Bossa nova e tributo à Keiko Nobumoto: Descubra curiosidades dos bastidores do novo anime de Shinichiro Watanabe
A animação para adultos LAZARUS, de Shinichiro Watanabe (Cowboy Bebop, Samurai Champloo), já conquistou fãs de anime no mundo inteiro com sua trama cativante e grandes sequências de ação. Em uma entrevista exclusiva, o criador revelou detalhes do processo criativo e curiosidades inéditas da produção, que tem um novo episódio lançado semanalmente na Max e no canal [adult swim].
Protagonista inspirado em músico brasileiro
Grande fã de música brasileira e colecionador de discos, Shinichiro Watanabe revelou que o nome de Axel Gilberto não é por acaso: o sobrenome do protagonista foi inspirado no lendário músico João Gilberto, conhecido por popularizar a Bossa Nova e levá-la para todo o mundo. As visitas do criador da animação ao país também foram fonte de inspiração para o personagem principal: “Já estive no Brasil e foi uma experiência maravilhosa. É um ótimo lugar, de onde tenho boas lembranças, e isso foi um grande fator na criação do Axel’’, conta Watanabe.
Uma parceria que começou em Matrix
A colaboração de Watanabe com Chad Stahelski nas sequências de ação de LAZARUS tem raízes profundas. Os dois se conheceram há mais de 25 anos, quando Watanabe visitou o set de Matrix, onde Stahelski, na época, atuava como o dublê de Keanu Reeves. Sobre a parceria, Watanabe comenta: “Estamos muito felizes em poder nos reunirmos após 25 anos. Temos grande respeito pelo trabalho um do outro, então foi uma colaboração muito fácil e tranquila’’. Hoje, já consolidado como diretor em grandes filmes de ação, Stahelski traz sua experiência em grandes produções, como John Wick, para intensificar o dinamismo de LAZARUS.
Processo criativo revolucionário
Watanabe desafiou a si mesmo ao formar uma equipe com quatro roteiristas para criar a narrativa da série: “Esse estilo de trabalho é comum nos Estados Unidos, por exemplo, mas muito raro no Japão, então foi um teste para todos nós. Tínhamos quatro roteiristas que trouxeram uma grande diversidade de ideias, e após discutirmos, condensamos tudo em uma versão final, que se tornou a série. O projeto, como um todo, durou cerca de quatro anos.’’
A série é um tributo à Keiko Nobumoto
Watanabe iniciou a criação de LAZARUS ao lado de Keiko Nobumoto, a roteirista de Cowboy Bebop. No entanto, durante o desenvolvimento, Nobumoto adoeceu e precisou se afastar. Infelizmente, ela faleceu em 2021, durante a produção, e Watanabe dedicou a série à sua memória, mantendo sua essência e ideias vivas no projeto. Sobre a parceira de trabalho, ele relembrou: “Ela era muito boa em escrever personagens. Meu plano inicial era fazer o Axel um pouco mais maduro, mas ela sugeriu de fazermos um personagem mais jovem, e trouxe algumas referências. Foi com base em sua ideia e influência que desenvolvemos o desenho final do protagonista’’.
Esses elementos contribuem para a construção de LAZARUS como uma produção de alta qualidade, cheia de emoção e significado para os fãs de anime e para aqueles que se atraem pelas histórias cheias de ação e com tramas impactantes.
LAZARUS marca o retorno de Shinichiro Watanabe à ficção científica, com sequências de ação coreografadas por Chad Stahelski (John Wick) e uma trilha sonora envolvente, assinada por artistas renomados do jazz e da música eletrônica, incluindo o saxofonista Kamasi Washington, o produtor e DJ Floating Points e o músico Bonobo. A série é produzida pela Sola Entertainment e animada pelo Studio MAPPA para o Adult Swim.
Um novo episódio estreia na plataforma de streaming Max aos domingos e vai ao ar no dia seguinte no canal [adult swim], às 23h20.
Nenhum comentário