Prime Box Brazil estreia Memórias do Brasil, série com grandes nomes femininos da cultura nacional
Nesta segunda temporada, os olhares se voltam totalmente para mulheres, brasileiras e verdadeiras referências em suas áreas de atuação e que deixaram uma marca profunda nas artes e na cultura. A estreia acontece no dia 05 de maio, às 20h, e destaca grandes nomes femininos das artes cênicas, música, literatura, escultura, entre outras vertentes criativas, que compartilham suas trajetórias com sinceridade, sensibilidade e sabedoria.
Com 8 episódios de 45 minutos, a série convida o público a conhecer histórias de vida marcadas por resistência, relevância social e reconhecimento nacional e internacional.
A partir de depoimentos inéditos, arquivos pessoais e registros históricos, a segunda temporada da série documental mergulha na vida e obra das atrizes Léa Garcia, Zezita de Matos e Teuda Bara; a cantora, compositora e poetisa Dona Onete; a figurinista e cenógrafa Kika Lopes; a compositora, pianista e escritora Jocy de Oliveira; a escritora, ativista e poetisa Miriam Alves e a ceramista e escultora Kimi Nii.
“Decidimos mergulhar em uma temporada com mulheres em diferentes áreas da cultura brasileira, foi uma experiência ímpar e diversa. Nossa perspectiva com o Memórias do Brasil é contar essas biografias a partir do que essas personalidades escolhem destacar de suas vidas”, destaca a diretora Vânia Lima.
Uma das últimas entrevistas de Léa Garcia pode ser vista no primeiro episódio da série. Ela, que foi uma das grandes damas da dramaturgia brasileira, com uma carreira que atravessou sete décadas e marcou profundamente o teatro, o cinema e a televisão. Sempre rompendo barreiras e abrindo caminhos para a representatividade negra nas artes. Léa ganhou projeção internacional ao atuar em Orfeu Negro (1959), filme vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, e se tornou uma das primeiras atrizes negras do Brasil a conquistar reconhecimento fora do país. Sua trajetória foi pautada por escolhas artísticas potentes e coerentes com seu compromisso político e social. Sua presença em "Memórias do Brasil" reverbera como homenagem necessária a uma mulher que fez da arte um instrumento de transformação e identidade, cuja voz segue ecoando na memória cultural do país.
Para aproximar essas mulheres de gerações mais jovens e do grande público, a série reforça a importância de homenagear quem ajudou a moldar nossa identidade cultural, e continua inspirando o presente com sua arte e trajetória.
Com um tom íntimo e também de respeito a essas figuras importantes da nossa identidade, Memórias do Brasil revela histórias muitas vezes desconhecidas, mas absolutamente fundamentais para a compreensão da arte brasileira contemporânea, e de como mulheres fortes foram necessárias para o engrandecimento de nossa obra.
Ao celebrarem essas trajetórias singulares, Memórias do Brasil e Prime Box Brazil, reafirmam seu compromisso com a preservação da memória cultural do país e o reconhecimento de figuras que, com talento e coragem, ajudaram a transformar a paisagem artística nacional. Mais do que um registro documental, a série é um tributo à força criativa feminina e um convite à reflexão sobre o papel da arte na construção de identidades, resistências e afetos que atravessam gerações.
A série é uma produção da Têm Dendê, de Salvador, em parceria com o Prime Box Brazil via recursos do FSA - Fundo Setorial Audiovisual. A série faz a sua estreia PRIME BOX BRAZIL disponível nas principais operadoras de TV por assinatura: canal 656 ClaroTV - 157 SKY - 646 Vivo HD - 85 Oi TV.
SERVIÇO
Onde: Prime Box Brazil.
Direção geral: Vânia Lima
Direção de episódios: Diogo Oliveira, Walkiria Hamu e Vânia Lima
Episódios: 8.
Estreia: 05 de maio de 2025 (segunda), às 20h.
Novos episódios: Todas as segundas, às 20h.
Reprises: Terças e Quintas às 11h; Quartas às 20h e Domingos às 21h.
Último Episódio: 23 de junho de 2025, às 20h.
Duração: 45 minutos por episódio.
Classificação Indicativa: Livre.
Nenhum comentário