Pular para o conteúdo principal

Felipe Malta, jornalista e apresentador do Primeiro Impacto, conta que expressar as emoções em um diário foi importante para seu crescimento profissional e pessoal

Apresentadora Roberta Miguel e os convidados Felipe Malta e Gustavo Arns (Foto: Rogério Pallatta/SBT)


O programa “Pod Ser Melhor” desta segunda-feira de feriado, 20 de novembro, traz convidados ilustres para falar sobre felicidade e como o sentimento é uma habilidade que pode ser treinada. A apresentadora Roberta Miguel entrevista o jornalista Felipe Malta e o Gustavo Arns professor de psicologia positiva. O episódio vai ao ar às 18h no canal do SBT no YouTube.

Gustavo Arns pratica psicologia positiva, é idealizador do Congresso Internacional da Felicidade e palestrante. O especialista explica que a psicologia positiva teve seu início no começo dos anos 2000, por um psicólogo estadunidense chamado Martin Seligman, que  assumiu a presidência da Associação Norte Americana de Psicologia e fez um grande chamado aos profissionais da área. Martin percebeu ao longo da sua história que a psicologia tinha se dedicado às doenças como esquizofrenia, estresse, depressão, mas precisava de uma área para se decidir à felicidade, a generosidade, o perdão, a gratidão, a resiliência, esses grandes elementos para a vida boa. 

“A crença de que uma vida feliz seria uma vida livre de tristeza, isso é humanamente impossível, a tristeza faz parte da vida, o medo faz parte da vida. O bem estar emocional não é você não sentir ansiedade e estresse, isso faz parte do contexto, mas é a forma como eu lido com tudo isso que eu sinto, as ferramentas que eu tenho para lidar com o estresse, isso pode ser a respiração, o exercício físico, a terapia, conversa com os amigos”, declara Arns.

Felipe Malta é jornalista, apresentador do Primeiro Impacto e o mais novo palestrante. Ele conta no podcast que escrevia suas emoções de vida em um diário e que essas expressões viraram um projeto.

“Começou com uma meta profissional, desde muito novo, porque eu queria ser um apresentador de televisão. Eu comecei no SBT como estagiário 12 anos atrás. Eu tinha meu caderno e anotava tudo o que eu poderia melhorar. Era uma conversa em que eu monitorava meu avanço como profissional, por fim, eu fui de peito aberto e comecei a falar sobre tudo, não somente aquilo que dizia sobre minha profissão. Comecei a entender o que muitas coisas eu vivia no meu ambiente de trabalho, as minhas fraquezas e talentos, eram questões emocionais que eu tinha, algumas muito bem resolvidas outras nem tão bem resolvidas e assim foi indo. Eu fiz isso intuitivamente, eu não lembro de ter visto algo para eu ter um diário, mas hoje eu olho para trás e vejo que foi a melhor coisa que eu já fiz, porque todas as vezes que eu estou confuso, eu quero registrar, quando estou feliz, eu quero registrar, se eu estou triste, eu quero registrar, ou se estou ansioso, que é a maioria do tempo, eu pego meu celular, abro o bloco de notas, anoto as datas e começo. Tem sido maravilhoso por olhar para trás e ter essas anotações que são umas 150 ao longo de 13, 14 anos e ver o que eu me dizia no começo dos 20 anos, agora no começo dos 30 anos, ver aqueles problemas que eu dizia ter lá trás e ver que eu caminhei, porque agora eu resolvi [...]. Este diário me ajuda a reconhecer não o que falta, mas o que eu já tenho”, diz Malta.

O especialista Gustavo Arns explica as origens da felicidade: “Tem uma parte da felicidade que ela é genética, mas a gente não tem como dizer o que é da genética ou o que é da infância, porque elas se misturam, elas se confundem, uma parte da felicidade vem dessa nossa história biográfica, os traumas que vivemos, os condicionamentos que nós sofremos, a forma como desde criança por pequenas frases dos nossos pais e criadores ensinaram a lidar com o que estava acontecendo, tudo isso tem um impacto na forma como nós enxergamos a vida, como vemos nossa realidade, mas a ciência vem mostrando que uma grande parte da felicidade é da nossa escolha”.


O “Pod Ser Melhor” vai ao ar quinzenalmente, às segunda-feira, às 18h00 no canal do SBT no YouTube

Comentários

Mais lidas nos últimos dias

Confira a programação da Band entre os dias 17 a 23 de junho

Foto: Divulgação GUIA DE PROGRAMAÇÃO / SEGUNDA / 17-06-2024 / BAND SP 04:00 1º JORNAL HD CC 05:45 ORAÇÃO DO DIA COM PROFETA VINÍCIUS IRACET HD CC 06:00 IGREJA UNIDA DEUS PROVERÁ HD CC 08:00 BORA BRASIL - Local HD CC 09:00 BORA BRASIL HD AD CC 09:25 THE CHEF com Edu Guedes HD L AD CC 11:00 JOGO ABERTO HD AD CC 12:00 JOGO ABERTO - debate HD CC 13:00 OS DONOS DA BOLA HD CC 14:30 MELHOR DA TARDE com Catia Fonseca HD L AD CC 16:00 BRASIL URGENTE HD AD CC 18:50 BRASIL URGENTE - SP HD CC 19:20 JORNAL DA BAND HD CC 20:30 MELHOR DA NOITE HD 12 CC 21:15 NBA FINALS - ao vivo HD CC Boston Celtics x Dallas Mavericks 00:05 JORNAL DA NOITE HD CC 01:00 ESPORTE TOTAL HD CC 01:55 RESENHA DO GALINHO HD CC 02:30 WEC HD CC 24h de Le Mans - França - compacto 03:35 JORNAL DA BAND - reapresentação HD CC

Confira os filmes que serão exibidos na Band entre os dias 17 a 23 de junho

Foto: Divulgação SINOPSES / QUARTA - FEIRA - 17/06/2024 CINE CLUBE MALDITA SORTE (Good Luck Chuck) COMÉDIA, 2007, USA, 01:30:53, 18 ANOS Diretor: MARK HELFRICH Elenco: DANE COOK, JESSICA ALBA, CHELAN SIMMONS Para que a mulher de seus sonhos não se apaixone por outro homem, Charlie tem que quebrar a maldição que o tornou popular entre as mulheres solteiras: durma com Charlie uma vez e o próximo homem que você encontrar será seu verdadeiro amor. SINOPSES / SÁBADO - 22/06/2024 ESTAÇÃO CINEMA CÃO DE BRIGA (Danny The Dog) AÇÃO, 2004, USA, 01:34:47, 16 ANOS Elenco: JET LI, MORGAN FREEMAN, BOB HOSKINS Desde que Bart tirou Danny da rua, com a idade de 4 anos, sempre o tratou como um cão, treinando-o literalmente para o ataque. Danny é hoje sua grande arma, capaz de se atirar sobre qualquer um com uma simples ordem. Isolado do mundo, Danny não tem outra escolha a não ser aceitar essa existência de animal. SESSÃO ESPECIAL TUMBA ABERTA (Open Grave)

No Sabadou com Virginia, Priscilla e Ceará relembram primeiro encontro com Silvio Santos

(Foto: Rogerio Pallatta/SBT) Com as presenças da  cantora Priscilla  e do  casal Ceará e Mirella Santos , o  Sabadou com Virginia deste 15 de junho  promete e muito uma noite divertida, alegre, com música de primeira e uma conversa para lá de agradável com a apresentadora, sua mãe  Margareth Serrão  e  Lucas Guedez . Um dos pontos altos do bate-papo, inclusive, foi quando o humorista e a cantora relembraram o primeiro contato que tiveram com Silvio Santos. “A primeira vez eu estava com o Vesgo, fazia o Pânico, na RedeTV. Lembro que foi em 2005, tinha 32 anos. Ficamos de campana lá no salão do Jassa esperando-o sair. Fiquei tão encantado. Muita gente tem vontade de estar perto do Silvio. É uma lenda viva da televisão e que fique viva por muitos anos. Quando o encontrei, fiquei, ao mesmo tempo, admirando-o e intuitivamente fazendo um laboratório para ver se estava o imitando a altura para ele ficar feliz”, relata Ceará. “Depois daquele dia percebi a maneira certa de colocar a

Confira a programação da TV Brasil entre os dias 17 a 23 de junho

Segunda-feira, 17.06.2024 06h00 Agro Amazonas 07h00 TV Brasil Animada Tuiga Zoopedia Bela Criativa Pirata & Capitano Galinha Pintadinha Mini Aninha Pedrinho e Chuteira da Sorte Gildo Thiago e Isis A Ratinha e o Urso Bipo Julio e Verne Gemini 8 Ninhos em Movimento Tuca, o Mestre Cuca Musicópolis Tainá Meu AmigãoZão O show da Luna Historietas Assombras Boris & Rufus Minha Casa, Nosso Mundo 11h30 D.P.A. – Detetives do Prédio Azul 12h00 Tem Criança na Cozinha 12h30 Bugados 13h00 Repórter Brasil Tarde – Ao Vivo 13h30 Visite Paraná 14h00 Brasil Visto de Cima 14h30 Geohunters 15h30 Terra Brasil 16h00 Sem Censura - Ao Vivo 18h00 Brasil Visto de Cima 18h30 Stadium – Ao Vivo 19h00 Repórter Brasil Noite – Ao Vivo 20h00 Um Milagre 20h45 Brasileirão Série B – Ao Vivo: Chapecoense (SC) x Operário (PR) 23h00 HQuem – A Arte de Desenhar História 23h30 Sem Censura 0130 Um Milagre 02h30 Brasil Visto de Cima 03h00 HQuem – A Arte de Desenhar História 03h30 Visite Paraná 04h00 Geohunters

Dudu fica no Palmeiras ou vai para o Cruzeiro? Arena SBT atualiza informações do caso e recebe ex-goleiro Sergio no game show “Hoje Não, Hoje Sim”

(Foto: Lourival Ribeiro/SBT) Desde sábado nenhum outro assunto tem dado tanto o que falar no futebol brasileiro quanto o futuro de Dudu. O ídolo do Palmeiras foi anunciado nas redes sociais pelo Cruzeiro, pegando todos de surpresa. No dia seguinte, porém, o próprio atacante voltou atrás e disse que desejava permanecer no Verdão. Nesta segunda, a presidente Leila Pereira, por sua vez, disse entender que o ciclo do jogador no clube terminou. André Cury, agente do atleta, busca resolver detalhes para selar a situação o quanto antes. A partir das  23h30 (de Brasília), Cleber Machado  e os comentaristas  Mauro Beting, Mano, Emerson Sheik e Mano  atualizam as informações do caso no  Arena SBT . Além deles, o ex-goleiro  Sérgio , com passagem marcante pelo Alviverde, também estará no estúdio e vai emitir a sua opinião. Sérgio também participará do game show  “Hoje Não, Hoje Sim”,  que estreou recentemente e vem dando o que falar. Ele tentará mostrar que é rápido, tem boa memória e