Caminhos da Reportagem revela os desafios da agricultura familiar
O programa Caminhos da Reportagem que a TV Brasil leva ao ar neste domingo (19), Ă s 22h, percorreu o paĂs para conferir iniciativas de produção sustentável de alimentos, uma das vertentes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Este tipo de agricultura ganhou força nos Ăşltimos anos a ponto de transformar o MST no maior produtor de arroz orgânico da AmĂ©rica Latina, segundo o Instituto Rio Grandense de Arroz.
Criado há 40 anos, o MST luta pela Reforma Agrária no Brasil. Nesse perĂodo, pelos cálculos do movimento, cerca de 450 mil famĂlias conquistaram seu pedaço de chĂŁo. A produção sustentável de alimentos Ă© outra pauta do MST.
No Rio Grande do Sul, a equipe do Caminhos da Reportagem esteve em Eldorado do Sul e em Viamão, ambas na região metropolitana de Porto Alegre. A repórter Ana Graziela Aguiar conheceu propriedades que plantam arroz e viu, de perto, o que é a produção sustentável.
“Esse assentamento foi implantado em 1998. Ou seja, há mais de 25 anos. E eu faço com muito amor um alimento que Ă© limpo, puro e saudável”, enfatizou o agricultor Osmar de Moura.
O problema Ă© que as cidades gaĂşchas estĂŁo entre as mais afetadas pela tragĂ©dia climática. ApĂłs a gravação, a equipe de reportagem voltou a conversar com o Osmar, que está em segurança, mas com a lavoura debaixo d’água. “Virou tudo arroz inundado. Arroz que, se a natureza tivesse deixado, iria para o pacote”, explica.
Os temporais deste mĂŞs causaram mortes, deixaram dezenas de milhares de pessoas sem lar, destruĂram plantações e reviraram casas. O tambĂ©m agricultor Tubiano Molinari foi outro a conversar com a produção do programa antes e depois da tragĂ©dia. E se no primeiro momento ele comemorava a colheita, no segundo Tubiano lamentava as consequĂŞncias das fortes chuvas. “Perdemos uma vida [de trabalho]. Mas nĂłs somos fortes, guerreiros e vamos reconstruir”, tentava se animar.
AlĂ©m de cidades gaĂşchas, a TV Brasil esteve nos municĂpios de Casserengue (PB) e Iaras (SP). No municĂpio paulista, a 300 quilĂ´metros de SĂŁo Paulo, a estrela da produção Ă© o CafĂ© da CecĂlia. E quem contou a histĂłria do plantio foi a prĂłpria CecĂlia. “NĂłs recebemos o sĂtio em 2005 e começamos a plantar as primeiras mudas em 2006. Mas nĂŁo Ă© que a gente vive sossegado, porque o cafĂ© dá muito gasto e exige muita mĂŁo de obra. É que a gente Ă© teimoso e gosta de trabalhar com cafĂ©”, disse a agricultora.
Já na pequena cidade de Casserengue, no agreste da ParaĂba, o destaque Ă© a criação de cabras. Com elas, os agricultores produzem leite, queijo e atĂ© iogurte. SĂł que o começo do processo, lembram os moradores da regiĂŁo, foi desafiador. “Foi muita luta. A gente ficou debaixo de barraca, mas conseguiu terra para trabalhar”, se orgulha o agricultor Peu Ferreira Lima.
“Qual foi o pontapĂ© inicial da gente? A necessidade de nĂŁo abandonar nossa terra e de mostrar que a Reforma Agrária dá certo. A caprinocultura veio solucionar a necessidade de geração de receita e mostrar que o Deus que tem em SĂŁo Paulo e no Rio de Janeiro Ă© o mesmo que tem em Casserengue”, resume o tĂ©cnico agropecuário Augusto Belarmino de Souza.
Ficha técnica
Reportagem: Ana Graziela Aguiar e Priscila Kerche
Reportagem cinematográfica: Gilmar Vaz, Gilvan Alves e JM Barboza
AuxĂlio tĂ©cnico: Eduardo Domingues, Marcelo Vasconcelos e Rafael Calado
Apoio à reportagem cinematográfica: Sigmar Gonçalves
Produção: PatrĂcia AraĂşjo
Edição de texto: Paulo Leite
Edição de imagem e finalização: André Eustáquio
Design: Caroline Ramos
Videografismo: Alex Sakata
Sobre o programa
Produção jornalĂstica semanal da TV Brasil, o Caminhos da Reportagem leva o telespectador para uma viagem pelo paĂs e pelo mundo atrás de grandes histĂłrias, com uma visĂŁo diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.
No ar há mais de uma dĂ©cada, o Caminhos da Reportagem Ă© uma das atrações jornalĂsticas mais premiadas nĂŁo sĂł do canal, como tambĂ©m da televisĂŁo brasileira. Para contar grandes histĂłrias, os profissionais investigam assuntos variados e revelam os aspectos mais relevantes de cada pauta.
Saúde, economia, comportamento, educação, meio ambiente, segurança, prestação de serviços, cultura e outros tantos temas são abordados de maneira única, levando conteúdo de interesse para a sociedade pela telinha da emissora pública.
Questões atuais e polĂŞmicas sĂŁo tratadas com profundidade e seriedade pela equipe de profissionais do canal. O trabalho minucioso e bem executado Ă© reconhecido com diversas premiações relevantes no meio jornalĂstico.
Exibido aos domingos, Ă s 22h, o Caminhos da Reportagem disponibiliza as matĂ©rias especiais no site http://tvbrasil.ebc.com.br/caminhosdareportagem e no YouTube da emissora pĂşblica em https://www.youtube.com/tvbrasil. As edições anteriores tambĂ©m estĂŁo no aplicativo TV Brasil Play, disponĂvel nas versões Android e iOS, e no site https://tvbrasilplay.com.br/.
Serviço
Caminhos da Reportagem – domingo, dia 19/05, Ă s 22h, na TV Brasil
Caminhos da Reportagem – domingo, dia 19/05, para segunda-feira, dia 20/05, Ă s 2h30, na TV Brasil
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
Twitter – https://twitter.com/TVBrasil
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
Nenhum comentário