ÚLTIMOS

Com produção da Vulcana Cinema, ‘Talismã’, novo longa-metragem de Thais Fujinaga, começa a ser rodado em Porto Alegre


As filmagens de TALISMÃ, novo longa-metragem dirigido pela cineasta Thais Fujinaga (A Felicidade das Coisas), já estão a pleno vapor. Com produção da Vulcana Cinema em parceria com a Vitrine Filmes e a Syndrome Films, o filme está sendo rodado em Porto Alegre e em Guaíba, no Rio Grande do Sul, até o fim de maio. Co-escrito e estrelado pela atriz Fernanda Chicolet, o longa conta a história da carioca Tereza, dançarina talentosa que nunca alcançou o sucesso que almejava e entra em crise quando Pina, sua filha de 6 anos, começa a chamar atenção num reality show infantil.

TALISMàmarca o retorno de Thais Fujinaga aos longas, quatro anos após seu elogiado filme de estreia, “A Felicidade das Coisas” (2021), que estreou no Festival de Roterdã e foi premiado pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) na Mostra de Cinema de São Paulo. O roteiro é assinado por Fujinaga em parceria com a atriz protagonista Fernanda Chicolet, que também trouxe a ideia original do projeto. Chicolet é atriz de longas como “Paredes Nuas” (2009), de Ugo Giorgetti; “Raia 4” (2019), de Emiliano Cunha e “O Livro dos Prazeres”, de Marcela Lordy; e do curta “Demônia: Um Melodrama em 3 Atos” (2016).


O elenco de “TALISMÔ traz também o veterano Stepan Nercessian, de novelas como “Vale Tudo” (1988) e filmes como “A Rainha Diaba” (1974) e “Mussum: o Filmes” (2023); Allan Souza Lima, do filme “Aquarius” (2016) e da série “Cangaço Novo” (2023); e atriz mirim Sophia Fuggacy que, aos 7 anos, faz sua estreia no cinema. O jornalista e crítico de TV Chico Barney, conhecido por seus comentários sobre reality shows, faz uma participação especial no filme.

O filme coroa a fase frutífera da produtora gaúcha Vulcana Cinema em festivais internacionais: “Continente” (2024), de Davi Pretto, estreou no Festival de Munique; foi selecionado para a competição do Festival de Sitges e ganhou um prêmio de direção no Festival do Rio; “Ato Noturno” (2025), de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, teve estreia mundial na seção Panorama da Berlinale em fevereiro; e “The Black Snake” (2025), de Aurélien Vernhes-Lermusiaux, coprodução da Vulcana, está na seleção oficial da próxima edição do ACID, mostra paralela do Festival de Cannes para filmes independentes, que acontece em maio.


TALISMàtem produção da Vulcana Cinema e é coproduzido pela Vitrine Filmes, que produz e distribui longas autorais no Brasil desde 2010; e pela Syndrome Films, produtora de conteúdo audiovisual especialista em projetos que combinam excelência artística e potencial comercial, sediada no Rio de Janeiro.

SINOPSE

Depois que seu pai sofre um ataque cardíaco, Tereza se muda com a filha Pina, de 6 anos, do Rio de Janeiro para o Rio Grande do Sul. Dançarina talentosa, mas que nunca recebeu reconhecimento, ela entra em crise quando a menina entra numa competição de talentos mirim e começa a fazer sucesso.


A DIRETORA

Nascida em São Bernardo do Campo e formada em cinema na ECA-USP, em 2008, Thais Fujinaga é diretora e roteirista de filmes e séries de TV. Como cineasta, começou dirigindo quatro curtas-metragens, como “L” (2011) e “Os Irmãos Mai” (2013), que juntos ganharam mais de 60 prêmios em festivais internacionais, entre eles uma menção especial na Berlinale. Seu primeiro longa-metragem como diretora, “A Felicidade das Coisas” (2021), que estreou na seção Bright Future da 50ª edição do Festival Internacional de Cinema de Roterdã e ganhou o prêmio Abraccine de melhor longa de estreia na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Fez também o elogiado curta “Quinze Quase Dezesseis” (2023). “TALISMÔ será seu segundo longa. 

Thais escreveu todos os filmes que dirigiu e é coautora do roteiro de “A Cidade Onde Envelheço” (2017), dirigido por Marília Rocha. Foi roteirista de projetos para Netflix, HBO, Globoplay e Disney, assinando, entre outros, episódios de séries como “Terrores Urbanos” (2018), “Pico da Neblina” (2022), “Histórias (Im)possíveis” (2023) e “Os Outros” (2024), trabalhando com diretores como Juliana Rojas, Fernando Meirelles, Fernando Coimbra e Cao Hamburger.


ELENCO

Fernanda Chicolet ............... Tereza

Sophia Fuggacy ............... Pina

Stepan Nercessian ............... Antônio

Allan Souza Lima ............... Orlando

Chico Barney ............... ele mesmo


FICHA TECNICA:

Direção: Thais Fujinaga 

Roteiro: Fernanda Chicolet e Thais Fujinaga

Direção de Arte: Ana Paula Cardoso

Direção de Fotografia: André Luiz de Luiz

Figurinista: Carolina Leão

Técnico de Som: Marcos Lopes

Desenho de Som: Tiago Bello

Montagem: Alexandre Taira

Produção: Jessica Luz, Paola Wink, Daniel Hoogstraten e Vitrine Filmes

Nenhum comentário