ÚLTIMOS

Documentário “Ato Final”, um alerta sobre o feminicídio, estreia no Canal Brasil

Cena de “Ato Final”, de Roberta Fernandes. Foto: Divulgação

Na próxima segunda-feira, dia 12 de maio, às 20h, estreia no Canal Brasil o longa-metragem “Ato Final”, de Roberta Fernandes. O filme apresenta as vidas de três mulheres vítimas de feminicídio no Brasil e, em entrevista à diretora, relatos de mais cinco mulheres que sofreram violência doméstica, como forma de alertar, cada vez mais, a sociedade sobre este crime.

O enredo de “Ato Final” se desenrola com as experimentações das atrizes Janine Correa, Sabrina Feu e Sara Nichio, que exploram as emoções profundas de mulheres que vivenciaram o feminicídio, assim como, com as entrevistas de Norma das Graças Francisco, Camila Lopes da Costa, Liliene Rosa Pinheiro da Conceição, Cristiane Mendes e Marciane Pereira dos Santos, que compartilham suas histórias de sobrevivência.

O documentário estreou em novembro de 2023 e circulou por cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Ceará e Santa Catarina. Em dezembro do mesmo ano, foi exibido na Universidade Fernando Pessoa, no Porto, e na Universidade de Coimbra, e premiado como o Melhor Documentário no Lisboa Indie Film Festival (LISBIFF), em Portugal.

A diretora Roberta Fernandes compartilha as memórias que tem com o Canal Brasil, suas expectativas quanto à estreia na televisão e seus próximos projetos. Em 2017, seu primeiro curta-metragem, "Se você contar", foi premiado com o 13º troféu Canal Brasil de Curtas no Festival É Tudo Verdade. Em 2018, concorreu com mais nove curtas ao Grande Prêmio Canal Brasil de Curtas e foi eleito vencedor por votação popular. O documentário aborda o abuso sexual através de relatos de mulheres reais.

“No cinema, fizemos um circuito de impacto em oito estados, realizando debates após as exibições, mas agora com o lançamento na TV pelo Canal Brasil sei que de fato vai chegar a um público diverso, muito maior, e isso me deixa muito feliz porque o filme vai cumprir seu objetivo. ‘Ato Final’ é um documentário com uma temática dura, mas com uma abordagem artística sensível. Ter meu primeiro longa também estreando na TV pelo Canal Brasil me deixa muito feliz e honrada. É como se fechássemos um ciclo e, espero, começássemos outro de mais parcerias. Sendo uma mulher diretora de cinema no Espírito Santo, ver meu trabalho exibido na casa do cinema brasileiro significa muito para mim!”, conta Roberta.


Ato Final (72') (2023) – Inédito

Horário: Segunda, dia 12/05, às 20h

Classificação: 12 anos

Direção: Roberta Fernandes

Sinopse: O documentário de Roberta Fernandes apresenta a seguinte premissa: no filme, as personagens principais estão mortas, vítimas de feminicídio. Contando com três atrizes para representá-las, a trama retrata cada história através de experimentações artísticas no palco. Ao mesmo tempo, um grupo de sobreviventes da violência contra a mulher luta para apoiar outras vítimas que, como elas, passaram pelas dores e traumas de uma relação abusiva.

Nenhum comentário