A casa do Sítio do Picapau Amarelo e o acervo de figurino da Globo estão no quarto episódio do ‘Expedição Rio’
O quarto episódio do ‘Expedição Rio’, que vai ao ar neste sábado, dia 17, começa com um passeio de Alexandre Henderson e Daniella Dias pelo Castelo de Itaipava, localizado no município de Petrópolis, Região Metropolitana do Rio. No castelo em estilo normando-medieval, os apresentadores relembram histórias de época contadas na telinha e pelas cenas e figurinos clássicos da teledramaturgia brasileira. Do castelo, a dupla segue para os Estúdios Globo, onde fica o acervo de figurinos que reúne mais de 100 mil peças de diferentes personagens e décadas, que marcaram a TV.
Outro destino da dupla de apresentadores neste sábado é a casa do ‘Sítio do Picapau Amarelo’. A primeira versão da série inspirada nos livros homônimos de Monteiro Lobato foi ao ar em 1977 e era gravada em um sítio em Barra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio. O ‘Expedição Rio’ volta à casa para mostrar como ela está nos dias de hoje e visita os cômodos que marcaram gerações. Atualmente, o sítio está sob os cuidados de uma grande fã, que na época das gravações morava em frente e hoje é a proprietária do espaço.
O ator Romeu Evaristo, que interpretou o Saci Pererê na primeira versão, conta a Alexandre Henderson como foi dar vida ao personagem. “Foram 10 anos de literatura, vontade e amor às crianças. Poucas vezes eu não choro. É tão bonito o universo da literatura e da fascinação do que é Monteiro Lobato. É divino. O saci me levou para o mundo”, conta. Romeu ainda revela a ligação entre a sua história, de um menino criado na Baixada Fluminense, e a do personagem. “O sítio era igual o quintal da minha casa, tinha bambuzal, goiabeira, porco, galinha, pombo. Mas teve uma coisa que eu vivi que foi inédita no saci, que foi a risada. Isso era só com o saci. A risada era uma mistura de espírito com a vida. Até hoje muita gente me pede a risada e eu não dou”, revela.
Uma das mais icônicas cenas da história da televisão brasileira, a guerra de comidas entre os personagens Charlô, interpretada por Fernanda Montenegro, e Otávio, interpretado por Paulo Autran, na primeira versão de ‘Guerra dos Sexos’ (1983) ficou marcada na memória do público. Em clima de humor e brincadeira, os apresentadores refazem a cena e transformam uma mesa de café da manhã, feita com comida cenográfica, em um campo de batalha. O ator Tony Ramos, que interpretou Otávio na segunda versão da novela, exibida quase 30 anos depois, conta ao programa como foi viver esse momento. “Foi uma farra. A gente se divertiu muito”.
O quarto episódio da quinta temporada do ‘Expedição Rio nas telas: as histórias que o Rio não conhece’ especial pelos 60 anos da TV Globo vai ao ar neste sábado, dia 17 de maio, logo após a Edição Especial de História de Amor, para o estado do Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais.
Nenhum comentário