Globo lança estação piloto da DTV+
Foto: Globo/Beatriz Damy |
Comemorando 100 anos de história e 60 anos de TV Globo, a Globo inaugura a primeira estação piloto da DTV+ no país. O projeto de caráter científico e experimental foi lançado nesta terça-feira, 29, no Rio de Janeiro, visando aprimorar a arquitetura, testar modelos e impulsionar o desenvolvimento do novo modelo de TV aberta no país, a partir da licença temporária concedida pelo Ministério das Comunicações e Anatel. A cerimônia de abertura reuniu autoridades do governo e representantes de entidades da indústria em um momento simbólico que marca o primeiro passo em direção ao futuro da televisão. Ao inaugurar a estação piloto da DTV+, a Globo contribui para a inserção definitiva da TV aberta na economia digital, integrando atributos como gratuidade, alcance, qualidade e acessibilidade a características típicas do ambiente digital, como personalização e interatividade. “É com muito orgulho que celebramos hoje um marco na história da comunicação brasileira. A nova estação experimental da DTV+ marca o início de uma nova era para a televisão aberta no Brasil, que tem, sem dúvida, uma das TVs abertas mais relevantes do mundo. Pelo seu alcance, pela sua qualidade, pelo seu papel cultural e social. E por continuar sendo gratuita, acessível e conectada com a vida dos brasileiros”, disse Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo. “A DTV+ vai abrir a possibilidade de levar essa audiência massiva para o ambiente digital. É uma nova experiência de ver TV, com mais oportunidades para o público e para o mercado. E é simbólico que o primeiro passo para a TV do futuro aconteça justamente no ano em que comemoramos os 100 anos de Globo e os 60 anos da TV Globo, que tem como essência valorizar a brasilidade, a inovação, a qualidade e o talento. Temos orgulho de ser brasileiros e conectar o Brasil com o que há de melhor no mundo quando o assunto é comunicação”, acrescentou. O sinal da estação piloto, inicialmente restrito ao Rio de Janeiro, cobrirá parte da Zona Sul e da Barra da Tijuca através de receptores próprios, abrindo caminho para inovar os formatos e testar de forma abrangente todos os componentes da nova arquitetura e dos padrões técnicos da DTV+. “A TV aberta tem no Brasil uma relevância ímpar. Nós estamos falando de uma plataforma de mídia que domina 60% da audiência domiciliar, levando em consideração todas as telas - celular, tablet e televisores. Com a DTV+, ela passa a se relacionar com cada um dos nossos consumidores de forma personalizada, oferecendo ao mercado publicitário todos os produtos de publicidade típicos das grandes mídias digitais”, enfatizou Raymundo Barros, diretor de Tecnologia da Globo e presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre. “O que estamos lançando hoje é uma infraestrutura completa em operação daquilo que a gente vem, nesses últimos quatro anos, falando sobre a DTV+. O objetivo é desenvolver a arquitetura de tecnologia, os casos de uso, os casos de negócio, fazer pesquisas e entender o que funciona e o que não funciona até que tenhamos a implementação da DTV+ comercial, prevista para 2026”, explicou. Durante a demonstração, as funcionalidades da DTV+ foram apresentadas em dois eixos principais: público e mercado. Para quem assiste, a TV aberta passa a oferecer uma experiência de navegação inédita e personalizada. Por meio do aplicativo DTV+, foram exibidos exemplos de transmissões de eventos ao vivo, como shows e partidas de futebol, em que o usuário pode personalizar o áudio para ouvir o som da torcida de um time específico e acessar um menu interativo com estatísticas, enquetes, mosaico de câmeras e replays sob demanda em tempo real. "A DTV+ une o melhor da sincronicidade, que é o poder de falar com todo mundo, de ter alcance de massa, ao mesmo tempo em que também traz o olhar individual, as ferramentas digitais e a personalização, o pertencimento, que é tão importante quando a gente fala de conexão", disse Leonora Bardini, Diretora da TV Globo. “Com um processo de logagem supersimples, o usuário se conecta à conta da DTV+. A partir desse momento, ele terá acesso a uma série de opções de interações”, completou. Para a publicidade, a implementação da segmentação e da interatividade abrirá novas possibilidades para conectar marcas e consumidores, atendendo a objetivos de anunciantes que vão desde o reconhecimento da marca até a conversão direta. Exemplos não faltaram na demonstração: anúncios transmitidos com segmentação geográfica, mensagens personalizadas para públicos específicos que são reconhecidos pelo login no sistema e a experiência do Dynamic Ad Insertion (DAI),que oferece inserção dinâmica de anúncios com base no perfil do usuário. A inauguração da estação piloto também mostrou que o alcance da DTV+ vai além da própria televisão. Foram apresentadas soluções para mídia out-of-home (OOH), como totens capazes de receber conteúdo publicitário diretamente do sinal de TV, sem necessidade de internet, abrindo caminho para modelos de negócios em locais onde a conectividade é baixa. Nesta fase, a estação piloto permitirá que a Globo e seus parceiros realizem testes e ajustes que contribuirão para alavancar o futuro da TV. A expectativa é que o lançamento das estações comerciais da DTV+ comece pelo Rio de Janeiro e São Paulo, para a Copa do Mundo 2026. |
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