ĂšLTIMOS

Quatro curiosidades sobre C.H.U.E.C.O, nova sitcom latina do Disney+


Trailer: https://youtu.be/eWJdjjlTt2c


O Disney+ recebe em seu catálogo um novo e divertido mascote: Chueco, personagem principal da nova sitcom original da plataforma de streaming. Em C.H.U.E.C.O, as vidas de Juan (DarĂ­o Barassi), seus trĂŞs filhos Delfina, MartĂ­n e Vicente (Maryel Abrego, Santiago Torres e Pato Alvarado Loza) e da governanta Amanda (Consuelo Duval) mudam completamente quando recebem de herança um macaco extremamente simpático e travesso que vai morar com eles. Ao longo dos treze episĂłdios da sĂ©rie (todos já disponĂ­veis no Disney+), Chueco protagoniza tramas malucas que envolvem toda a famĂ­lia, mostrando sua incrĂ­vel capacidade de se comunicar (a voz Ă© interpretada por AgustĂ­n “Soy Rada” Aristarán).

Na sĂ©rie, Chueco ganha vida graças Ă  tĂ©cnica de puppetronic, uma combinação de fantoches, animatronic e manipulação direta, que trouxe para a produção uma marca Ăşnica em todas as etapas do processo criativo. Confira mais informações abaixo!


A equipe por trás de Chueco


Chueco Ă© um boneco real, tangĂ­vel, com presença fĂ­sica no set de filmagens e que traz, em sua criação, elementos eletrĂ´nicos. Sua participação em cada uma das cenas da nova sitcom Ă© fruto de um trabalho extremamente colaborativo. Nas gravações, o puppetronic era operado por uma equipe de seis pessoas que manipulavam de forma sincronizada as diversas partes do corpo e as expressões faciais do personagem. Enquanto alguns moviam a cabeça, as pernas e braços do boneco diretamente do set, outros operavam os elementos do rosto (olhos, sobrancelhas, pálpebras e maçãs do rosto) Ă  distância, com o uso de um controle remoto. Para realizar uma “atuação” convincente, os manipuladores de Chueco ensaiavam todas as cenas em frente a um espelho, coordenando com precisĂŁo os elementos clássicos de uma marionete com os eletrĂ´nicos.


O set de filmagem da série foi adaptado para dar vida ao Chueco


A manipulação de Chueco nas diferentes cenas exigiu a criação de um set de filmagem com caracterĂ­sticas especiais. O cenário foi construĂ­do em elevação e com passagens sob ele, para que assim os marionetistas pudessem se movimentar durante a cena. AlĂ©m disso, o set possuĂ­a mĂłdulos mĂłveis no chĂŁo, o que facilitou a adaptação dos cenários e criou a possibilidade de existirem “buracos” para as necessidades especĂ­ficas da manipulação do boneco.

E controlar o personagem não foi uma tarefa fácil! A manipulação de Chueco exige um grande esforço físico, porque os elementos de animatronic deixam o boneco pesado. Os marionetistas manipulavam em intervalos de apenas 5 minutos.


Foram necessários meses para criar o Chueco


A versão do Chueco que o público vê no Disney+ é o resultado de um longo processo criativo que a equipe por trás da série embarcou para criar o amado personagem. As primeiras versões de Chueco ganharam vida em esboços de papel, depois foi criado um protótipo 3D e foram definidos quais materiais seriam usados para sua criação e, então, o boneco que é visto nas telas foi construído.

Os realizadores sabiam desde o começo que queriam que Chueco fosse um chimpanzé realista, mas sabiam que o humor da série exigia que ele também fosse engraçado, travesso e fofo. Para conseguir isso, eles trabalharam intensamente na capacidade de Chueco reagir às diferentes situações descritas nos roteiros.


O toque final está na voz


Quem já viu a sĂ©rie descobriu rapidamente que Chueco Ă© um macaco falante. Sua voz dá o toque final irresistĂ­vel a esse personagem esperto e travesso. Para interpretar essa voz Ăşnica, a equipe por trás de C.H.U.E.C.O chamou um dos maiores talentos argentinos do momento, o comediante e ator AgustĂ­n “Soy Rada” Aristarán. Com um autĂŞntico sotaque do paĂ­s sul-americano e um tempo de comĂ©dia singular, o artista fecha o cĂ­rculo perfeito desse cativante personagem que, atravĂ©s de suas confusões, conquista o pĂşblico de todas as idades.


Todos os episĂłsios de C.H.U.E.C.O estĂŁo disponĂ­veis exclusivamente no Disney+.

Nenhum comentário