ÚLTIMOS

Luciana Temer fala sobre o combate à violência sexual contra menores, no "Arena dos Saberes", com Gabriel Chalita

Foto Ale Lourenzo


Nesta quinta-feira (29/5)Gabriel Chalita recebe no Arena dos Saberes a professora e advogada Luciana Temer, presidente do Instituto Liberta, que enfrenta a violência sexual contra crianças e adolescentes. O ator Mouhamed Harfouch, em cartaz com a peça Meu Remédio, uma comédia que resgata a herança cultural da sua família, também participa do programa. Vai ao ar a partir das 20h, na TV Cultura.

Na conversa com Chalita, Luciana Temer destaca a importância de se falar sobre o abuso sexual de menores de idade. De acordo com ela, a maior parte dos crimes registrados acontece dentro de casa, e é cometido por familiares ou pessoas próximas à vítima. Mesmo no caso da violência virtual, muitas vezes a criança ou adolescente está mais vulnerável no próprio quarto, onde os pais acreditam que ela esteja segura.

Para Luciana, a principal solução para o problema é a educação: “É esse o caminho. (...) Você tem que educar as crianças para elas entenderem o que é o corpo delas, qual é o limite do corpo. Isso você começa ensinando na escolinha: qual é o limite do meu corpo e do corpo do meu amiguinho? Quando é que alguém pode tocar no meu corpo? E quem pode, como pode? Então, têm coisas que a gente tem que educar desde criança, meninos e meninas”. Ela continua, falando sobre o outro lado desse aprendizado: “[Educar] os pais para entender, também, como é que se dá essa dinâmica da violência, para que possam proteger”.

E no quadro Terceiro Sinal, Mouhamed Harfouch fala sobre como transformou o desafio de conviver com a mistura de culturas em sua família, marcada no próprio nome – de origem árabe –, na primeira peça escrita por ele. Mas Harfouch destaca que, muito além de uma obra sobre si mesmo ou sua carreira, Meu Remédio trata do legado das nossas famílias: “Você representa uma construção de identidades, que se juntaram por diversas ocasiões. Com muita raça, com muito trabalho, com muito encontro, com muito desencontro. Mas de qualquer maneira, você é fruto de uma jornada que não para em você, ela continua depois de você”.

Nenhum comentário