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SOFA DGTL lança três canais FAST e anuncia acordo com adtech no Rio2C

Foto: Reprodução/Internet

No dia 27, durante o FAST Summit Samsung no Rio2C ─ o maior evento de criatividade da América Latina ─, o CEO e fundador da SOFA DGTL, Fábio Lima, anunciou o lançamento de três novos canais FAST (Free Ad-Supported Television) que visam atender a interesses  da audiência : o Filmelier TV Esperança, que reunirá filmes inpiradores e sobre superação de desafios; o Filmelier TV Paixão, que reunirá desde comédias românticas a longas sobre crimes passionais; e o Filmelier TV Vida Real, que agrega produções baseadas em fatos reais. . Os canais em TV Conectada do grupo estarão disponíveis em toda a América Latina via Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku e Só Play.

Sobre a curadoria para os novos canais da marca Filmelier, Fabio comentou durante a mesa que selecionar filmes por gênero, a forma mais comum de categorizar longas, está ultrapassada. “Em nossa análise de dados de consumo, percebemos que hoje a grande motivação para a escolha do que assistir são os interesses pessoais. Organizando nossos canais por estes temas, como ‘esperança, paixão, e vida real’, conseguimos organizar e  ampliar a oferta de filmes dentro de cada um deles e atender a audiência”, explica Fábio.

A SOFA DGTL agora tem cinco canais do mesmo selo: quatro gratuitos Filmelier TV e um serviço por assinatura, o Filmelier+, que estreou com filmes ganhadores do Oscar como a animação “Flow” e o documentário “Sem Chão”. Todos seguem o mesmo processo de curadoria focada em boas histórias, e os canais gratuitos (Filmelier TV) servem como uma degustação do serviço para assinantes. 

Somando os novos canais FAST Filmelier e Adrenalina Pura, marca também operada pela SOFA DGTL, a empresa ampliou sua visibilidade nas plataformas, passando de 5 para 14 feeds lineares no 1o semestre de 2025, e estima um aumento superior a 100% da receita ao longo do ano com os canais gratuitos, assim como a valorização do CPM (custo por mil) dos anúncios.


Novas oportunidades para anunciantes

Fábio Lima também contou na Rio2C sobre o novo acordo assinado com a empresa Kivi, que ficará responsável pela representação comercial de todo o inventário da SOFA DGTL, operando a negociação de espaços publicitários em toda sua rede de canais digitais. A SOFA DGTL atua no Brasil e na América Latina e já soma 20 milhões de horas assistidas por mês de conteúdo qualificado com foco em longas-metragens. 

“A parceria com a Kivi chega em um momento de expansão da SOFA. Aumentamos nossa rede de canais digitais, sua distribuição, e ampliamos muito nosso inventário. Por isso, escolhemos uma empresa internacional especializada em mídia para TV Conectada, que tem capacidade de lidar com grandes volumes de conteúdo e fazer vendas diretas para nossos canais. Seremos capazes de atender a anunciantes que buscam nossas audiências qualificadas de cinema e nossas segmentações de público, com a possibilidade de criação de pacotes e formatos especiais entre nossos canais”, explica Fábio.


Reflexão sobre curadoria no streaming

Em sua participação no Rio2C, o CEO da SOFA DGTL trouxe a reflexão de que “curadoria é a nova distribuição”, inspirado pelo livro “O Paradoxo da Escolha”, de Barry Schwartz. Para Fábio, a seleção e a organização dos filmes é de fundamental importância nos tempos atuais, já que público sofre com uma explosão de conteúdo.

Além da palestra no palco Samsung TV Summit FAST, sobre o tema “Fireside Chat: Como Criar um Canal FAST?”, ao lado da CEO Daniela Souza, da AD Digital, ele também participa de mais um painel e realiza uma masterclass na edição deste ano. 

Na quinta-feira, 29, às 15h30, a masterclass “Como Construir Audiência no Streaming” no palco Business Hall - One2Many, contando como mapear o comportamento do público e identificar as tendências do mercado audiovisual fazendo uso de dados e palavras-chave. E para encerrar, na sexta, dia 30 de maio, às 10h, é um dos palestrantes do painel “A Economia do Streaming” que apresentará o cenário atual para produção e consumo audiovisual e as diversas modalidades de negócios nas plataformas digitais.

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