincoln Tornado, a atriz Aline Wirley com o ator Igor Rickli, e mediação da jornalista Flávia Oliveira e sua filha Isabela Oliveira. 
13h35 – Apresentação do comediante e músico Marcelo Marrom 
13h45 – Mesa de conversa “Luz, câmera e autoestima negra”: a Reconstrução do imaginário pelas Telas | com a atriz Duda Santos, a roteirista Renata Sofia, o filósofo Renato Noguera com mediação da jornalista Kenya Sade
15h05 – Mesa de conversa “Música negra: samba, rap e funk cantam o Rio” | com os cantores MV Bill e Neguinho da Beija-Flor, a atriz Erika Januza, com mediação do apresentador Paulo César Vasconcellos 
16h15 – Negritudes Globo e Instituto Rouanet apresentam: Tempo Rei, Tempo Gil | entrevista com o cantor e compositor Gilberto Gil realizada pela jornalista Maju Coutinho

Palco Ubuntu 
(divulgação em breve)

Nenhum comentário